O estado de São Paulo deve registra r, na primeira semana do mês , aumento das temperaturas e queda da umidade relativa do ar , segundo a Defesa Civil estadual. A elevação é decorrente de um bloqueio atmosférico (quando o movimento de massas de ar frio ou quente são bloqueados por uma alta pressão). Segundo o órgão, a situação vai exigir atenção redobrada com a saúde , especialmente de crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias . A previsão da Defesa Civil aponta que a chuva só deve retornar ao estado no sábado (10) . Nesta semana, as temperaturas poderão variar entre 17ºC nas madrugadas da capital paulista a 30ºC durante a tarde . Já no interior do estado , os termômetros podem chegar a 35ºC , com mínimas de 20ºC nas cidades da região de Presidente Prudente. Além disso, as cidades das regiões de Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Campinas e Sorocaba poderão atingir nívei...
A Cagece fechou uma parceria social com o Instituto Nordeste de Cidadania - Inec, para a confecção e restauração de móveis para residências localizadas em duas comunidades carentes do Ceará. As comunidades de Santana, em Itatira, e Alto São João, no município de Russas, foram beneficiadas com a parceria que visa melhorar a qualidade de vida da população através de práticas inovadoras e sustentáveis.
O projeto está reformando casas construídas de formas simples, que encontram-se em situação precária, e devolvendo-as aos moradores. Além da reforma, o projeto mobilia os imóveis a partir de produtos confeccionados em material reciclado e restaura móveis encontrados em situação ruim.
A Cagece atua no projeto por meio do seu programa social Reciclocidades. Nas comunidades, equipes de interação social estão responsáveis por ministrar cursos que ensinam a população a restaurar ou reciclar materiais retirados do lixo. Através dele também estão sendo confeccionadas prateleiras, suportes para toalhas, bancos de garrafas pet, porta-escovas e outros produtos domésticos para compor o mobiliário das casas.
De acordo com Niedja Pinheiro, coordenadora do Reciclocidades, dentro deste projeto também está prevista a construção de uma casa sustentável utilizando pallets, que serão doados pela Cagece. As artesãs da Cagece realizam oficinas com as moradoras para ensinar a confecção de peças utilizando garrafas pet e outros insumos retirados do lixo. “Estamos estudando a possibilidade de implantarmos um grupo produtivo na comunidade de Russas, após a conclusão do projeto”, informa.
No caso de Russas, a população vive ao lado de um lixão, de onde ganha renda por meio da venda dos objetos retirados de lá.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.