Universidade Federal do Ceará (UFC) manifesta profundo pesar pelo falecimento do empresário cearense Roberto Proença de Macêdo, ex-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), aos 81 anos. O velório de Roberto Macêdo está sendo realizado na manhã desta terça-feira (11) na Funerária Ternura. Uma missa está prevista para acontecer, às 14h, no mesmo local, e o sepultamento será no Cemitério Parque da Paz. Em nota, a Fiec comunicou o falecimento do empresário e decretou luto oficial de três dias.

Ex-aluno da UFC, Roberto Macêdo foi, recentemente, agraciado com o título de Doutor Honoris Causa, aprovado por unanimidade em reunião do Conselho Universitário (Consuni) da UFC no dia 6 de outubro de 2025. O reitor da UFC, Custódio Almeida, prestou homenagem ao empresário e enviou uma coroa de flores com a frase: “A UFC honra a trajetória exemplar de seu ex-aluno e mais novo Doutor Honoris Causa”.
O texto do voto para concessão de título de Doutor Honoris Causa destacou a contribuição do empresário para o desenvolvimento industrial, social e para a aproximação entre a academia e o setor produtivo no Ceará. “A concessão dessa honraria a Roberto Proença de Macêdo é o reconhecimento da UFC a um engenheiro de formação que tem aplicado seus valores na liderança empresarial, na promoção da inovação e na responsabilidade social, demonstrando ser um articulador fundamental entre o conhecimento e o desenvolvimento no estado”, relatou Custódio Almeida.
O EMPRESÁRIO - Roberto Proença de Macêdo nasceu em Fortaleza (CE) no dia 2 de fevereiro de 1944. Ele era o segundo filho de José Dias de Macêdo (1919-2018) e Maria Proença de Macêdo (1922-2006), de cuja união nasceram, ao todo, oito filhos. Do casamento com Tânia Rocha Lima de Macêdo, nasceram quatro filhos: Melissa, Roberto Júnior, Natasha e Rodrigo.
Roberto Macêdo era formado em Engenharia Mecânica pela UFC. Figura central no Grupo J. Macêdo, organização fundada por seu pai em 1939, foi diretor presidente da J. Macêdo S/A - Comércio, Administração e Participações e membro do Conselho de Administração da J. Macêdo S/A (Setor de Alimentos). O Grupo é um dos maiores e mais tradicionais do país, com atuação nos segmentos de alimentos (o principal negócio), tintas e agroindústria.
“A trajetória de sucesso do Grupo J. Macêdo é resultado tanto da capacidade empreendedora da família quanto do arcabouço de incentivos, financiamentos públicos e a regulação de setores-chave que historicamente permitiram a consolidação de grandes holdings nacionais. Isso demonstra o reconhecimento do grupo no papel desenvolvimentista do Estado, que alivia custos operacionais e favorece a acumulação de capital para novos investimentos”, ressaltou o voto de concessão de título de Doutor Honoris Causa ao empresário.
Roberto Macêdo presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) por dois mandatos consecutivos: de 2006 a 2010 e de 2010 a 2014. Na esfera nacional, atuou como vice-presidente da Confederação Nacional das Indústrias (CNI) de 2010 a 2014 e diretor de 2014 a 2018. A gestão de Roberto Macêdo na Fiec foi decisiva para estreitar os laços entre a federação e a UFC.
Nesse momento de dor, a UFC expressa solidariedade à família e aos amigos do empresário cearense.
Fonte: Secretaria de Comunicação e Marketing da UFC - e-mail: ufcinforma@ufc.br
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.