Pular para o conteúdo principal

Candidatos do CNU realizam prova discursiva hoje (7) Texto deve ser escrito à mão, com caneta esferográfica azul ou preta

  A prova discursiva do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) será realizada hoje (7) em 228 cidades de todos os estados e do Distrito Federal. A lista com os municípios onde a prova será aplicada pode ser conferida   aqui . Os portões serão fechados às 12h30 (horário de Brasília), meia hora antes do início.  Atenção para os candidatos do Acre, Tabatinga (AM) e região do Alto Solimões (AM), onde o fechamento ocorrerá as 10h30 (horário local). No Amazonas (Manaus), Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima os portões fecham as 11h30 (horário local). Para cargos de nível superior, a prova discursiva será realizada das 13h às 16h. Já os candidatos a cargos de nível intermediário farão as provas no mesmo dia, em horário reduzido: das 13h às 15h.   Documentos  Todas as pessoas convocadas devem acessar o cartão de confirmação ,  disponível na página do CPNU da FGV  , para verificar endereço, sala, horário e cidade de aplicação. É obr...

MPF, MPCE e DPU acionam Justiça para expandir rede pública neonatal de Fortaleza

 Justiça foi acionada após ser constatada superlotação nas maternidades

Corredor de hospital

Imagem: Freepik

O Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público do Ceará e a Defensoria Pública da União (DPU) ajuizaram uma ação civil pública (ACP) para que a Justiça Federal obrigue a União, o Estado do Ceará e o Município de Fortaleza a expandirem a rede pública neonatal localizada na capital para evitar superlotação e prejuízos ao atendimento da população. 

A Justiça foi acionada após ser constatada superlotação nas maternidades, inclusive nas unidades de Terapia Intensiva Neonatal, do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC) e da Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), todas da rede terciária. No MP do Ceará, a ação é da 137ª Promotoria de Justiça de Fortaleza.

Na ação consta que a superlotação é atribuída a fatores como: baixa disponibilidade de leitos de UTI Neonatal no Estado, gerando sobrecarga nas maternidades terciárias; internação de pacientes fora do perfil assistencial previsto para esses hospitais terciários, com dificuldade de transferência para unidades secundárias adequadas; subutilização do Hospital e Maternidade Zilda Arns Neumann (Hospital da Mulher), que embora tenha excelente estrutura, não funciona como portas abertas; ausência de protocolos clínicos claros de regulação para o público atendido, dificultando a definição de fluxos de transferência entre maternidades e agravando a superlotação.

Outro ponto destacado na ação é que a rede materno-infantil do Ceará vem passando por situações de fechamento temporário ou definitivo de leitos, seja por reformas estruturais, por problemas de gestão ou insuficiência de equipes multiprofissionais. Um dos exemplos é o Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Conceição, referência na área, mas que foi fechado no início deste ano para reforma, sem previsão de reabertura. Já o Hospital Gonzaguinha de Messejana foi reaberto apenas no final de 2024, ainda apresentando problemas, como redução na capacidade assistencial. Por sua vez, o Hospital e Maternidade Zilda Arns (Hospital da Mulher) está em reforma, o que levou a à desativação de diversos leitos de maternidade. Por fim, o Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar (HMJMA) foi recentemente transferido para a Polícia Militar, impactando o atendimento.

Pedidos à Justiça

Um dos pedidos da ação é para que a Justiça obrigue o Estado do Ceará a, no prazo de 60 dias contados da intimação judicial, providenciar a abertura e o pleno funcionamento da Emergência Obstétrica do Hospital Universitário do Ceará (HUC/UECE), em regime de portas abertas, utilizando toda a infraestrutura já disponível e mantendo ativos os leitos, conforme a quantidade prevista em plano estadual. Também devem ser asseguradas as condições materiais e de pessoal indispensáveis ao regular funcionamento do serviço. Por sua vez, a União deve, entre outras medidas, apoiar tecnicamente o Estado do Ceará na adequação das equipes e fluxos de referência, promovendo a integração do HUC/UECE à rede de atenção materno-infantil de alta complexidade.

Já o Município de Fortaleza deve reativar integralmente os leitos obstétricos e neonatais do Hospital Gonzaguinha de Messejana e do Hospital da Mulher Zilda Arns, garantindo o aumento da taxa de ocupação hospitalar conforme a capacidade instalada e o funcionamento contínuo em regime de porta aberta para o atendimento de emergências obstétricas. A Prefeitura, deve, ainda, se abster de desativar quaisquer leitos obstétricos e neonatais atualmente em funcionamento na rede municipal. Caso haja necessidade temporário para reforma ou adequação, esses leitos deverão ser transferidos para outra unidade hospitalar.

Na ação, o MPF, o MP do Ceará e a DPU também pedem que a União, o Estado e o Município de Fortaleza adotem, de forma imediata e permanente, todas as providências necessárias para garantir o acesso universal, integral e contínuo de gestantes e recém-nascidos a leitos obstétricos e neonatais, públicos ou, diante da insuficiência destes, implementem fluxo regulatório formal com a rede privada. Devem, ainda, apresentar à Justiça as taxas de ocupação hospitalar dos últimos 12 meses das maternidades públicas das esferas federal, estadual e municipal, com atualização quadrimestral.

Além disso, os três entes devem apresentar cronograma físico-financeiro detalhado da execução das medidas determinadas na ação que permitirão a ampliação da rede. O Estado e o Município devem, ainda, instituir comissão técnica conjunta com representantes das Secretarias da Saúde do Estado (Sesa) e da Secretaria Municipal de Fortaleza (SMS) para que elaborem e apresentem à Justiça relatório e plano de ação, com cronograma e previsão orçamentária, para garantir a expansão da rede. Por fim, é pedida a aplicação de multa em caso de descumprimento das obrigações impostas, bem como de indenização por danos individuais e danos morais coletivos.

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal no Ceará

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.