Vacina contra a gripe agora faz parte do Calendário Nacional de Vacinação para idosos, gestantes e crianças a partir de 6 meses a menores de 6 anos de idade A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) realiza, neste sábado (10), o Dia D Nacional de Vacinação contra a Gripe , seguindo mobilização nacional do Ministério da Saúde (MS). O Vapt Vupt Papicu estará aberto a partir das 10h. A vacinação contra influenza no Ceará começou em 31 de março, atendendo ao grupo prioritário que, desta vez, inclui profissionais dos Correios. Ao todo, a Sesa já recebeu mais de 2 milhões e 200 mil doses do imunizante, enviadas pelo Governo Federal e distribuídas aos 184 municípios cearenses. Dentro do grupo prioritário, a meta do Estado é vacinar 90% do público-alvo, de 3.667.048 pessoas. Uma grande novidade deste ano, é que a vacina contra a gripe agora faz parte do Calendário Nacional de Vacinação para crianças a partir de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos,...
A iniciativa começa ainda durante o pré-natal. As gestantes que fazem o acompanhamento gestacional no ambulatório do Hospital Geral Dr. César Cals, além das consultas, já podem conhecer a maternidade por meio de uma visita guiada à recepção da emergência, à sala de parto, enfermarias, berçário, Casa da Gestante e outros setores da unidade.
A visita da gestante ao hospital para conhecer a estrutura é um instrumento que faz parte da Rede Cegonha e uma das diretrizes do Plano de Qualificação das Maternidades do Nordeste e Amazônia Legal do Ministério da Saúde.
Tudo começa na reunião do programa de Panejamento Familiar, durante as consultas de pré-natal. Em seguida, a gestante, com acompanhante ou com o marido, participa da visita. De acordo com Márcia Jane Lopes Dias Vieira, assistente social responsável, o programa permite que haja um conhecimento prévio do local, melhorando a ansiedade da gestante. “Elas se sentem mais tranquilas, porque elas chegam muito ansiosas, principalmente as mulheres grávidas de primeira gravidez”, ressalta. Elas também têm a oportunidade de conhecer os profissionais que poderão fazer o a tendimento na hora do parto.
Desde quando inciou, em maio, o programa já realizou o encontro e visitas à maternidade com 21 gestantes. A visita pode ser realizada no dia da reunião, às terças-feiras, às 13h, ou em outro momento, de acordo com a disponibilidade da gestante.
Fonte: Assessoria de Comunicação do HGCC
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.