*Sindiônibus é vencedor do Prêmio CNT de Jornalismo 2025*
_Entidade conquista, pela segunda vez, o prêmio na categoria Comunicação Setorial e alcança o terceiro ano consecutivo de reconhecimento nacional_
O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus) é vencedor da 32ª edição do Prêmio CNT de Jornalismo, promovido pela Confederação Nacional do Transporte (CNT). O reconhecimento foi obtido com o podcast “De Ponto a Ponto – 3ª Temporada”, premiado na categoria Comunicação Setorial, voltada a iniciativas de comunicação desenvolvidas por entidades representativas do setor de transporte em todo o país. A entidade já havia conquistado o mesmo prêmio em 2023 e sido finalista em 2024.
Lançada em agosto de 2025, a terceira temporada do podcast tem como foco mostrar o transporte coletivo como instrumento de inclusão, acessibilidade e resistência social. A série reafirma o papel do ônibus como um meio democrático e essencial para a mobilidade urbana. Ao longo de cinco episódios, o conteúdo aborda temas como pluralidade, equidade, acessibilidade, representatividade e racialidade, com a participação de 20 convidados entre profissionais, pesquisadores e pessoas com experiências diretas nas pautas discutidas.
A proposta do material é oferecer uma narrativa humanizada e sensível à relevância social e histórica do transporte público, aproximando o público das histórias que circulam junto com os coletivos.
Nesta edição, o Prêmio CNT de Jornalismo contou com 35 finalistas, sendo cinco na categoria Comunicação Setorial. Entre os critérios de avaliação estavam a relevância para o setor de transporte, a contribuição social, a qualidade editorial, a inovação e a atualidade dos temas abordados.
O projeto premiado contou com Gabriela Moraes como jornalista responsável, Marília Florêncio na produção, Alberto Fernandes na edição e Adriely Freitas no design.
O podcast De Ponto a Ponto está disponível no Spotify: https://open.spotify.com/episode/1QYlLZKQ2PcCHO3IVsRUAS?si=1f228bf0b4fd4f59
*Sobre o Prêmio*
Em sua 32ª edição, o Prêmio CNT de Jornalismo teve como tema “Jornalismo que abre novas rotas”, destacando profissionais e instituições que exploram novos caminhos na comunicação, dando visibilidade aos desafios, avanços e transformações do transporte diante das inovações tecnológicas e sustentáveis.
Os trabalhos foram avaliados por um júri formado por André Basbaum (EBC), Flávio Ferreira (Folha de S.Paulo), Laurindo Ferreira (Sistema Jornal do Commercio), Paulo Nassar (Aberje) e Suzana Kahn Ribeiro (COPPE/UFRJ).
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.