O estado de São Paulo deve registra r, na primeira semana do mês , aumento das temperaturas e queda da umidade relativa do ar , segundo a Defesa Civil estadual. A elevação é decorrente de um bloqueio atmosférico (quando o movimento de massas de ar frio ou quente são bloqueados por uma alta pressão). Segundo o órgão, a situação vai exigir atenção redobrada com a saúde , especialmente de crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias . A previsão da Defesa Civil aponta que a chuva só deve retornar ao estado no sábado (10) . Nesta semana, as temperaturas poderão variar entre 17ºC nas madrugadas da capital paulista a 30ºC durante a tarde . Já no interior do estado , os termômetros podem chegar a 35ºC , com mínimas de 20ºC nas cidades da região de Presidente Prudente. Além disso, as cidades das regiões de Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Campinas e Sorocaba poderão atingir nívei...
"A Unidade de AVC do Hospital Geral de Fortaleza, HGF, tem apenas um ano e meio de funcionamento, mas já chama a atenção de muitas unidades de saúde de todo o Brasil. A Unidade é a maior do país, com 20 leitos. No primeiro ano de funcionamento, evitou cerca de 300 mortes e deixou 400 pacientes livres de sequelas graves, consideradas incapacitantes. Para conhecer de perto o funcionamento desde unidade é que uma equipe de profissionais do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, vem a Fortaleza nesta sexta-feira, primeiro de abril. A visita está marcada para às 14 horas. O chefe da Unidade, João José Carvalho, deve apresentar toda a equipe do setor e mostrar como funciona o atendimento, da porta de entrada pela emergência até a alta do paciente. Segundo ele, os gestores do Albert Einstein querem estruturar uma unidade semelhante naquele hospital.
Inaugurada no dia 29 de outubro de 2009, a Unidade de AVC do HGF atendeu 1.400 pacientes no primeiro ano de funcionamento. Os pacientes tiveram acesso ao tratamento trombolítico e exames modernos como a tomografia realizada pelo tomógrafo multi-slice, que realiza o exame em apenas 5 segundos. Segundo o chefe da Unidade, João José Carvalho, a média de mortes por AVC dos pacientes atendidos no HGF é de 3,2%. Bem menor que a média de outros hospitais que é de 24%.
O Ceará é o único Estado do país a ter um programa de AVC aprovado pelo Conselho Estadual de Saúde. O Programa de Atenção Integral e Integrada ao AVC no Estado do Ceará inclui, além da Unidade de AVC do HGF, o estudo epidemiológico feito em 19 hospitais da capital e também o sistema de notificação compulsória da doença. Um trabalho feito em parceria com o Hospital Albert Einstein. Com a visita à unidade, a expectativa é aumentar essa cooperação entre os dois hospitais."
Fonte: jornalista Gilda Barroso - Assessoria de Imprensa do HGF
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.