Pular para o conteúdo principal

Policlínicas de Caucaia e Maracanaú recebem kits sensoriais doados pela Alece para salas de mamografia

    As salas sensoriais se transformam ambientes que acolhem, acalmam e despertam os sentidos do corpo - Foto: Júnior Pio A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, na manhã desta terça-feira (11/11), a entrega de kits com itens para a instalação de salas sensoriais de mamografia nas policlínicas Doutor José Correia Sales, localizada em Caucaia, e Senador Almir Pinto, em Maracanaú, ambas na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). A entrega, conduzida pela primeira-dama da Casa, Tainah Marinho Aldigueri, tem o objetivo de humanizar as salas de exames de mamografia, contribuindo para o bem-estar das pacientes. Segundo a primeira-dama do Legislativo estadual, a iniciativa - que já contemplou as policlínicas dos municípios de  Sobral, Camocim e Acaraú  e o   Grupo de Educação e Estudos Oncológicos (Geeon) , em Fortaleza -  fortalece a adesão ao exame de mamografia e oferece mais qualidade de vida às mulheres cearenses. “Estamos garantindo ma...

Nota de pesar: Roberto Proença de Macêdo, ex-presidente da Fiec e Doutor Honoris Causa da UFC

 Universidade Federal do Ceará (UFC) manifesta profundo pesar pelo falecimento do empresário cearense Roberto Proença de Macêdo, ex-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), aos 81 anos. O velório de Roberto Macêdo está sendo realizado na manhã desta terça-feira (11) na Funerária Ternura. Uma missa está prevista para acontecer, às 14h, no mesmo local, e o sepultamento será no Cemitério Parque da Paz. Em nota, a Fiec comunicou o falecimento do empresário e decretou luto oficial de três dias.

Imagem: Empresário cearense Roberto Macêdo
Figura central no Grupo J. Macêdo, Roberto Proença de Macêdo era formado em Engenharia Mecânica pela UFC (Foto: Fiec /divulgação)

Ex-aluno da UFC, Roberto Macêdo foi, recentemente, agraciado com o título de Doutor Honoris Causa, aprovado por unanimidade em reunião do Conselho Universitário (Consuni) da UFC no dia 6 de outubro de 2025. O reitor da UFC, Custódio Almeida, prestou homenagem ao empresário e enviou uma coroa de flores com a frase: “A UFC honra a trajetória exemplar de seu ex-aluno e mais novo Doutor Honoris Causa”.

O texto do voto para concessão de título de Doutor Honoris Causa destacou a contribuição do empresário para o desenvolvimento industrial, social e para a aproximação entre a academia e o setor produtivo no Ceará. “A concessão dessa honraria a Roberto Proença de Macêdo é o reconhecimento da UFC a um engenheiro de formação que tem aplicado seus valores na liderança empresarial, na promoção da inovação e na responsabilidade social, demonstrando ser um articulador fundamental entre o conhecimento e o desenvolvimento no estado”, relatou Custódio Almeida.

O EMPRESÁRIO - Roberto Proença de Macêdo nasceu em Fortaleza (CE) no dia 2 de fevereiro de 1944. Ele era o segundo filho de José Dias de Macêdo (1919-2018) e Maria Proença de Macêdo (1922-2006), de cuja união nasceram, ao todo, oito filhos. Do casamento com Tânia Rocha Lima de Macêdo, nasceram quatro filhos: Melissa, Roberto Júnior, Natasha e Rodrigo.

Roberto Macêdo era formado em Engenharia Mecânica pela UFC. Figura central no Grupo J. Macêdo, organização fundada por seu pai em 1939, foi diretor presidente da J. Macêdo S/A - Comércio, Administração e Participações e membro do Conselho de Administração da J. Macêdo S/A (Setor de Alimentos). O Grupo é um dos maiores e mais tradicionais do país, com atuação nos segmentos de alimentos (o principal negócio), tintas e agroindústria.

“A trajetória de sucesso do Grupo J. Macêdo é resultado tanto da capacidade empreendedora da família quanto do arcabouço de incentivos, financiamentos públicos e a regulação de setores-chave que historicamente permitiram a consolidação de grandes holdings nacionais. Isso demonstra o reconhecimento do grupo no papel desenvolvimentista do Estado, que alivia custos operacionais e favorece a acumulação de capital para novos investimentos”, ressaltou o voto de concessão de título de Doutor Honoris Causa ao empresário.

Roberto Macêdo presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) por dois mandatos consecutivos: de 2006 a 2010 e de 2010 a 2014. Na esfera nacional, atuou como vice-presidente da Confederação Nacional das Indústrias (CNI) de 2010 a 2014 e diretor de 2014 a 2018. A gestão de Roberto Macêdo na Fiec foi decisiva para estreitar os laços entre a federação e a UFC

Nesse momento de dor, a UFC expressa solidariedade à família e aos amigos do empresário cearense.

Fonte: Secretaria de Comunicação e Marketing da UFC - e-mail: ufcinforma@ufc.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.