Pular para o conteúdo principal

Toffoli e Mendonça discutem durante sessão da Segunda Turma do STF "Fico exaltado com covardia", diz Toffoli

  Os ministros Dias Toffoli e André Mendonça tiveram uma discussão acalorada nesta terça-feira   (11) durante a sessão da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF). O desentendimento ocorreu durante o julgamento do caso que vai decidir se um procurador da República que foi processado por um juiz deve responder às acusações como pessoa física ou na condição de agente do Estado. Durante a sessão, Toffoli disse que André Mendonça deturpou seu voto ao citar conclusões que não teriam sido feitas pelo ele. "Vossa Excelência está deturpando meu voto, com a devida vênia. Vossa Excelência está colocando palavras em meu voto que não existiram", acusou Toffoli.  Em seguida, Mendonça negou a acusação e leu literalmente o voto de Toffoli sobre a questão.  "Vossa Excelência está um pouco exaltado por esse caso, sem necessidade", disse Mendonça. Toffoli rebateu: "Fico exaltado com covardia", completou. Após o desentendimento, a sessão continuou normalmente e o mini...

Prefeitura de Fortaleza lança Observatório de Riscos Climáticos na COP30

 

Prefeitura de Fortaleza lança Observatório de Riscos Climáticos na COP30

A plataforma de monitoramento e análise de dados irá subsidiar a gestão de riscos e adaptação do município frente aos impactos das mudanças climáticas


Compartilhe:

O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, lançou nesta terça-feira (11/11) o Observatório de Riscos Climáticos do município, uma plataforma georreferenciada que permite o monitoramento contínuo e a análise de dados para formulação de políticas públicas voltadas a prevenir, mitigar e enfrentar os efeitos de eventos climáticos extremos. 

O anúncio ocorreu durante a COP30, na sessão Mutirão contra o Calor Extremo, organizada pela Presidência da COP30 e Coalizão pelo Resfriamento (Cool Coalition) liderada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). O evento celebrou a liderança de países, cidades e parceiros que avançam em soluções de resfriamento sustentável e resiliência ao calor em cidades de todo o mundo.

“A cidade de Fortaleza é conhecida como a Terra do Sol por ter um clima tropical com predominância de temperaturas altas em quase todo o ano, atraindo turistas de todas as partes do mundo. Entretanto, nas últimas décadas, o crescimento urbano fez surgir várias ilhas de calor na cidade, afetando a rotina das pessoas, principalmente dos mais vulneráveis, que residem nas periferias. Temos observado ainda uma frequência maior de eventos extremos de chuva, causando inundações. Sendo assim, estamos lançando o Observatório de Riscos Climáticos, que monitora a sensação térmica e outros indicadores em áreas estratégicas. Os dados vão orientar ações para mitigar o calor na cidade, assim como melhorar o tempo de resposta da nossa Defesa Civil e outros órgãos — para uma resposta mais eficiente em inundações e eventos extremos”, contextualizou o prefeito Evandro Leitão.

O gestor também destaca que a Prefeitura age, desde o início do ano, de forma preventiva para mitigar o calor extremo. “Propomos, em outubro deste ano, o aumento de 38% das áreas verdes na revisão do Plano Diretor. Também incrementamos o trabalho de limpeza dos recursos hídricos para facilitar o escoamento da água da chuva”.

O Instituto de Pesquisa e Planejamento de Fortaleza (Ipplan) conduziu o desenvolvimento do Observatório de Riscos Climáticos com base na integração entre os agentes públicos municipais, bem como no conhecimento e na experiência de cada instituição em sua área de atuação. “Para que Fortaleza avance na transformação da resposta à crise climática em ações concretas e efetivas, é imprescindível conhecer a fundo seus riscos climáticos e a vulnerabilidade da população diante deles. Somente assim é possível formular políticas públicas robustas, capazes de reduzir danos, orientar investimentos e fortalecer a resiliência urbana”, afirma o presidente do Ipplan Fortaleza, Artur Bruno, que também destaca o papel do Instituto de Pesquisa e Planejamento nesse processo: “Medidas preventivas e fundamentadas em dados aumentam a eficácia das respostas, além de otimizar recursos humanos e financeiros”, finaliza.

