Pular para o conteúdo principal

Rio Grande do Sul tem previsão de mais chuva forte no domingo Cemaden vê risco alto de alagamentos e deslizamentos

  Um bloqueio atmosférico causado por uma frente estacionária vai continuar provocando instabilidade no tempo do Rio Grande do Sul com volumes de 30 a 50 milímetros (mm) de chuva, pelo menos até quarta-feira (15), quando está prevista a entrada de uma massa polar. A informação é do meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Glauco Freitas. Segundo Freitas, esses volumes em situações anteriores não provocariam esse descontrole, mas agora, com a quantidade de chuva dos últimos dias, qualquer incidência acima de 10 mm traz preocupação e, quando atinge 30 mm, causa transtornos à população. “Esse sistema deve permanecer, pelo menos, até quarta-feira, provocando chuva. Na quarta-feira teremos a entrada de uma massa de ar polar, abrindo o tempo em grande parte do estado”, disse em entrevista à  Agência Brasil . O meteorologista adiantou que o avanço intenso da massa polar vai provocar queda nas temperaturas, que deve ficar em torno de 0°C em algumas regiões. Na Campanha, a m

CARAVANA ARTE E MEMÓRIA EM MOVIMENTO E APRESENTAÇÃO DE EDUARDO OKAMOTO (SP) ABREM VIII FESTIVAL DE TEATRO DE FORTALEZA


Neste sábado (04/08), o VIII Festival de Teatro de Fortaleza dá início à sua programação comum cortejo comemorativo que parte às 8h da Praça do Ferreira, segue pelas ruas do Centro da cidade e se encerra no Theatro José de Alencar (TJA), reunindo grupos de teatro, músicos, artistas e intelectuais, que convidam a população a participar do evento. Este ano, o cortejo será realizando em parceria com o Coletivo Aparecidos Políticos e Comissão Nacional da Anistia, se transformando naCaravana Arte e Memória em Movimento.
A caravana vem refazer um percurso histórico que rememora espaços de resistência e repressão em Fortaleza, no período da ditadura militar, e tem como objetivo reivindicar o direito à justiça, memória e verdade, bem como relembrar o período da ditadura para que não se esqueça, para que nunca mais aconteça. 
Vale ressaltar que, durante todo o mês de agosto, Fortaleza celebra os 33 anos de Anistia Política e recebe a 60ª Caravana da Anistia, realizada pelo Ministério da Justiça em parceria com a sociedade civil. As caravanas já percorreram quase todo o país e realizam sessões públicas itinerantes de julgamento dos pedidos de anistiados políticos, reunindo e encaminhando reivindicações afins.
A concentração da Caravana Arte e Memória em Movimento começa na Praça do Ferreira, às 8h, com a apresentação do Grupo de Teatro Expressões Humanas. Segue, então, para oMuseu do Ceará, onde acontece a reabertura do Memorial Frei Tito e a apresentação do Grupo Formosura, também focada na vida do religioso revolucionário. A próxima parada será no Arquivo Público, na esquina das ruas Senador Alencar e Senador Pompeu, onde o Coletivo Aparecidos Políticos fará uma intervenção para reivindicar a abertura dos arquivos da ditadura.
A seguir, a caravana segue em direção à Praça José de Alencar. O espaço, que já foi palco de diversas manifestações, recebe a turma de Princípios Básicos de Teatro do TJA que irá encenar um protesto. A parada final será por volta de 11h no TJA com apresentação, no palco principal, de um texto literário do ex-preso político Oswald Barroso.
Simultaneamente à concentração, irão acontecer mais duas apresentações da Caravana Arte e Memória em Movimento. Na Rua Guilherme Rocha - onde ocorriam os chamados “comícios relâmpados”, em que estudantes e trabalhadores faziam rápidos discursos em oposição à ditadura antes que surgisse a repressão - o Grupo de Teatro Caretas realizará seus “Comícios Poéticos”. Já naDelegacia da Polícia Civil, localizada à Rua do Rosário, nº 199, o Fluxo Coletivo fará uma performance, pois o local abrigou o DOPS (Departamento de Ordem Política e Social), uma das instituições mais repressoras da ditadura militar.
A solenidade de abertura do FTF acontece também no sábado, às 19h, no palco do TJA, com a apresentação do espetáculo “Eldorado”, de São Paulo, protagonizado por Eduardo Okamoto, indicado ao Prêmio Shell de melhor ator em 2009. Com direção de Marcelo Lazzaratto e dramaturgia de Santiago Serrano, o trabalho sintetiza as pesquisas de Okamoto sobre o universo da rabeca – instrumento de arco e cordas, semelhante ao violino, presente em muitas manifestações da cultura popular do Brasil - através da fábula de um cego em busca de um bom lugar, seu Eldorado.
O Festival de Teatro de Fortaleza, que acontece de 04 a 11 de agosto, chega à sua oitava edição abrindo inscrições para todo o território nacional e assim faz jus ao tema proposto em 2012: O Teatro em Movimento. No total, 26 grupos – sendo 20 locais e seis nacionais - apresentam 27 espetáculos nas Mostras de Palco (Adulto e Infantil), Comunidade, Teatro de Rua, Teatro de Bonecos e Repertório. Destaque ainda para a Mostra Memória, que traz mais três espetáculos para homenagear Walden Luiz, Antonieta Noronha, Jane Azeredo e Ary Sherlock, artistas cearenses que comemoram 50 anos de teatro.
Ao longo de toda a semana, acontecem apresentações nos palcos do Theatro José de Alencar, Teatro SESC Iracema, Teatro Marcus Miranda do Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), Teatro Universitário, Teatro Antonieta Noronha, Espaço ÊPA, Casa da Esquina e no CUCA Che Guevara, além de praças e outros espaços públicos. Ao final de cada noite, shows musicais aproximam ainda mais artistas e plateias.
A programação também contempla ações formativas. Durante o FTF acontecem seminários, oficinas para a comunidade e a classe teatral, que podem participar ainda de uma roda de conversa sobre crítica de teatro. Além disso, estão programadas atividades artístico-educativas em 34 escolas da rede de ensino público municipal e, também, com diversos monitores voluntários do programa Mais Educação, do Governo Federal.
O Festival de Teatro de Fortaleza, realizado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), pensado e planejado conjuntamente com o Fórum de Teatro, aponta para uma programação voltada à diversidade de linguagens, qualidade artística e interação entre produção local e nacional. Toda a programação será gratuita e está sendo divulgada através dos sites do FTF (www.festivaldeteatrofortaleza.com.br) e da Secultfor (www.fortaleza.ce.gov.br/cultura).
SERVIÇO
VIII Festival de Teatro de Fortaleza – O Teatro em Movimento
De 04 a 11 de agosto, Theatro José de Alencar, Teatro SESC Iracema, Teatro Marcus Miranda do Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), Teatro Universitário, Teatro Antonieta Noronha, o espaço ÊPA, Casa da Esquina e CUCA Che Guevara. Site: www.festivaldeteatrofortaleza.com.br.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.