O estado de São Paulo deve registra r, na primeira semana do mês , aumento das temperaturas e queda da umidade relativa do ar , segundo a Defesa Civil estadual. A elevação é decorrente de um bloqueio atmosférico (quando o movimento de massas de ar frio ou quente são bloqueados por uma alta pressão). Segundo o órgão, a situação vai exigir atenção redobrada com a saúde , especialmente de crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias . A previsão da Defesa Civil aponta que a chuva só deve retornar ao estado no sábado (10) . Nesta semana, as temperaturas poderão variar entre 17ºC nas madrugadas da capital paulista a 30ºC durante a tarde . Já no interior do estado , os termômetros podem chegar a 35ºC , com mínimas de 20ºC nas cidades da região de Presidente Prudente. Além disso, as cidades das regiões de Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Campinas e Sorocaba poderão atingir nívei...
“A refinaria Premium II é um empreendimento que vai impulsionar o desenvolvimento do Estado do Ceará, animando a economia local, atraindo outras empresas, qualificando mão de obra local, gerando um volume muito grande de empregos, criando oportunidades para as empresas locais como possíveis fornecedoras, aumentando a arrecadação de impostos e tributos e principalmente promovendo a melhoria das condições socioeconômicas da população”. A declaração é da presidente do Centro Industrial do Ceará (CIC), Nicolle Barbosa, ressaltando que as atividades da refinaria interessam à maioria dos sindicatos da indústria e do setor de serviço.
Como representante político das indústrias, o CIC tem atitude proativa na defesa dos interesses do Estado do Ceará ao mesmo tempo em que defende os interesses das indústrias e empresas cearenses. Neste sentido, recebe o diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, que falará sobre as oportunidades de negócios com a chegada da refinaria no Ceará.
A palestra, seguida de debate, ocorrerá na próxima terça-feira, 24, às 18h30min, no Auditório José Flávio (sede da Fiec), e será mediada pelo deputado federal Danilo Forte.
O evento “Refinaria no Ceará: oportunidades de negócios” contará com a presença de industriais, empresários do comércio e serviço, representantes do Governo do Estado, das prefeituras de Caucaia e São Gonçalo, da Academia por intermédio dos Centros Tecnológicos das Universidades, da Associação dos Jovens Empresários (AJE).
“Esse é o papel político do CIC, promover o encontro de quem pensa, cria e faz o Estado em torno de uma mesma mesa, para que juntos, possamos discutir grande temas, trabalhar questões críticas, examinar diferentes visões, debater ideias, estudar experiências bem sucedidas em outros locais, sugerir caminhos alternativos e encontrar soluções coletivas. Essa é a política que queremos fazer”, ressalta Nicolle Barbosa.
O deputado Danilo Forte ressalta que a instalação da refinaria da Petrobrás no Ceará é um debate que vem desde 1986 e informa que as obras para sua instalação vão gerar cerca de 90 mil empregos diretos e indiretos, segundo números da Petrobrás. “Pelo viés econômico, a refinaria é necessária para atender à demanda futura do mercado nacional de derivados; para produzir derivados de elevada qualidade, reduzindo a importação de produtos leves (diesel, QAV e GLP) e os custos logísticos na exportação de petróleo e na importação de derivados”, afirma.
As razões para sua implantação no Ceará são o potencial logístico de acesso ao mercado de derivados (Brasil e exterior) por ferrovias, rodovias e instalações portuárias; o acesso à matéria-prima com infraestrutura portuária adequada para recebimento de navios de petróleo; o potencial de desenvolvimento e de crescimento; o potencial de acesso marítimo e terrestre na construção e montagem. Sob o ponto de vista da produção de petróleo e da inversão de capital a refinaria produzirá 300 mil litros de barris por dia recebendo investimentos na ordem de US$ 11 bilhões. Sua produção de diesel servirá tanto para exportação como para atender o mercado interno.
Na opinião de Danilo, serão os investimentos nos projetos estruturantes que darão ao Nordeste as condições para erradicação da miséria, promovendo uma economia sustentável, consolidando novas classes sociais a partir dos empregos criados. Nesse sentido, O deputado defende uma grande mobilização das classes produtivas com a representação política do Ceará para dar celeridade aos projetos como o da Refinaria. “O CIC tem sido um grande parceiro nesse debate”, afirma.
SERVIÇO:
Palestra “Refinaria no Ceará: oportunidades de negócios” proferida pelo diretor de Abastecimento da Petrobrás, Paulo Roberto Costa
Dia: 24 de abril de 2012
Horário: 18h30min
Local: Auditório José Flávio, na Fiec (Avenida Barão de Studart, 1980 – andar térreo)
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.