Pular para o conteúdo principal

Sistema FIEC presta homenagem póstuma a Roberto Macêdo, ex-presidente da Federação e referência da indústria cearense

  Fotos: George Lucas Na tarde desta terça-feira (11/11), gestores e colaboradores do Sistema FIEC reuniram-se no hall da Casa da Indústria para prestar homenagem ao ex-presidente da Federação, Roberto Proença de Macêdo, falecido pela manhã. O momento foi marcado por emoção e reconhecimento à trajetória de um líder cuja visão e ética moldaram o desenvolvimento da indústria cearense. A cerimônia foi conduzida pela superintendente do IEL Ceará, Dana Nunes, que convidou os presentes a um minuto de silêncio. Em seguida, destacou a humildade e o olhar humano de Roberto Macêdo, lembrando-o como um gestor inspirador e um ser humano excepcional. “Ele foi uma das pessoas mais incríveis que conheci. Tinha um olhar verdadeiro, transmitia segurança e acreditava nas pessoas antes mesmo que elas acreditassem em si”, afirmou. Representando o presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, que cumpre agenda institucional fora do país, sua esposa, Rosângela Cavalcante, leu a mensagem “Gratidão e Saudade”, ...

COP30: programas AJA e Auxílio Catador são apresentados na Casa da Biodiversidade

 

Com foco na justiça climática e na participação social, o Ceará apresenta, durante a COP30, duas políticas públicas reconhecidas nacionalmente: o Programa Agente Jovem Ambiental (AJA) e o Programa Auxílio Catador (PAC)

De Sobral ao Cariri, dos Inhamuns ao Vale do Jaguaribe, do Litoral Norte ao Litoral Sul, do Maciço de Baturité à Serra da Ibiapaba, e de Crateús ao Parque Estadual do Cocó, em Fortaleza, é possível encontrar um jovem atuando na defesa do meio ambiente como Agente Jovem Ambiental. São 10 mil AJAs presentes em todos os 184 municípios cearenses, promovendo ações de educação ambiental e sustentabilidade. Agora, essa experiência será compartilhada no maior evento climático do planeta, a COP30, que acontece em Belém (PA).

Nesta segunda-feira, 10 de novembro, na Casa da Biodiversidade e Clima ,espaço da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), que integra as agendas de clima e biodiversidade, o secretário executivo do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará, Cassimiro Tapeba, apresentou o Programa AJA e o Programa Auxílio Catador durante o painel “Justiça Climática e Participação Social”.
Criado pela Lei Estadual nº 17.383/2021, o AJA é atualmente o maior programa de educação ambiental do Brasil. Desde sua criação, já beneficiou 40 mil jovens de famílias inscritas no Cadastro Único, com investimento superior a R$ 63 milhões. Cada participante elabora e executa um Plano de Ação Comunitária (PAC) junto à sua comunidade. Até o momento, já foram desenvolvidos 5.300 planos individuais e 730 coletivos, fortalecendo o protagonismo juvenil e a cidadania ambiental.

No mesmo painel, o secretário também apresentou o Programa Auxílio Catador (PAC), outra política pública que alia inclusão social e sustentabilidade. Criado pela Lei Estadual nº 17.377/2021, durante a pandemia da Covid-19, o programa reconhece o papel essencial dos catadores e catadoras de materiais recicláveis na economia circular.

O PAC garante um auxílio financeiro equivalente a ¼ do salário mínimo, mediante comprovação da coleta de 500 quilos de resíduos recicláveis por mês. Até o momento, o programa já promoveu a coleta de mais de 20 mil toneladas de resíduos e beneficia 3.655 trabalhadores em todo o estado. De 2021 a 2025, o Governo do Ceará já destinou mais de R$ 59 milhões à iniciativa, com pagamentos realizados via cartão bancário personalizado.

“O Ceará tem mostrado que é possível enfrentar a crise climática com políticas públicas que unem justiça social, inclusão e sustentabilidade. O Programa Agente Jovem Ambiental e o Programa Auxílio Catador são exemplos concretos desse compromisso: enquanto o AJA forma uma geração de jovens conscientes e engajados na proteção do meio ambiente, o PAC garante dignidade e valorização aos catadores e catadoras, protagonistas da economia circular. Juntos, esses programas mostram que cuidar das pessoas é também cuidar do planeta”, afirma a secretária do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Vilma Freire.

Segundo o secretário executivo do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Cassimiro Tapeba, “o Ceará chega à COP30 com a força das suas comunidades. O AJA e o Auxílio Catador são expressões vivas da justiça climática em ação: unem juventude, povos tradicionais, trabalhadores e territórios no mesmo propósito  de transformar a realidade local com soluções sustentáveis e solidárias. Esses programas mostram que o enfrentamento da crise climática começa em cada território, com a participação de quem mais sente os seus efeitos.” A participação cearense no evento reforça o compromisso do estado com políticas públicas inovadoras e inclusivas para a construção de um futuro mais justo e resiliente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.