O estado de São Paulo deve registra r, na primeira semana do mês , aumento das temperaturas e queda da umidade relativa do ar , segundo a Defesa Civil estadual. A elevação é decorrente de um bloqueio atmosférico (quando o movimento de massas de ar frio ou quente são bloqueados por uma alta pressão). Segundo o órgão, a situação vai exigir atenção redobrada com a saúde , especialmente de crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias . A previsão da Defesa Civil aponta que a chuva só deve retornar ao estado no sábado (10) . Nesta semana, as temperaturas poderão variar entre 17ºC nas madrugadas da capital paulista a 30ºC durante a tarde . Já no interior do estado , os termômetros podem chegar a 35ºC , com mínimas de 20ºC nas cidades da região de Presidente Prudente. Além disso, as cidades das regiões de Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Campinas e Sorocaba poderão atingir nívei...
Com o objetivo de dar maior notoriedade acerca da vida de um dos maiores cantadores e poetas nordestinos, entra em cartaz a exposição “Viva o Cego Aderaldo”, assinada pela artista Liara Leite. De 1º a 08 de junho, as obras estarão nos jardins do Theatro José de Alencar, durante a realização do Cine Ceará. Cerca de 22 peças recriam passagens da vida de Aderaldo Ferreira de Araújo, que se tornou nacionalmente conhecido como Cego Aderaldo.
Liara Leite molda no barro com sensibilidade e arte, de uma forma nova e criativa, avançando em cima da herança deixada pelos mitos culturais. Apaixonada por culturas tradicionais do Nordeste, em suas exposições já abordou temas como o Padre Cícero, o Cangaço, o Bumba meu Boi e manifestações sertanejas. Considerada a maior ceramista do Estado, o interesse pelo mito Cego Aderaldo rendeu a reinvenção, no barro, da história desse ícone popular.
“Liara é uma artista que faz tudo com a paixão, e este sentimento é expresso na ‘aura’ que adquire cada peça modelada, durante dias e dias, no saber da natureza do barro e dos segredos do fogo, na construção da arte que, se tem muito de luz, mais ainda tem de sombras e de inconscientes”, comenta Rosemberg Cariry, cineasta e curador da exposição.
A exposição “Viva o Cego Aderaldo”, ao lado do documentário “Cego Aderaldo: O Cantador e o Mito”, de Rosemberg Cariry, que será exibido também no Theatro José de Alencar no dia 03 de junho, e os livros “Eu sou o Cego Aderaldo”, autobiografia do famoso cantador, e “Cego Aderaldo – O homem, o cantador e o mito”, também de Cariry, chegam para resgatar a história e ressignificar o mito do Cego Aderaldo, para que os cearenses e os brasileiros tenham viva a memória de um herói no qual possam se espelhar.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.