Pular para o conteúdo principal

Rayssa Leal é tetracampeã do Supercrown em São Paulo Além da brasileira, 4 japonesas e uma australiana foram à final

  Com apenas 17 anos, Rayssa Leal faturou o tetracampeonato do Supercrown, final do circuito mundial SLS de skate street . Além da brasileira, quatro atletas japonesas foram à final. A australiana Chloe Covell também esteve na decisão. A Fadinha, como Rayssa é conhecida, abriu os trabalhos em São Paulo com nota 8.3. Na sequência, fez 7.5, seguindo na ponta. Depois, com 8.7 e 8.1, a brasileira continuou liderando. Na última volta, depois de ver as rivais caírem, Rayssa fechou com 8.7.

Hemoce é o primeiro hemocentro brasileiro incluído no Registro Internacional de Sangue Raro

 

O credenciamento foi possível devido à excelência dos serviços prestados pelo Hemoce à população do Ceará e ao cumprimento rigoroso dos critérios exigidos internacionalmente

Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), equipamento da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), tornou-se o primeiro hemocentro do Brasil a integrar o Registro Internacional de Sangue Raro, sediado em Bristol, na Inglaterra, e gerenciado pela Sociedade Internacional de Transfusão de Sangue (ISBT). A inclusão do Hemoce no registro consolida seu papel de referência na área e possibilita o envio e recebimento de bolsas de sangue raro para qualquer país do mundo.

A diretora-geral do Hemoce, Luciana Carlos, explica que a participação no registro amplia o alcance dos doadores cadastrados. “Agora que fazemos parte do Registro Internacional de Sangue Raro, os nossos doadores poderão ser localizados globalmente sempre que houver necessidade. Da mesma forma, também poderemos receber bolsas de sangue raro de outros países, ampliando nossa capacidade de assistência a pacientes em situações críticas”, afirma.

O credenciamento foi possível devido à excelência dos serviços prestados pelo Hemoce à população do Ceará e ao cumprimento rigoroso dos critérios exigidos internacionalmente. Atualmente, o hemocentro possui cerca de 700 doadores identificados com fenótipos sanguíneos raros, distribuídos em todo o estado.

A diretora técnica de Hemoterapia do Hemoce, Denise Brunetta, destaca a importância dessa nova etapa. “A inclusão do Hemoce no Registro Internacional de Sangue Raro coloca o Brasil no cenário global de colaboração para transfusões seguras e eficazes. Isso representa não apenas um avanço técnico, mas também um compromisso com a vida, permitindo que nossos pacientes tenham acesso a bolsas de sangue compatíveis, mesmo em situações extremamente raras. Também mostra que temos estrutura, equipe qualificada e protocolos alinhados aos mais altos padrões da hemoterapia mundial.”

O que é sangue raro?

O conceito de sangue raro vai além dos tipos sanguíneos mais conhecidos, como ABO e Rh. Os glóbulos vermelhos contêm centenas de antígenos diferentes em sua superfície – pequenas “pecinhas” em um complexo quebra-cabeça. Um sangue é considerado raro quando falta um antígeno presente na maioria da população (menos de um a cada mil pessoas), quando há ausência de vários antígenos simultaneamente ou quando existe uma combinação extremamente incomum deles.

Como identificar um doador de sangue raro?

O Hemoce adota diversas estratégias para identificar doadores com fenótipos raros. Denise Brunetta explica que esse processo envolve tanto análises sorológicas quanto genéticas: “Buscamos ativamente doadores com características incomuns nos glóbulos vermelhos, seja por triagem simples realizada na rotina da avaliação do sangue do doador ou por genotipagem — uma técnica mais avançada que analisa o DNA para identificar variantes não detectáveis por exames convencionais. Além disso, alguns doadores são identificados quando desenvolvem anticorpos específicos após transfusão ou gestação, o que revela a ausência de determinados antígenos em seu sangue”, diz.

Ela ressalta que pacientes atendidos pelo Hemoce também podem ser identificados como portadores de sangue raro. Com base nessas informações, o Hemoce estrutura um banco de dados estratégico para localizar e mobilizar doadores quando necessário.

Produção científica: artigo publicado na revista Transfusion

O reconhecimento internacional do Hemoce também se reflete na produção científica. A equipe da Hemoterapia do hemocentro teve um artigo publicado na revista Transfusion, uma das publicações mais respeitadas da área no mundo. O artigo apresenta os resultados da implementação do Registro de Sangue Raro do Ceará, detalhando a metodologia adotada pelo Hemoce e os avanços alcançados ao longo dos anos.

Entre os destaques, o Hemoce é responsável por aproximadamente 50% dos envios de bolsas de sangue raro no Brasil, conforme a demanda nacional. Um dos exemplos mais emblemáticos foi registrado em 2017, quando o hemocentro cearense viabilizou o envio de uma bolsa de sangue raro para uma criança colombiana, contribuindo diretamente para salvar sua vida.

Leia mais: Ceará é primeiro estado brasileiro a doar sangue raro para outro país

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.