O estado de São Paulo deve registra r, na primeira semana do mês , aumento das temperaturas e queda da umidade relativa do ar , segundo a Defesa Civil estadual. A elevação é decorrente de um bloqueio atmosférico (quando o movimento de massas de ar frio ou quente são bloqueados por uma alta pressão). Segundo o órgão, a situação vai exigir atenção redobrada com a saúde , especialmente de crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias . A previsão da Defesa Civil aponta que a chuva só deve retornar ao estado no sábado (10) . Nesta semana, as temperaturas poderão variar entre 17ºC nas madrugadas da capital paulista a 30ºC durante a tarde . Já no interior do estado , os termômetros podem chegar a 35ºC , com mínimas de 20ºC nas cidades da região de Presidente Prudente. Além disso, as cidades das regiões de Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Campinas e Sorocaba poderão atingir nívei...
A CAIXA Cultural Fortaleza apresenta, de 21 e 23 de fevereiro, o show Guinga e o Quinteto Villa-Lobos, que comemora os 50 anos de existência do conjunto. O show é uma homenagem especial a um dos maiores compositores brasileiros da atualidade: o carioca Guinga – e é resultado da gravação do CD “Rasgando Seda”, totalmente dedicado à música do compositor. O trabalho foi indicado ao Grammy como o melhor disco instrumental.
O Quinteto Villa-Lobos interpreta, há anos, peças de Guinga e, ao dedicar ao também violonista um disco inteiro, reconhece a profundidade criativa da sua obra, bem como a importância para a música brasileira. Em entrevista de 2009, o oboísta Luís Carlos Justi disse: “Acho que falo em nome do grupo quando digo que todos encontramos em Guinga uma alma gêmea. Ainda vamos voltar a trabalhar e gravar juntos.” Palavras proféticas, já que a oportunidade veio agora, nas comemorações do cinquentenário do Quinteto.
No CD Rasgando Seda, Guinga está ao violão em oito das 12 faixas. Em uma dessas faixas, ele canta, o que é considerado um fato raro. Todos os arranjos para o Quinteto são inéditos e assinados por Paulo Sérgio Santos, Vittor Santos e Paulo Aragão.
Sobre o Quinteto Villa-Lobos: Formado em 1962, o grupo tinha por objetivo o registro e a divulgação da música brasileira de câmara. Ele nunca deixou de lado sua orientação artística original e, ao longo de meio século, vem carregando a bandeira de não estabelecer diferenças entre música popular de qualidade e música de concerto de qualidade. O Quinteto Villa-Lobos é composto por Rubem Schuenck (flauta), Luís Carlos Justi (oboé), Paulo Sérgio Santos (clarinete), Philip Doyle (trompa) e Aloysio Fagerlande (fagote).
Guinga: O carioca Carlos Althier de Souza Lemos Escobar foi por cinco anos aluno de violão clássico e começou a compor aos 16 anos. Trabalhou profissionalmente como violonista, acompanhando artistas como Clara Nunes, Beth Carvalho, Cartola e João Nogueira. Teve inúmeras de suas músicas gravadas por músicos como Elis Regina, Leila Pinheiro, Chico Buarque e Clara Nunes. Suas composições são parcerias com Paulo César Pinheiro, Aldir Blanc, Chico Buarque, entre outros.
Serviço: "Guinga e Quinteto Villa Lobos – Rasgando Seda"
Local: CAIXA Cultural Fortaleza (Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema)
Data: Dias 21 a 23 de fevereiro de 2014 (sexta-feira a domingo)
Horários: sexta-feira e sábado, às 20h e domingo, às 19h
Informações: (85) 3453-2770
Classificação indicativa: livre
Ingressos: R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia-entrada para estudantes, professores, funcionários e clientes CAIXA e pessoas acima de 60 anos)
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.