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Divulgado regulamento da consulta eleitoral para escolha de integrantes das comissões setoriais do Processo Estatuinte da UFC

  Comissão Eleitoral do Processo Estatuinte da Universidade Federal do Ceará (UFC) divulgou a   Portaria nº 02/CEC , que dispõe sobre a   consulta eleitoral para a escolha dos integrantes de suas comissões setoriais , em unidades acadêmicas e administrativas da UFC. O documento se refere ao  processo eleitoral de integrantes servidores técnico-administrativos em educação (TAEs) e docentes , já que as diretrizes para a escolha dos representantes discentes serão definidas em edital próprio do Diretório Central dos Estudantes (DCE). UFC passa por processo de atualização de seu estatuto até 2025, quando acontecerá o Congresso Estatuinte (Foto: Viktor Braga/YFC) A portaria traz o quantitativo de vagas a que tem direito cada unidade da Instituição. A  composição das comissões setoriais  das unidades acadêmicas e administrativas seguirá a proporcionalidade relativa ao somatório de seus integrantes. Cada pró-reitoria, por exemplo, terá direito a quatro representant...

Metrô e VLTs geraram R$ 149 milhões em benefícios socioambientais em 2023

 

O mais recente Balanço Socioambiental* do Metrofor revelou que as operações da empresa, em Fortaleza e cidades vizinhas, no ano de 2023, resultaram em um impacto na economia do estado de mais de R$ 149 milhões de reais. Esse valor corresponde a 80,7% dos subsídios financeiros recebidos pela empresa para a prestação do serviço de transporte público sobre trilhos.

Isso significa que uma grande parte das verbas investidas pelo poder público para garantir que o Metrô e os sistemas de VLTs continuem servindo à população é devolvida ao estado, em forma de benefícios socioambientais, que apesar de indiretos, são valores de alta relevância para a população.

Balanço socioambiental 2023

O valor de R$ 149.024.980,52 (cento e quarenta e nove milhões, vinte e quatro mil, novecentos e oitenta reais e cinquenta e dois centavos), apontado pelo Balanço Socioambiental, é a soma de todos os benefícios sociais, quantificados e valorados, conforme índices universais estatísticos, aplicados pela região de incidência, caso todos os 15,1 milhões de deslocamentos realizados pelo Metrofor – Região Metropolitana de Fortaleza, tivessem sido realizados por outros modais de transporte, tais como carros, ônibus, motos etc.

>>> Confira o relatório socioambiental do Metrofor

Isso acontece devido às características do transporte sobre trilhos que, além de ser mais rápido e mais seguro que o transporte rodoviário, também emitem menos poluentes, quando comparados direta ou proporcionalmente aos demais meios de transportes coletivos.

Ao gerar menos poluição, resulta numa contribuição significativa para a saúde pública; transportando trabalhadores com mais rapidez, proporciona um ganho no tempo de produtividade e de lazer da população; ao retirar carros e motos das ruas, reduz o número de acidentes e, consequentemente, as despesas do estado com saúde e com seguros de modo geral. A fórmula utilizada no Balanço Socioambiental divide o impacto dos sistemas de Metrô e de VLTs em seis eixos, conforme detalhamento na tabela abaixo

Ao analisarmos os repasses financeiros do Governo do Estado do Ceará ao transporte público sobre trilhos – lembrando que a totalidade desses repasses foram destinados ao subsídio das passagens -, concluímos que a operadora dos sistemas de metrô e de VLT devolveu aos cofres públicos um montante de R$ 149.024.980,50 (cento e quarenta e nove milhões, vinte e quatro mil, novecentos e oitenta reais e cinquenta centavos), tendo o Estado gasto financeiramente, entre a diferença desembolsada para o subsídio e os benefícios advindos da economia pelo meio de transporte adotado, o total de R$ 35.583.057,41 (trinta e cinco milhões, quinhentos e oitenta e três mil, cinquenta e sete reais e quarenta e um centavos).

* A metodologia para o cálculo dos benefícios socioambientais é a mesma adotada em trabalhos similares realizados em diversas outras operadoras metroferroviárias nacionais e internacionais, sendo destaque no Brasil o Metrô de São Paulo, com publicação regular na revista da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos
(ANPTrilhos).

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