Foi retirado um tumor no fígado com medida de 8 cm, todo por meio da laparoscopia
Fortaleza (CE) – No mês de outubro, o Serviço de Cirurgia Digestiva do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (CH-UFC), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou a primeira hepatectomia direita totalmente laparoscópica do estado do Ceará. O procedimento retirou 60% do fígado do paciente para tratamento de um tumor primário.
O fígado é um órgão dividido em dois lobos (partes), sendo o direito o maior deles. O professor do Departamento de Cirurgia da UFC e médico cirurgião do HUWC Gustavo Rêgo explica que a operação foi um sucesso, sem intercorrências e com rápida recuperação. Isso se dá justamente porque foi realizada por meio da laparoscopia, técnica feita por vídeo e com pequenas incisões, destacou o especialista. “Ao invés e fazer o corte convencional, nós fazemos pequenos cortes. Isso agrega ao paciente um pós-operatório mais rápido, menos dor, menor tempo de internamento e volta mais rápida às suas tarefas diárias”, explicou. O médico destaca que esse tipo de retirada, neste tamanho e por vídeo, não foi documentado anteriormente no Ceará, constituindo-se como o primeiro. O procedimento completo durou cinco horas.
A operação contou com o apoio do Serviço de Cirurgia Digestiva, Serviço de Anestesiologia, da Equipe de Enfermagem do Centro Cirúrgico e da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pós-Operatória. “A cirurgia foi feita graças aos instrumentos que o HUWC disponibiliza, como as pinças de energia e os grampeadores laparoscópicos. Foi um procedimento realizado 100% no SUS”, destacou o cirurgião.
Sobre a Ebserh
O Complexo Hospitalar da UFC, formado pelo Hospital Universitário Walter Cantídio e pela Maternidade-Escola Assis Chateaubriand, faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.