O estado de São Paulo deve registra r, na primeira semana do mês , aumento das temperaturas e queda da umidade relativa do ar , segundo a Defesa Civil estadual. A elevação é decorrente de um bloqueio atmosférico (quando o movimento de massas de ar frio ou quente são bloqueados por uma alta pressão). Segundo o órgão, a situação vai exigir atenção redobrada com a saúde , especialmente de crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias . A previsão da Defesa Civil aponta que a chuva só deve retornar ao estado no sábado (10) . Nesta semana, as temperaturas poderão variar entre 17ºC nas madrugadas da capital paulista a 30ºC durante a tarde . Já no interior do estado , os termômetros podem chegar a 35ºC , com mínimas de 20ºC nas cidades da região de Presidente Prudente. Além disso, as cidades das regiões de Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Campinas e Sorocaba poderão atingir nívei...
Ceará participa de mobilização em defesa da distribuição dos royalties e regulamentação da Emenda 29 da Saúde
Coordenados pela Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), dezenas de prefeitos cearenses participarão, nesta quarta-feira (30), de uma mobilização no Congresso Nacional em defesa da distribuição dos royalties e regulamentação da Emenda 29 da Saúde. Organizada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), pelo Movimento Municipalista e com o apoio das Entidades Municipalistas Estaduais, prefeitos, secretários municipais, vereadores de todo o Brasil irão defender, junto aos deputados e senadores, a imediata votação de projetos que interessam a todos os Municípios brasileiros.
Será pedido aos deputados a imediata votação do projeto aprovado pelo Senado que garante a distribuição dos royalties do petróleo para todos os Estados e Municípios, de forma democrática e sem privilégios. Já aos senadores, será pedido a alteração da regulamentação da Emenda 29 aprovada pelo Plenário da Câmara, que suprimiu do texto a garantia de que a União investiria 10% de sua receita corrente bruta em ações de Saúde.
Com a aceitação do projeto dos royalties ainda esse ano os recursos já estarão disponíveis nas contas dos municípios e estados brasileiros a partir de janeiro de 2012. O substitutivo, elaborado pelo senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), é a forma mais justa de alteração da distribuição dos recursos atuais. O texto corrige distorções e privilégios hoje existentes sem prejudicar estados e Municípios confrontantes à exploração do petróleo. De acordo com a presidente da Aprece, Eliene Brasileiro, a presença dos gestores municipais cearenses é fundamental para que os objetivos sejam alcançados, legitimando e reforçando a luta em prol de melhorias para os municípios.
Com informações compartilhadas pela jornalista Marjorie Castro.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.