Pular para o conteúdo principal

Enem 2025: 3,5 milhões fizeram primeiro dia de prova Aplicação ocorreu sem intercorrências significativas. Número de inscrições aumentou 11% em relação a 2024 e mais de 38% comparado a 2022. Redação abordou “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”

  Exame foi aplicado em todo o país, abrangendo 1.805 municípios, 11.791 locais de prova, utilizando 164.906 salas de prova. Foto: Angelo Miguel/MEC Dados preliminares apontam que, dos mais de 4,8 milhões inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, 73% participaram da prova neste domingo, 9 de novembro. O exame registrou aumento de 11% no número de inscrições em relação à última edição e de mais de 38% em relação a 2022.   O balanço preliminar foi apresentado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, e pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palacios, em coletiva de imprensa na sede do Instituto, em Brasília (DF), ao final da aplicação deste domingo (9). O ministro anunciou que o gabarito do primeiro dia de prova será divulgado na quinta-feira (13).  Camilo Santana ressaltou que o primeiro dia de prova do Enem ocorreu sem intercorrências significativas. “Todos os malotes foram entregu...

Prefeitura de Fortaleza e Winds for Future instalam quatro primeiras ecobarreiras no Rio Maranguapinho Na próxima semana, mais quatro ecobarreiras serão instaladas. Com as oito em funcionamento, a previsão é recolher entre 250 e 300 toneladas de resíduos por ano

  

estruturas flutuantes, feitas de materiais recicláveis como plásticos
As estruturas funcionam como barreiras físicas que impedem que materiais como garrafas plásticas, sacolas e outros objetos sejam levados até o mar

A Prefeitura de Fortaleza e o Instituto Winds for Future (IW4F) instalaram, neste sábado (12/7), as quatro primeiras ecobarreiras no Parque Rachel de Queiroz, abrangendo a bacia hidrográfica do Rio Maranguapinho. Durante o evento, também foi assinado um Termo de Cooperação Técnica, formalizando a parceria entre o IW4F e a administração municipal.

As ecobarreiras são estruturas flutuantes, geralmente feitas de materiais recicláveis como plásticos e redes, instaladas em rios e córregos com o objetivo de reter resíduos sólidos flutuantes. Elas funcionam como barreiras físicas que impedem que materiais como garrafas plásticas, sacolas e outros objetos sejam levados até o mar.

Já o acordo de cooperação prevê ações integradas entre o Instituto de Pesquisa e Planejamento de Fortaleza (Ipplan), as Secretarias de Conservação e Serviços Públicos (SCSP) e do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), além da Agência de Desenvolvimento da Economia do Mar (Ademfor).

Na próxima semana, outras quatro ecobarreiras serão implantadas nos bairros Conjunto Ceará e Bom Jardim. A expectativa é que, com os oito equipamentos em operação, entre 250 e 300 toneladas de resíduos sejam recolhidas anualmente. Os materiais coletados serão encaminhados para reciclagem ou, no caso dos não recicláveis, para destinação final ambientalmente adequada, impedindo que essa carga poluente atinja os oceanos.

Artur Bruno, presidente do Ipplan, destacou a importância das parcerias para a construção de políticas ambientais eficazes.

"Vemos esse compromisso se concretizando por meio da atuação conjunta de diversos órgãos da Prefeitura: Ipplan, Seuma, Ademfor e SCSP. São quatro instituições públicas atuando em sinergia com a Winds for Future, uma ONG dedicada à proteção ambiental, especialmente dos oceanos."

Bruno ressaltou ainda os benefícios diretos da iniciativa para as praias da cidade.

"Essa ação é essencial para Fortaleza. O mar é um dos nossos maiores patrimônios, pela sua relevância ambiental, turística e para a qualidade de vida da população. Para que nossas praias continuem próprias para banho, é fundamental mantermos os rios e córregos limpos. Esse é um excelente exemplo de como a sociedade civil pode contribuir com o poder público. Iniciamos com um projeto-piloto, agora teremos oito ecobarreiras em funcionamento, e nossa intenção é ampliar ainda mais esse movimento."

A instalação dos equipamentos integra o projeto Kite for the Ocean, liderado pela Winds for Future, que será responsável pela construção, instalação e manutenção das ecobarreiras. Em parceria com equipes da Prefeitura, o instituto também cuidará da triagem dos resíduos, da destinação dos recicláveis e do compartilhamento de dados, que poderão subsidiar novas ações e políticas públicas voltadas à sustentabilidade. A iniciativa conta com financiamento da marca Corona e da organização Oceanic Global.

Segundo André Comaru, diretor de Sustentabilidade do projeto, os locais de instalação foram definidos com base em critérios técnicos.

"A ação marca um avanço para Fortaleza, ao adotar uma tecnologia climática inovadora. Essa conquista só foi possível com o apoio da Prefeitura e suas secretarias. Esperamos que o projeto se consolide como ferramenta estratégica para o poder público e exemplo de inovação ambiental."

O secretário da Seuma, João Vicente, explicou que, a partir da assinatura do termo de cooperação, a pasta ficará responsável por ações de educação ambiental e descarte seguro de resíduos no Parque Rachel de Queiroz.

"A secretaria tem como objetivo sensibilizar a população para a importância do descarte correto de resíduos, atuando não apenas com os frequentadores do parque, mas também com comerciantes da região. Inclusive, há uma proposta de atuar em parceria com os containers instalados no espaço, orientando os comerciantes a replicar práticas sustentáveis junto aos seus clientes."

João Vicente também destacou outras iniciativas da pasta, como o Junho Verde, e a parceria firmada com a Universidade Federal do Ceará (UFC).

"Além disso, a Seuma firmou um acordo de cooperação técnica com a UFC, envolvendo áreas como a do Maranguapinho. A parceria busca unir o conhecimento acadêmico à gestão pública, com o propósito de oferecer à população uma cidade mais consciente e comprometida com o meio ambiente", concluiu o secretário.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.