COMPARTILHAR Diante da nova configuração, o tráfego na rua Gonçalves Lêdo volta a ser liberado para tráfego. (Foto: Lucas Alexandre) A partir desta sexta-feira (10/05), mais um trecho da Av. Heráclito Graça será bloqueado, desta vez no cruzamento da avenida com a Rua João Cordeiro. A medida é necessária para dar continuidade às obras de drenagem e instalação das estacas de contenção do novo reservatório de cheias. O bloqueio permanecerá até a finalização das obras. Agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) darão suporte operacional às mudanças no tráfego, auxiliando os motoristas que trafegarem pela região. Diante da nova configuração, o tráfego na rua Gonçalves Lêdo volta a ser liberado para tráfego. A via recebeu sistema de drenagem e nova pavimentação, permitindo novamente o trânsito no local. Mudanças no trânsito Com as mudanças no tráfego, os condutores terão que se adaptar aos novos desvios de tráfego: Sentido Aldeota/Centro: quem vem na Av. Heráclito Gra
A pesquisa sobre o Potencial de Consumo do Fortalezense para o Dia das Mães, divulgada pela Fecomércio-CE (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Ceará) revela que os consumidores de Fortaleza irão movimentar cerca de R$ 257 milhões no comércio local com a compra de presentes, representando um crescimento de 10,3% sobre o resultado de 2013.
Dando prioridade aos artigos de vestuário, perfumaria, joias, calçados e bolsas, a grande maioria dos consumidores irá às compras – 64,2% dos entrevistados confirmaram essa intenção. Ressalta-se que 7,8% dos entrevistados ainda não se decidiram sobre a intenção de compra, podendo ampliar o impacto dessa data comemorativa.
Com esse resultado, o Dia das Mães firma-se como a segunda melhor data comemorativa para o comércio em termos de faturamento. A lista completa inclui o Natal, em primeiro lugar, seguido do Dia das Mães, Dia das Crianças, Dia dos Namorados e Dia dos Pais.
Vestuário lidera preferência do consumidor
Neste ano, 64,2% dos consumidores de Fortaleza com mais de 18 anos de idade afirmam que irão comprar presentes para o Dia das Mães, com gasto médio de R$ 250. O percentual de consumidores com intenção de compras caiu com relação a 2013 (que foi de 67,1%), mas o valor do gasto médio supera o declarado no ano passado (R$ 202).
A preferência dos consumidores mostra-se concentrada em cinco produtos principais que, juntos, respondem por 87,3% da intenção de compra, com preponderância dos bens de uso pessoal: os artigos de vestuário, citados por 32,3% dos entrevistados, é o item principal de compra das consumidoras (36,9%), do grupo de consumidores com idade entre 18 e 24 anos (36,3%) e com renda familiar inferior a três salários mínimos (32,8%).
Os itens de perfumaria: com 30,7% de intenção de compra, são os principais produtos procurados pelos consumidores do sexo masculino (27,8%), com idade entre 25 e 34 anos (26,9%) e com renda familiar acima de seis salários mínimos (46,7%).
Joias e artigos de bijuteria: com 11,6% de intenção de compra, são preferidos pelos consumidores do sexo feminino (13,6%), com idade entre 18 e 24 anos (12,9%) e com renda familiar entre três e seis salários mínimos (16,7%).
Sapatos, cintos e bolsas: com 6,6% de intenção de compra, serão mais procurados por consumidores do sexo masculino (8,4%), com idade entre 18 e 24 anos (8,0%) e com renda familiar entre três e seis salários mínimos (11,1%).
Flores: com 6,1% de intenção de compra, serão mais procurados por consumidores do sexo masculino (8,8%), com idade entre 18 e 24 anos (7,4%) e com renda familiar entre três e seis salários mínimos (7,4%).
Compra de presentes movimentará R$ 257 milhões
O faturamento previsto com a venda de presentes para o dia das mães é de R$ 257 milhões, reforçando a importância econômica dessa data comemorativa, que anima importantes segmentos do comércio varejista. O dispêndio médio com a compra de presentes é estimado em R$ 250. Como alguns consumidores compram mais de um presente, o gasto por presente é estimado em R$ 169.
Os consumidores pretendem pagar suas compras preferencialmente à vista (70,6% das respostas) e com o cartão de crédito (37,4%). O consumidor está consciente do seu poder de barganha e estará em busca de promoções (50,5% de citação) e fará pesquisa de preços (44,5%), mas a qualidade dos produtos (30,8%) e a beleza das vitrines (20,9%) também poderão influenciar na escolha.
A pesquisa também revela que 66,9% dos consumidores pretendem comemorar o evento, sendo que 53,4% o farão em suas casas, 30,3% nas casas dos pais e 7,5% em restaurantes. Como é comum na data, o segundo domingo de maio irá lotar os restaurantes de Fortaleza, sendo que este desejo mostra relação direta com a condição econômica da família: 14,1% dos consumidores com renda familiar superior a seis salários mínimos indicaram essa intenção.
Compras se concentrarão nos finais de semana
Com cada vez menos tempo disponível, o consumidor irá privilegiar a comodidade em suas compras, preferindo o sábado como dia mais provável para realizar a compra dos presentes (26,0%).
Os shopping centers e os centros comerciais foram os mais citados quanto ao local de compra dos presentes, com 62,0% das respostas, seguidos das lojas de rua (31,7%) e dos supermercados e hipermercados (18,5%).
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