Os ministros Dias Toffoli e André Mendonça tiveram uma discussão acalorada nesta terça-feira (11) durante a sessão da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF). O desentendimento ocorreu durante o julgamento do caso que vai decidir se um procurador da República que foi processado por um juiz deve responder às acusações como pessoa física ou na condição de agente do Estado. Durante a sessão, Toffoli disse que André Mendonça deturpou seu voto ao citar conclusões que não teriam sido feitas pelo ele. "Vossa Excelência está deturpando meu voto, com a devida vênia. Vossa Excelência está colocando palavras em meu voto que não existiram", acusou Toffoli. Em seguida, Mendonça negou a acusação e leu literalmente o voto de Toffoli sobre a questão. "Vossa Excelência está um pouco exaltado por esse caso, sem necessidade", disse Mendonça. Toffoli rebateu: "Fico exaltado com covardia", completou. Após o desentendimento, a sessão continuou normalmente e o mini...
Ação marca o fim do esforço nacional que promoveu aumento de 20% no número de procedimentos realizados
Fortaleza (CE) – O Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (CH-UFC), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), promove, neste sábado, 14, o mutirão do “Ebserh em Ação” com 305 atendimentos entre consultas, exames e procedimentos. Trata-se do “Dia E” da ação nacional coordenada que desde outubro mobilizou 44 hospitais universitários federais em todo o Brasil vinculados à Rede Ebserh, da qual o CH-UFC faz parte.
O mutirão reduz a espera, aumentando o acesso a exames e a tratamentos em menor tempo com atendimento completo. A iniciativa não só promove a saúde individual das mulheres, mas também fortalece a saúde coletiva e o sistema de saúde como um todo. A gerente de Atenção à Saúde do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), Magda Almeida, explica que será atendida a maior quantidade possível de pacientes em um mesmo dia, com previsão de 47 cirurgias e 82 exames de imagem.
“O Hospital entende o seu papel essencial, dentro da rede assistencial do Ceará, de Fortaleza e da Rede Ebserh, de entregar serviços de média e alta complexidade. E esse compromisso é pensando no usuário, em sua segurança e no menor tempo possível de espera, associado também à formação de novos profissionais que acompanharão esses procedimentos”, concluiu a gerente.
Na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (Meac), no ‘Dia E’ serão realizadas inserções de dispositivos intrauterinos (DIU, 20) e Implanon (30), além dos exames de colposcopias (30), histeroscopias ambulatoriais (16), mamografias (20) e ultrassonografias transvaginais (60). Essas vagas já foram repassadas para regulação pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
O gerente de Atenção à Saúde da Meac, Edson Lucena, destacou que essa ação voltada a procedimentos ginecológicos reflete na prevenção de doenças ao favorecer o diagnóstico precoce. “Mamografias, ultrassonografias, colposcopias e histeroscopias permitem identificar doenças como câncer de mama, câncer de colo uterino e outras condições ginecológicas em estágios iniciais. Também a inserção de métodos contraceptivos promove o planejamento familiar, contribuindo para a saúde reprodutiva”, afirmou o gestor.
Ebserh em Ação
O esforço conjunto faz parte do Programa Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, Exames Complementares e Consultas Especializadas (PNRF), do Ministério da Saúde. A meta é oferecer uma média de 320 cirurgias e de 1.800 exames e procedimentos extras semanalmente, somando mais de 3 mil cirurgias e 18 mil exames e procedimentos.
“Essa ampliação é possível por meio de um empenho da Rede Ebserh para a otimização de processos e recursos, possibilitando assim a maior oferta de atendimentos”, disse o coordenador de Gestão da Atenção Hospitalar da Ebserh, Rodrigo Oliveira.
Dentre os procedimentos ofertados em todo o país estão exames de imagem como radiologia convencional, ressonância magnética, tomografia, ultrassonografia e densitometria óssea, além de hemodinâmica, mamografia, endoscopia, colonoscopia e biópsias. Também serão realizados histeroscopia, colposcopia, videonasolaringoscopia, audiometria, imitânciometria, logoaudiometria, potencial evocado auditivo, avaliações auditivas e miofuncional de sistema estomatognático.
Sobre a Ebserh
O CH-UFC faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.