Inspetoria de Salvamento Aquático da Guarda Municipal salva 464 vidas entre janeiro e novembro de 2025 A Inspetoria atua na orla, do Mucuripe à Barra do Ceará
Compartilhe:

A Guarda Municipal de Fortaleza, por meio da Inspetoria de Salvamento Aquático (ISA), realizou 464 salvamentos no mar entre janeiro e novembro de 2025, superando o total de 2024, que registrou 387 ocorrências em todo o ano. As ações foram conduzidas por guarda-vidas que atuam ao longo da orla, entre os bairros Barra do Ceará e Mucuripe.
Além dos resgates, a ISA realizou 21 atendimentos pré-hospitalares, oferecendo primeiros socorros em situações emergenciais.
Com a chegada do período de férias, a Inspetoria intensificou seus treinamentos periódicos para garantir a preparação dos agentes e manter o condicionamento físico da equipe.
Os profissionais atuam em postos fixos distribuídos pela orla, como Barra do Ceará, Carapebas, Havaizinho, Praia dos Crush, Jangada, Praia de Iracema, Ponta Mar e Náutico. O atendimento é realizado diariamente, das 8h às 17h, com uso de equipamentos adequados, como flutuadores e nadadeiras.
A ISA também apoia o Projeto Praia Acessível, que oferece um espaço de lazer com esteiras e cadeiras anfíbias, permitindo banho de mar assistido para pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida. A iniciativa funciona de quarta a domingo, na Praia do Lido (Praia dos Crush), em frente ao Centro Cultural Belchior, na Praia de Iracema.
*Balanço*
De 2023 a 2024, a Inspetoria salvou 657 vidas, sendo 387 no ano passado e 270 em 2023. Além disso, a Inspetoria realiza ações preventivas de caráter educativo, com orientações e abordagens aos banhistas.
A Guarda Municipal de Fortaleza recomenda à população que procure os guarda-vidas antes de entrar no mar para conhecer os melhores locais e receber dicas sobre como realizar um banho seguro e consciente.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.