O estado de São Paulo deve registra r, na primeira semana do mês , aumento das temperaturas e queda da umidade relativa do ar , segundo a Defesa Civil estadual. A elevação é decorrente de um bloqueio atmosférico (quando o movimento de massas de ar frio ou quente são bloqueados por uma alta pressão). Segundo o órgão, a situação vai exigir atenção redobrada com a saúde , especialmente de crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias . A previsão da Defesa Civil aponta que a chuva só deve retornar ao estado no sábado (10) . Nesta semana, as temperaturas poderão variar entre 17ºC nas madrugadas da capital paulista a 30ºC durante a tarde . Já no interior do estado , os termômetros podem chegar a 35ºC , com mínimas de 20ºC nas cidades da região de Presidente Prudente. Além disso, as cidades das regiões de Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Campinas e Sorocaba poderão atingir nívei...
Uma delegação do Governo Federal da Nigéria estará nesta segunda (2) e terça-feira (3), em Fortaleza, para reuniões com a Secretaria das Cidades e Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). A visita tem como objetivo apresentar o funcionamento dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário do Estado aos nigerianos para que sirvam de referência na reformulação destes serviços no país africano.
A missão, que se reúne inicialmente na sede da Cagece, terá encontros com o secretário das Cidades, Lucio Gomes, o presidente da Companhia, Neurisângelo Freitas, e com o presidente da Agência Reguladora de Serviços Públicos e Delegados do Ceará (Arce), Adriano Costa.Também serão realizadas visitas técnicas ao Laboratório Central e à Estação de Tratamento de Esgoto do Residencial Aldemir Martins, com o objetivo de conhecer como o Estado atua no controle da qualidade da água que é distribuída, o processo de medição do consumo por meio de hidrômetros e o funcionamento do tratamento de esgoto.
A missão é motivada pelo "Terceiro Projeto Nacional de Reforma da Água no Setor Urbano", que consiste em uma ação do Governo Federal nigeriano, financiada pelo Banco Mundial no valor de US$ 250 milhões, que vem reformulando os serviços de água no País. Dentre as prioridades do projeto estão investir em ferramentas para capacitação dos usuários e prestadores de serviço, além de proporcionar a melhoria da autonomia financeira das Agências de Água do Estado para reduzir a sua dependência de governos estaduais.
Depois de Fortaleza, a delegação irá até Brasília e São Paulo se reunir com o Ministério das Cidades e Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), dentre outras autoridades na área de Saneamento do país.
PROGRAMAÇÃO
Segunda- feira (02/05)
|
Terça-feira (03/05)
|
10:00 às 11:00 – Reunião com o secretário das Cidades, Lucio Gomes, na Secretaria das Cidades.
|
09:00 às 13:00 –Visita de campo ao Residencial Aldemir Martins.
|
11:00 às 12:00 – Visita de campo ao Laboratório Central da Cagece.
| |
14:00 às 18:00 – Reunião com o presidente da Cagece, Neurisângelo Freitas, e com o
presidente de Arce, Adriano Costa, na Cagece. |