O estado de São Paulo deve registra r, na primeira semana do mês , aumento das temperaturas e queda da umidade relativa do ar , segundo a Defesa Civil estadual. A elevação é decorrente de um bloqueio atmosférico (quando o movimento de massas de ar frio ou quente são bloqueados por uma alta pressão). Segundo o órgão, a situação vai exigir atenção redobrada com a saúde , especialmente de crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias . A previsão da Defesa Civil aponta que a chuva só deve retornar ao estado no sábado (10) . Nesta semana, as temperaturas poderão variar entre 17ºC nas madrugadas da capital paulista a 30ºC durante a tarde . Já no interior do estado , os termômetros podem chegar a 35ºC , com mínimas de 20ºC nas cidades da região de Presidente Prudente. Além disso, as cidades das regiões de Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Campinas e Sorocaba poderão atingir nívei...
NOTÍCIAS DO DIA - Sul, Maciço, Ibiapaba e faixa litorânea do Ceará têm condições de chuva até quarta-feira, aponta previsão do tempo; veja detalhes
30 DE DEZEMBRO DE 2019 #Chuvam Cariri #Fim De Ano #Fortaleza #Litoral #Previsao Do Tempo #Reveillon
Parte do Estado apresenta condições de chuva
Os últimos dias de 2019 devem ser de chuva na porção mais ao norte e também no sul do Ceará, segundo análise realizada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) na manhã desta segunda-feira (30).
Neste momento, observa-se, por meio de imagem de satélite e resultados de modelos numéricos de previsão, nebulosidade expressiva sobre o Estado e também a presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), cuja borda norte está sobre o sul da Bahia. Tais condições colaboram para precipitações.
Como o cenário deve permanecer até, pelo menos, a próxima quarta-feira (1º), a tendência é de nebulosidade variável em todas as regiões com possibilidade de chuva na Ibiapaba, Maciço de Baturité, faixa litorânea – principalmente entre a madrugada e o início da manhã – e no sul.
Dados preliminares
As precipitações, inclusive já estão ocorrendo desde este domingo (29). No balanço parcial referente ao intervalo entre as 7h de ontem e a 7h de hoje, a rede de observadores mantida pela Funceme indica registros em, pelo menos, 16 municípios.
Os maiores acumulados informados até o começo desta manhã foram em Brejo Santo (Posto: Brejo Santo – 26 mm), Missão Velha (Posto Gameleiro de S. Sebastião – 22.2 mm) e Lavras da Mangabeira (Posto Iborepi – 13 mm). Os dados serão atualizados ao longo do dia. Para acompanhar, basta acessar funceme.br/calendario ou pelo app ‘Calendário de Chuvas’.
Por meio dos radares, é possível observar precipitações, na manhã desta segunda, concentradas na porção mais a leste do litoral do Ceará, Maciço de Baturité e ainda em pontos isolados do Cariri. É possível acompanhar pelo link funceme.br/radar.
Réveillon
Para quem vai curtir o Réveillon no litoral, incluindo Fortaleza, a expectativa, neste momento, é que chuvas ocorram na madrugada da quarta e se prolongue até o início da manhã.
Apesar do cenário avaliado e indicado nesta segunda, a Funceme realizará novas análises na tarde de hoje e também nas manhãs do fim de semana. Caso sejam necessárias atualizações, serão disponibilizadas no site e também no aplicativo‘Funceme Tempo’, disponível para Android e iOs.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.