O estado de São Paulo deve registra r, na primeira semana do mês , aumento das temperaturas e queda da umidade relativa do ar , segundo a Defesa Civil estadual. A elevação é decorrente de um bloqueio atmosférico (quando o movimento de massas de ar frio ou quente são bloqueados por uma alta pressão). Segundo o órgão, a situação vai exigir atenção redobrada com a saúde , especialmente de crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias . A previsão da Defesa Civil aponta que a chuva só deve retornar ao estado no sábado (10) . Nesta semana, as temperaturas poderão variar entre 17ºC nas madrugadas da capital paulista a 30ºC durante a tarde . Já no interior do estado , os termômetros podem chegar a 35ºC , com mínimas de 20ºC nas cidades da região de Presidente Prudente. Além disso, as cidades das regiões de Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Campinas e Sorocaba poderão atingir nívei...
As doenças cardiovasculares, como o infarto do coração e o acidente vascular cerebral, são a principal causa de morte no Brasil. O desenvolvimento destas doenças costuma estar associado a obstrução das artérias por placas de ateroma, que surgem por uma associação entre fatores genéticos e hábitos de vida inadequados. Para prevenir as doenças cardiovasculares é fundamental investir em hábitos de vida como manter uma alimentação saudável, praticar atividade física regular, evitar o cigarro, limitar a ingestão de álcool, e tentar minimizar o stress. Além disso, é importante fazer avaliação médica regularmente para diagnosticar e tratar doenças como obesidade, diabetes, hipertensão arterial e problemas de colesterol quando presentes.
É comprovado que alguns alimentos são grandes aliados no combate às doenças cardiovasculares. Uma simples troca no dia a dia pode prolongar e melhorar a qualidade de vida.
Pesquisas comprovam que o azeite de oliva extra-virgem é um desses grandes aliados. Segundo a médica endocrinologista Ana Flávia Torquato, do ponto de vista químico o azeite é composto predominantemente por ácidos graxos monoinsaturados, além de conter substâncias com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Se comporta, portanto, como uma “gordura saudável”.
Ana Flávia Torquato destaca que o consumo regular do azeite promove a redução da pressão arterial, melhora o perfil de colesterol, tem ação anti-aterogênica e reduz as taxas de infarto do coração e acidente vascular cerebral. Segundo a médica, além das doenças cardiovasculares, existem também evidências de que o consumo do azeite de oliva pode reduzir o risco de diversas outras doenças como o câncer de mama, diabetes e Alzheimer.
Ana Flávia explica que o azeite de oliva "Virgem" é extraído mecanicamente da azeitona madura e não é refinado, contendo uma série de substâncias benéficas para a saúde. O tipo "Extravirgem" é extraído de maneira semelhante, mas possui um óleo de melhor qualidade, sabor mais intenso e acidez mais baixa (<1 consumo.="" indicado="" mais="" o="" p="" para="" sendo="" tipo="">
Quando se trata do aquecimento da substância, Ana Flávia esclarece que: “De uma maneira geral, quando os óleos são aquecidos eles podem sofrer mudanças estruturais e liberar substâncias nocivas à saúde. No entanto, várias pesquisas mostraram que o azeite de oliva é um óleo estável e que pouco muda suas propriedades durante o aquecimento, o que o torna uma boa opção de óleo no preparo de alimentos que vão ao fogo”.
A endocrinologista ainda orienta a inclusão do azeite na alimentação, em quantidades moderadas e em conjunto com uma dieta equilibrada e adequada às necessidades e objetivos de cada um: “Esse conjunto de cuidados pode melhorar a saúde como um todo”.
1>
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.