Pular para o conteúdo principal

Em ação integrada, PCCE e PMPI prendem suspeito de estupro de vulnerável no Piauí

  Em mais uma ação conjunta, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) cumpriu com o apoio da Polícia Militar do Piauí (PMPI), nesse sábado (07), um mandado de prisão preventiva em desfavor de um homem, de 45 anos, pelo crime de estupro de vulnerável, ocorrido em março, na cidade de Poranga – Área Integrada de Segurança 16 (AIS 16) do Estado. A captura ocorreu no Piauí. As investigações iniciaram, após um menino, de 12 anos, dar entrada no hospital com lesões de um acidente de trânsito e os profissionais notaram outros ferimentos, característicos de abuso sexual, que foram confirmados pelo laudo médico. A partir de então, os policiais civis da Delegacia Regional de Crateús realizaram diligências com o objetivo de identificar e capturar o suspeito. Os investigadores descobriram que o suspeito, padrasto da vítima, estava escondido no município de Milton Brandão, no Piauí (PI). A PCCE pediu apoio ao destacamento daquele município que realizou a captura do investigado na manhã desse sá...

*Audiência pública debaterá a promoção e salvaguarda dos mestres da cultura*



_O debate, que acontecerá no Centro Cultural do Cariri, em Crato, foi requerido pelo deputado estadual Renato Roseno (PSOL, que visitou mestras e mestres da cultura_


A proteção e valorização dos nossos mestres e mestras de cultura, seus saberes e fazeres tradicionais serão temas de audiência pública, na próxima quarta-feira (20), a partir das 9h, no Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo, em Crato. O debate, requerido pelo deputado estadual Renato Roseno (PSOL), quer promover uma reflexão sobre a ampliação das políticas de reconhecimento dos Mestres de Cultura, que completou 20 anos, e a instituição do registro dos Tesouros Vivos. 


A política estadual de reconhecimento da cultura popular cearense e seus protagonistas é pioneira no Brasil e ganhou visibilidade nacional, sendo inclusive premiada pelo Ministério da Cultura. Em especial, temos leis que instituíram Registro dos Mestres da Cultura Tradicional Popular (nº13.351/03) e o Registro dos Tesouros Vivos da Cultura (nº 13.842/06).


A partir delas, a legislação estadual reconhece o Ceará como terra fértil de expressões artísticas espalhadas em várias regiões do estado, como o reisado, a capoeira, o maneiro-pau, o coco, o maracatu, a banda cabaçal, o artesanato de palha e madeira, entre outras. 


*Dificuldades*


Em visita aos mestres e grupos culturais, o mandato do deputado estadual Renato Roseno (PSOL) enxergou que é o momento para pensar a expansão e o fortalecimento dessas políticas de salvaguarda das práticas culturais populares e tradicionais do Ceará. A preocupação foi evidenciada no último mês de junho, quando o parlamentar visitou a região do Cariri. 


Em encontro no Museu Orgânico do Mestre Nena, em Juazeiro do Norte, mestras, mestres e brincantes da cultura denunciaram a precariedade que eles e seus grupos estão passando. “Nós encontramos situações preocupantes. Alguns mestres estão em situação famélica e passando por problemas graves de saúde”, descreve o parlamentar.


A partir de uma denúncia da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado estadual Renato Roseno, o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) abriu, no último mês de agosto,  uma notícia de fato para averiguar a situação de vulnerabilidade social, econômica e de insegurança alimentar vivenciadas pelos mestres da cultura de Juazeiro do Norte. No documento, o órgão pediu uma visita técnica e esclarecimentos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho.


A partir dessa problemática, Renato decidiu realizar a audiência pública no Cariri. O requerimento foi aprovado na Comissão de Cultura e Esportes da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), que realizará o debate. “O Cariri é, notavelmente, a região onde há o maior número de tesouros vivos de nossa cultura, mas também vamos receber mestres de outras regiões”, pontuou o deputado.


*Ampliação e efetivação*


A titulação pela Lei dos Tesouros Vivos garante o reconhecimento institucional e um subsídio no valor de um salário-mínimo para a manutenção das atividades e a transmissão dos saberes para as atuais e futuras gerações. Contudo, a limitação no quantitativo de títulos que podem ser concedidos simultaneamente tem mobilizado agentes culturais para discutir as formas de ampliar o acesso a essa política. “Ainda temos percebido, pela escuta que fizemos, que muitos não têm o apoio técnico para concorrer ou sequer conhecem essa política”, detalha Roseno. 


A seleção é realizada pela Coordenadoria de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural, da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), mediante propostas da sociedade civil. “Há uma necessidade de um amplo e aberto diálogo para compreender e enfrentar os desafios que se apresentam aos fazedores de cultura”, acredita o deputado. 


Outro gargalo que os grupos enfrentam é falta de aporte constante que permita os seus funcionamentos durante o ano inteiro. No Cariri, por exemplo, as apresentações culturais ocorrem em períodos específicos, como a Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio, em Barbalha, e no Ciclo de Reis, em Crato e Juazeiro do Norte. “Também precisamos criar estratégias continuadas de mobilização de recursos que permitam a reprodução de seus saberes. O aporte em períodos específicos de festejo são insuficientes”, enxerga.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.