Pular para o conteúdo principal

Vacinação contra vírus sincicial imuniza cerca de 600 gestantes em SP Número foi alcançado no primeiro dia de imunização

  No primeiro dia de vacinação contra o vírus sincicial respiratório (VSR) na capital paulista, nesse sábado (6), foram imunizadas 624 gestantes, informou a prefeitura. O ciclo de imunização a partir das 28 semanas de gestação tem como principais alvos os bebês, que recebem os anticorpos diretamente das mães, e previne infecções graves causadas pelo VSR em bebês menores de 6 meses de idade.  A implementação dessa vacina é muito importante para a saúde dos bebês menores de 6 meses. Vacinar a gestante garante a proteção dos recém-nascidos nos primeiros meses de vida, quando são mais vulneráveis e podem desenvolver formas graves da doença”, destacou, em nota, a coordenadora de Vigilância em Saúde, Mariana Araújo. O VSR é responsável por cerca de 75% dos casos de bronquiolite e 40% dos casos de pneumonia em crianças menores de dois anos, conforme dados do Ministério da Saúde.  A partir desta segunda-feira (8), a imunização ocorrerá em todas as unidade...

CONSUNI comemora os 70 anos da UFC e aprova diplomação post mortem de Bergson Gurjão Farias

 Em sessão solene, realizada na segunda-feira (16), o Conselho Universitário (CONSUNI) da Universidade Federal do Ceará (UFC) celebrou os 70 anos da instituição, completados no mesmo dia. Gestores, servidores docentes e técnico-administrativos, discentes e representantes externos tiveram a oportunidade de relatar suas memórias, seus sonhos e suas aspirações, envolvendo a Universidade, e também fizeram votos de bons desejos para as próximas décadas da UFC.

Imagem: Foto geral da sala do Conselho Universitário com vista dos conselheiros sentados
Gestores, servidores, discentes e representantes externos na reunião do CONSUNI tiveram a oportunidade de relatar memórias, sonhos e aspirações envolvendo os 70 anos da Universidade Federal do Ceará (Foto: Guilherme Silva / UFC Informa)

A vice-reitora da UFC, professora Diana Azevedo, abriu o momento de felicitações lembrando a sua formação acadêmica na UFC e fazendo uma homenagem à sua alma mater, saudando as mulheres. “Quero saudar de forma muito especial as mulheres que fizeram e fazem essa casa”, ressaltou. A servidora Elaine Teixeira, representante do corpo técnico-administrativo no CONSUNI, também destacou a importância daqueles que diariamente constroem a UFC, chamados por ela de “tesouros humanos”.

“São técnicos, são docentes, são estudantes, são terceirizados, que vivem aqui, que dedicam os melhores anos das suas vidas para construir esta Universidade e constroem com muita dedicação”, frisou. E desejou para os próximos 70 anos “um ambiente de trabalho livre de assédio, um ambiente que a gente possa estar cada vez mais vivendo paritariamente, não só a paridade de técnicos, docentes e estudantes, mas a paridade de homens e mulheres, de pessoas negras dentro deste Conselho”.

O coordenador de Articulação Política Institucional da UFC, Daniel Fonsêca, que foi egresso da instituição e já atua como servidor técnico-administrativo há 20 anos, destacou o quanto a sessão do CONSUNI, que antecedeu o momento solene, representou muito dos desafios que a comunidade acadêmica precisa enfrentar para definir a missão e a visão da Universidade que se quer. Isso é ainda mais emblemático, depois dos últimos anos em que a democracia universitária esteve em risco.

“A gente tem o desafio de voltar a discutir o projeto de universidade. Que a gente consiga, passado esse momento de resistência, restabelecer que projeto de universidade a gente deve defender em favor das maiorias sociais”, frisou Fonsêca. Bruno Gabriel Rodrigues de Abreu, representante discente, também lembrou sobre a defesa da Universidade, que sempre foi atacada. “Cada um que está aqui é uma referência, não só por estar na UFC, mas por lutar por essa casa”, disse.

O discente, que será o primeiro da família dele a se formar em uma universidade, ressaltou a importância da UFC não só para a sociedade cearense, mas também para o país. Também destacou a importância de comemorar bem os 70 anos da Universidade, com programações que ocorreram ao longo do ano de 2024. “Quando a gente festeja, a gente festeja algo que a gente gosta, nós não festejamos algo que não gostamos. Quando a gente festeja esta Universidade, é porque nós não só gostamos dela, como defendemos”, afirmou.

O diretor da Faculdade de Direito, professor Gustavo César Machado Cabral, relembrou ainda a criação da UFC, que teve relação com a faculdade na qual atualmente é diretor. A Universidade foi criada a partir da junção de instituições que já existiam em Fortaleza – Faculdade de Direito, Escola de Agronomia do Ceará, Faculdade de Medicina e Faculdade de Farmácia e Odontologia do Ceará. Gustavo citou ainda a importância do legado das pessoas que fazem a UFC. “Quem passa pela UFC transmite o seu legado, seja na presença física, seja através das ações”, disse.

O reitor da UFC, professor Custódio Almeida, encerrou a sessão solene falando sobre a alegria dele de ser servidor público e poder estar a serviço da sociedade, cuidando de uma instituição tão significativa para o território onde está inserida. “É uma universidade que está capilarizada na sociedade. Se não fosse assim, passaria despercebida”, disse. Também desejou que a UFC siga adiante, com muitas pessoas fazendo o Ceará, o Brasil e o mundo melhor por meio desta instituição.

Imagem: Foto de vista lateral da sala durante a reunião do CONSUNI
O reitor Custódio Almeida encerrou a sessão solene dos 70 anos da UFC falando sobre a alegria de ser servidor público e poder estar a serviço da sociedade (Foto: Guilherme Silva / UFC Informa)

DIPLOMAÇÃO DE BERGSON GURJÃO – Antes da sessão solene, foi realizada a 139ª reunião ordinária do CONSUNI. Na ocasião, foi aprovada, por unanimidade, a diplomação post mortem de Bergson Gurjão Farias. Dessa forma, ele terá o título, de forma simbólica, de graduado em Química, curso que ele fazia na época em que foi perseguido e morto pela ditadura militar brasileira. Bergson Gurjão era aluno do curso de Química da UFC de 1967 a 1969, quando foi expulso por ordem da ditadura, por sua atuação no movimento estudantil da época.

O estudante entrou na clandestinidade, para seguir na luta pela redemocratização do país, porém acabou sendo morto violentamente por militares na região do Araguaia em 1972. Os restos mortais de Bergson só foram entregues à família e velados em 2009. Numa ação de se reconciliar historicamente com ex-militantes do movimento estudantil na UFC, o CONSUNI já havia aprovado em 18 de novembro uma homenagem póstuma a Bergson, nomeando o novo espaço da Reitoria como Espaço Cultural Bergson Gurjão Farias.

O pedido da diplomação partiu da Comissão de Direitos Humanos da UFC. No texto, lido durante a sessão, o presidente da comissão, professor Rafael dos Santos da Silva, afirmou o que esse ato simbólico representa. “Bergson Gurjão Farias é símbolo da luta dos estudantes desta Universidade essencialmente na busca por justiça, direitos, liberdade e democracia na tenebrosa ditadura militar. Se ainda hoje o seu nome é entoado pela comunidade estudantil, é porque suas ações ainda lhes movem”, disse.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.