O estado de São Paulo deve registra r, na primeira semana do mês , aumento das temperaturas e queda da umidade relativa do ar , segundo a Defesa Civil estadual. A elevação é decorrente de um bloqueio atmosférico (quando o movimento de massas de ar frio ou quente são bloqueados por uma alta pressão). Segundo o órgão, a situação vai exigir atenção redobrada com a saúde , especialmente de crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias . A previsão da Defesa Civil aponta que a chuva só deve retornar ao estado no sábado (10) . Nesta semana, as temperaturas poderão variar entre 17ºC nas madrugadas da capital paulista a 30ºC durante a tarde . Já no interior do estado , os termômetros podem chegar a 35ºC , com mínimas de 20ºC nas cidades da região de Presidente Prudente. Além disso, as cidades das regiões de Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Campinas e Sorocaba poderão atingir nívei...
Áreas de instabilidade cresceram sobre parte do Nordeste e espalharam nuvens por grande parte da Região durante a madrugada desta sexta-feira. Com o ar quente no Ceará, as nuvens conseguiram se desenvolver a ponto de provocar chuva no sertão. Segundo medições da estação automática de Barbalha, no sul do Estado, em apenas 2 horas (entre 05h e 07h, horário de Brasília), choveu 22,4 milímetros, sendo que 18 milímetros caíram apenas em 1 hora. O aeroporto de Juazeiro do Norte, na mesma região, chegou a registrar chuva moderada às 06 horas, que reduziu a visibilidade para apenas 1000 metros. A imagem abaixo mostra a chuva detectada pelo radar meteorológico operado pela Funceme, onde é possível ver núcleos de chuva isolados em várias áreas do Ceará.
O solo no Ceará está muito seco. Essa chuva de hoje ajuda a aliviar um pouco os reflexos da estiagem prolongada no sertão, mas não reverte o quadro da seca que predomina no Estado. Os agricultores não devem confiar nessa chuva para plantar ou irrigar, porque para os próximos dias está mantida a previsão de pouca chuva na região. Confira no mapa abaixo a quantidade de chuva esperada para a próxima quinzena no Nordeste.
Com informações da Climatempo.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.