O estado de São Paulo deve registra r, na primeira semana do mês , aumento das temperaturas e queda da umidade relativa do ar , segundo a Defesa Civil estadual. A elevação é decorrente de um bloqueio atmosférico (quando o movimento de massas de ar frio ou quente são bloqueados por uma alta pressão). Segundo o órgão, a situação vai exigir atenção redobrada com a saúde , especialmente de crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias . A previsão da Defesa Civil aponta que a chuva só deve retornar ao estado no sábado (10) . Nesta semana, as temperaturas poderão variar entre 17ºC nas madrugadas da capital paulista a 30ºC durante a tarde . Já no interior do estado , os termômetros podem chegar a 35ºC , com mínimas de 20ºC nas cidades da região de Presidente Prudente. Além disso, as cidades das regiões de Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Campinas e Sorocaba poderão atingir nívei...
Gibão, perneira, peitoral, chinelo e chapéu de couro. Esta é a vestimenta que os vaqueiros-aboiadores usam no dia a dia e é também o figurino que trajam quando sobem ao palco como A Rainha e os Vaqueiros, grupo que tem à frente Dina Martins, a Mestre da Cultura “Dona Dina”.
Usando o aboio como forma de retratar os sons e ritmos cearenses, intercalados com contos, ‘causo’, versos, poesias, toadas, trechos de cordéis e músicas de Luiz Gonzaga, o grupo mergulhou no universo da cultura dos vaqueiros e, após um longo tempo de pesquisa oral, criou o show “ABOIOS – O Som do Sertão”.
Na terça-feira, dia 04 de dezembro, o espetáculo chega a Sobral para apresentação às 19 horas no Theatro São João. Pela manhã, às 10h, na Escola de Música, acontecerá uma Roda de Conversa com Dona Dina, os vaqueiros-aboiadores da cidade e interessados nos aboios do Sertão. O espetáculo é patrocinado pela Coelce e a programação em Sobral tem o apoio da Prefeitura Municipal, Ecoa Sobral, Governo do Estado do Ceará e SESC.
O show “ABOIOS – O Som do Sertão” teve uma apresentação no mês de agosto em Caridade. Depois de uma pausa, voltou ao palco no dia 17 de novembro em Quixadá para uma série de apresentações pelo Ceará. Depois de Sobral, o grupo segue para Crato (07/12), Fortaleza (13 e 14/12) e Canindé (19/12).
Com informações compartilhadas, via e-mail, pela Dégagê.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.