Luta histórica das Diretas Já para redemocratização do Brasil foi tema de seminário na Câmara de Fortaleza
Luta histórica das Diretas Já para redemocratização do Brasil foi tema de seminário na Câmara de Fortaleza
O evento contou com a participação do ex-governador Ciro Gomes, além de jornalistas, empresários e pesquisadores que participaram da movimento civil contra a ditadura.
O seminário “A Democracia no Brasil 40 anos depois da Campanha das Diretas Já”, promovido pela Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) nesta sexta-feira, 10, reviveu os momentos de luta popular e da articulação de diversos atores da política durante a redemocratização do País.
O evento, mediado pelo presidente Gardel Rolim (PDT), contou com a participação do ex-governador Ciro Gomes que falou sobre a movimentação dos partidos políticos e como esse período da história do Brasil evidencia a importância de participação do povo nos processos de decisão pela efetivação de direitos.
Ciro Gomes destacou a emenda apresentada pelo deputado mato-grossense Dante de Oliveira e as diversas mobilizações partidárias e políticas da época, que deixaram de lado as ideologias individuais para a construção de projeto coletivo em prol da democracia, que culminou na Campanha Diretas Já. “Quando o processo de luta definiu com clareza o consenso possível, nós precisamos compreender a extensão do hiato democrático que o país estava vivendo, que foi restaurar a democracia diante de uma ditadura que teve momentos de grande popularidade”, afirmou.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.