Agendando o passeio de janeiro? Uma exposição gratuita te aguarda nos equipamentos culturais da Secult Ceará
Programação reúne variedade de temas abordados, linguagens artísticas e recursos tecnológicos. Destaques no CDMac, mostras “Terra de Gigantes” e “Festa, Baia, Gira, Cura” entram na última semana de exibição
Identificar e abraçar inúmeras formas de se ler o mundo. Um passeio pela história, desbravando passados e entendendo o presente. Aprender brincando e deixar a imaginação correr solta. Estes e muitos outros benefícios acontecem quando visitamos uma exposição.
Esta viagem única por meio do conhecimento é destaque na programação disponível na Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece), da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult). Com entrada gratuita, uma diversa lista de expressões artísticas está à disposição dos mais variados públicos.
Fotografia, imersão audiovisual, pintura, instalação, obras interativas. As atrações repercutem a produção cearense de ontem e hoje. Querendo aproveitar as férias de janeiro? A pedida é anotar na agenda e se organizar com a família para não perder estas oportunidades.
Últimos dias para visita
Duas exposições no Museu da Cultura Cearense (MCC), localizado no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMac), estão com os últimos dias de exibição. Até 21 de janeiro, “Terra de Gigantes” apresenta as fronteiras entre vídeo-instalação, teatro e cinema.
Daniel Lima realizou a curadoria e os trabalhos artísticos expostos são assinados por Katú Mirim, Daiara Tukano, Jota Mombaça, Coletivo Legítima Defesa, Davi Kopenawa Yanomami, Naruna Costa, Marcelino Freire, Naná Vasconcelos, Jonathan Neguebites, Juçara Marçal e Denilson Baniwa.
Outro destaque no MCC é “Festa, Baia, Gira, Cura", em cartaz até 20 de janeiro. Com curadoria assinada por Marília Oliveira e Rafael Escócio, o trabalho inaugura os festejos de 40 anos do terreiro de Umbanda e Candomblé Cabana do Preto Velho da Mata Escura (Ilé Àsé Ojú Oyá), dirigido por Pai Valdo de Yansã.
O conjunto soma cerca de 300 fotografias e intervenções com vídeo e frases com a poética dos terreiros. A exposição ocupa duas salas do MCC e se expande por espaços externos do Dragão do Mar, como paredes, rampas e varanda. Para o público, é uma oportunidade de conhecer as origens e a história religiosa do Ceará.
No sábado (20), acontece o evento de encerramento de “Festa, Baia, Gira, Cura”. O evento terá a divulgação do catálogo da exposição e um cortejo que será puxado por Patrícia Adjokê e banda com início na entrada da Leste-Oeste do Centro Dragão do Mar.
Fotos da sabedoria e tradição
Em Quixadá, na Casa de Saberes Cego Aderaldo, a fotografia é destaque com as mostras “Quem dá cartas?!”, de Raul Plassman; e “Retrato de Mestre”, de Mestre Júlio Santos.Além do próprio homenageado, a exposição traz curadoria de Valéria Laena e equipe do Museu da Cultura Cearense (MCC), do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMac).
Referência da fotopintura, o mestre acompanhou a mudança da fotografia analógica para o modo digital nas cidades de romaria cearense. Um dos objetivos desta exposição é estimular a sociedade tão ativa digitalmente, a experimentar antigas e novas formas de se fotografar, como um local para encontros e trocas, e recordações de narrativas.
O Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo reúne as exposições “Terra em Transe”, “Encarnado” e “Encantarias Cariri”. Aqui, a arte da fotografia também marca presença, sob as sensíveis lentes do fotógrafo Samuel Macedo.
Resultado da longa convivência do autor com os mestres e mestras da cultura do Cariri cearense, “Encantarias Cariri” reúne 28 retratos de encher os olhos. É a primeira mostra individual deste talento do Ceará.
Voos sem igual
No último fim de semana, o Museu da Imagem e do Som Chico Albuquerque (MIS-Ceará) inaugurou a instalação imersiva “Aves do Ceará”. No trabalho concebido e dirigido pelo VJ Suave, duo formado por Ceci Soloaga (ARG) e Ygor Marotta (SP), é possível conhecer 29 aves encontradas no Ceará.
A partir de animações 2D e 3D, com projeções 360º em quatro paredes e no chão, esta narrativa audiovisual celebra a beleza única destes animais em seus habitats. A produção também nos transporta ao passado, apresentando duas aves fósseis do período cretáceo, encontradas no Ceará. “Cratoavis” e “kaririavis mater” conectam o visitante à evolução da fauna cearense ao longo do tempo.
Na Pinacoteca do Ceará é momento de adentrar a arte e universo de um dos maiores artistas do País. O cearense Leonilson (1967-1993) é presente com a mostra “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades”.
Após este breve passeio por alguma das oportunidades culturais nos equipamentos da Secult Ceará, é momento de acompanhar a lista completa de atrações.
Exposições em cartaz
Quixadá
Casa de Saberes Cego Aderaldo
Rua Pascoal Crispino, 167 - Centro
“Retrato de Mestre”, de Mestre Júlio Santos
Classificação indicativa: livre
“Quem dá cartas?!”, de Raul Plassman
Classificação indicativa: livre
“Bordando a vida e resistência”, de Tainara Eugênio
Classificação indicativa: livre
Sítio Veiga (Distrito de Dom Maurício).
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.