O estado de São Paulo deve registra r, na primeira semana do mês , aumento das temperaturas e queda da umidade relativa do ar , segundo a Defesa Civil estadual. A elevação é decorrente de um bloqueio atmosférico (quando o movimento de massas de ar frio ou quente são bloqueados por uma alta pressão). Segundo o órgão, a situação vai exigir atenção redobrada com a saúde , especialmente de crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias . A previsão da Defesa Civil aponta que a chuva só deve retornar ao estado no sábado (10) . Nesta semana, as temperaturas poderão variar entre 17ºC nas madrugadas da capital paulista a 30ºC durante a tarde . Já no interior do estado , os termômetros podem chegar a 35ºC , com mínimas de 20ºC nas cidades da região de Presidente Prudente. Além disso, as cidades das regiões de Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Campinas e Sorocaba poderão atingir nívei...
ECOMUSEU DE PACOTI FAZ LANÇAMENTO OFICIAL DO PROJETO “ARQUIVOS DA MEMÓRIA: MACIÇO DE BATURITÉ” E DO “SITE DO ECOMUSEU DE PACOTI”
O Projeto “Arquivos da Memória: Maciço de Baturité”, do Ecomuseu de Pacoti, consiste na triagem e catalogação de arquivos, os quais estão sendo digitalizados para serem inseridos neste que se converterá no primeiro Portal de acervo histórico virtual de documentos, fotografias, objetos, artefatos, referentes à memória da Região do Maciço de Baturité, que serão disponibilizados para o público em geral através da internet.
O evento de lançamento oficial do Projeto/Portal “Arquivos da Memória: Maciço de Baturité” acontece no Campus da UECE de Pacoti, neste sábado, dia 03 de novembro, às 15 horas. Na, ocasião será também oficialmente lançado e apresentado ao público e à comunidade o “Site do Ecomuseu de Pacoti”, além de ser prestada homenagem especial ao jornalista, historiógrafo, memorialista e colecionador cearense, Miguel Ângelo de Azevedo, o “Nirez”, um dos guardiões da memória histórico-cultural do Ceará.
Tal material resguarda, em definitivo, fatos e acontecimentos sobre a história, patrimônio, personagens, costumes, arte e cultura desta Região, convertendo-se em inestimável fonte de pesquisa.
Vale destacar que, dando prosseguimento à sua trajetória de sucesso, o Ecomuseu de Pacoti, instituição cearense premiada nacional e internacionalmente, foi citado como exemplo inspirador em publicação nacional, lançada em junho de 2018, pelo Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM / Ministério da Cultura / Governo Federal, em Brasília (DF). Trata-se do Caderno da Política Nacional de Educação Museal (PNEM), que reúne os princípios e diretrizes da mais nova política pública voltada ao setor de museus brasileiro.
Recentemente, em setembro de 2018, foi lançado, pelo Sebrae-CE, o mais novo Roteiro Turístico do Maciço de Baturité, intitulado “Caminhos do Maciço”, no qual o Ecomuseu de Pacoti aparece como um dos pontos de visitação (atrativos turísticos) de destaque da Região.
O Projeto “Arquivos da Memória: Maciço de Baturité” é uma realização do Ecomuseu de Pacoti, Letra Viva Cultura Inteligente e Flexos Artes, contemplado no IX Edital Mecenas do Ceará, conta com apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Lei Estadual Nº 13.811). Agradecimentos: Esmaltec.
CRÉDITOS E ASSINATURAS:
• APOIO:
- TV Diário
- Impacto Protensão
• PARCERIA:
- Escola Estadual de Ensino Médio Menezes Pimentel - Pacoti - CE
- Universidade Estadual do Ceará - UECE
• REALIZAÇÃO:
- Ecomuseu de Pacoti
- Letra Viva Cultura Inteligente
- Flexos Artes
• AGRADECIMENTO:
- Esmaltec
• APOIO INSTITUCIONAL:
- Governo do Estado do Ceará / Secretaria Estadual da Cultura - SECULT
- “ESTE PROJETO É APOIADO PELA SECRETARIA ESTADUAL DA CULTURA, LEI Nº 13.811, DE 16 DE AGOSTO DE 2006”
SERVIÇO:
• Lançamento Oficial do Projeto “Arquivos da Memória: Maciço de Baturité”
- Local: Campus da UECE de Pacoti
- Endereço: Rua Divino Salvador, 225 - Centro - Pacoti - CE
- Data: Sábado, 03 de novembro de 2018, às 15 horas
- Informações: (85) 98725.4437 / levijuca@gmail.com
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.