O Observatório está integrado à Política Municipal de Mudança do Clima (Art. 8º), lançada pela Prefeitura de Fortaleza no mês de setembro, e tem como foco os riscos climáticos cada vez mais recorrentes: inundações, alagamentos, ondas de calor, elevação do nível do mar e secas prolongadas.

A plataforma, idealizada e desenvolvida pelo Ipplan Fortaleza, reúne, neste primeiro momento, três categorias distintas de dados. Essas informações foram reunidas por meio da parceria com a Defesa Civil e a Secretaria da Conservação e Serviços Públicos; além da Parceria para Cidades Saudáveis — uma rede global de prestígio composta por 70 cidades comprometidas em salvar vidas, prevenindo doenças não transmissíveis (DNTs) e lesões. Apoiada pela Bloomberg Philanthropies em parceria com a OMS e a organização global de saúde Vital Strategies, a iniciativa permite que cidades de todo o mundo implementem políticas públicas ou intervenções programáticas de alto impacto para reduzir as DNTs e lesões graves em suas comunidades.

Um estudo completo intitulado “Entre o Clima e a Cidade: análise das ocorrências em áreas de riscos climáticos na cidade de Fortaleza”, produzido por técnicos do Ipplan, também está disponível para acesso e download no Observatório.

Dados da Defesa Civil

Uma dessas três categorias de dados do Observatório é relativa a informações de ocorrências registradas pelos cidadãos para a Defesa Civil, como riscos de desabamento, deslizamento, alagamento e incêndio, entre outros.

São dados que contêm série histórica, de 2012 até julho de 2025, permitindo compreender a espacialização das ocorrências e o perfil estatístico de sua distribuição, informações essenciais para o diagnóstico da vulnerabilidade urbana e para orientar políticas públicas sob a ótica da justiça climática.

A identificação dos bairros mais afetados e da população residente em áreas de risco de inundação fornece subsídios estratégicos para o planejamento territorial baseado em evidências e para a priorização racional de investimentos em infraestrutura.

“O Observatório, juntamente com o monitoramento em tempo real das condições meteorológicas, possibilitará entendermos a dinâmica das ocorrências de proteção e defesa civil em Fortaleza, principalmente durante a quadra

chuvosa, quando teremos uma melhora significativa na eficiência da prestação dos nossos serviços de prevenção e emergências”, relata o Tenente-Coronel Haroldo Gondim da Defesa Civil.

Dados da Secretaria da Conservação e Serviços Públicos e da Defesa Civil

Os dados georreferenciados relativos às intervenções de limpeza, como a desobstrução e desassoreamento de rios, canais e lagoas, acoplados a outras informações como efetivo e equipamentos empregados, bem como áreas de risco de alagamento e ocorrências, permitirão uma visão sistêmica da gestão. Os dados disponíveis na plataforma referem-se ao período de 2024 até agosto de 2025.

Estações meteorológicas

A Prefeitura de Fortaleza instalou no mês de setembro, em pontos estratégicos da cidade, dez estações meteorológicas do tipo “all in one”, com o objetivo de monitorar a temperatura urbana, identificar as ilhas de calor e registrar a pluviometria (chuva). Os dados coletados contribuirão para a construção de políticas públicas mais assertivas no enfrentamento dos efeitos do aquecimento urbano e na gestão de riscos e desastres relacionados a eventos extremos, ampliando as políticas de saúde, de proteção e defesa civil. Os dados com essas informações são atualizados em tempo real e de forma pública no Observatório.

Os sensores serão responsáveis por monitorar temperatura; pluviometria; umidade; direção, velocidade e rajada do vento; além da pressão atmosférica, índice UV e luminosidade. Essas informações permitirão uma compreensão mais detalhada da dinâmica das condições climáticas e dos microclimas urbanos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.