Pular para o conteúdo principal

Bombeiros Militares do Mucuripe apagam incêndio de veículo no Vicente Pinzon

  2ª Companhia do 1º Batalhão de Bombeiros Militar Bombeiros Militares do Mucuripe apagam incêndio de veículo no Vicente Pinzon, na Área Integrada de Segurança 1 (AIS 1). A princípio, um incêndio de veículo ocorreu na Rua Ismael Por Deus, no Vicente Pinzon, resultando na perda total do veículo. Ainda assim, o proprietário relatou que o incêndio começou no painel do veículo, enquanto ele estava dirigindo. Ele notou fumaça saindo do painel, parou o carro e saiu imediatamente. Felizmente, não houve vítimas do sinistro de trânsito, somente danos materiais. Em resumo, os bombeiros militares do Mucuripe, liderados pelo tenente Roberto e pelos subtenentes Hélio e Cleiton, além dos soldados Mota e Midson, atenderam o acionamento da Coordenadoria Integrada de Operação de Segurança (Ciops), por volta das 16h28. Contudo, o combate e o rescaldo consumiram cerca de 2000 litros de água para extinguir o incêndio.

Museu da Indústria registra público recorde em 2021; ciclofaixa é instalada na frente do equipamento

 




Um dos poucos museus em Fortaleza em funcionamento normal, após a liberação o Decreto Estadual respeitando o limite de ocupação, o Museu da Indústria, equipamento gerido pelo SESI Ceará, comemora a boa visitação em julho com público recorde do ano. Com mais de 700 visitas esse mês, o crescimento foi de 75% em relação a junho deste ano.  


A coordenadora do Museu da Indústria, Patrícia Xavier, acredita que as férias escolares e ser um dos poucos espaços abertos na Capital, além de outros fatores, contribuíram para esse fluxo. “A visitação está bem acima do esperado, com mais frequência espontânea entre quinta-feira e domingo. Temos feito um trabalho intenso nas redes sociais”, comemora.  


Outra novidade foi a instalação da ciclofaixa para bicicletas na frente do equipamento que promove a acessibilidade de quem gosta de se exercitar e utiliza esse meio de transporte. Além das visitas presenciais espontâneas, o Museu permanece realizando o agendamento para grupos e a visita virtual.


Impressões


A turista paraense Arlete de Oliveira Barbosa, 69 anos, aposentada, esteve essa semana no Museu da Indústria acompanhada da filha Arleane de Oliveira e da colega de trabalho Paula. Quando a filha comentou que viria a Fortaleza quis viajar também. “A Paula que nos incentivou a visitar espaços culturais. Fomos no Museu da Escrita, que eu nem sabia que existia, e, agora, estamos conhecendo o Museu da Indústria, que também não conhecia”, declarou.


Segundo Arlete, tanto a surpresa com que viu nas instalações, como o conhecimento adquirido foram muito bons. “Aprendi como se retira a cera da Carnaúba, pois eu achava que era de um caroço e não da folha. Eu não sabia dessas informações e nunca tinha imaginado como era o processo”, relatou a aposentada. 


Em outra data, o museu também foi visitado por mais um paraense, da Capital Belém do Pará, o farmacêutico Walmir Nahum Moraes, 37 anos, que estava viajando a turismo com seu companheiro Thiago. “Já conhecia Fortaleza, mas ainda não tinha visitado as partes históricas. Estávamos no Theatro José de Alencar e tivemos uma indicação para visitar o Museu da Indústria”, contou.


O que despertou seu interesse foi a Carnaúba, pois tinha ouvido falar superficialmente pelos guias de passeios das praias. “Com a visita pudemos expandir o conhecimento a respeito dessa árvore e saber da sua história. Além de conhecer um pouco mais a respeito do processo que envolve na extração”, disse. 


Sobre o Museu

O Museu da Indústria possui uma configuração contemporânea de espaço cultural, promovendo atividades de produção, divulgação e recepção de conteúdos ligados à história da indústria e seu futuro e economia criativa. Dialoga com seus visitantes ressaltando a importância dos processos industriais no dia a dia das pessoas e suas relações com o trabalho, a inovação tecnológica, a sustentabilidade, o design, a moda, a arquitetura e a história.


Localizado no mais importante corredor histórico do Centro de Fortaleza, onde é possível visualizar o Passeio Público, o Forte Nossa Senhora de Assunção, a Santa Casa de Misericórdia, o Centro Cultural Dragão do Mar e a Catedral, o Museu da Indústria se constitui como importante equipamento cultural, aberto ao público, oferecendo exposições que relacionam a indústria ao cotidiano das pessoas. A edificação possui mais de 2 mil metros quadrados de área disponível, distribuídos em espaços diversos, voltados para ações museológicas e culturais em geral.


Exposição Carnaúba - Árvore da Vida!


A mostra conta a história da planta e o seu papel no desenvolvimento do Ceará desde a década de 1940. A exposição conta em painéis de imagens, textos, expositores e maquetes a importância da carnaúba para o estado. A exposição, copatrocinada pela SC Johnson, passeia por aspectos botânicos, geográficos e de história para valorizar a carnaúba como símbolo do estado e fortalecer o sentimento de pertence dos cearenses com seu patrimônio histórico e natural. A exposição, ainda, traz aspectos biológicos, o beneficiamento da planta, o processo de transformação do pó em cera, os instrumentos utilizados, as tonalidades, o valor econômico e os cearenses que se destacaram neste setor.


Serviço

Museu da Indústria 

Funcionamento: terça-feira a sábado, das 9h às 17h; e aos domingos das 9h às 13h

Endereço: Rua Dr. João Moreira, 143 - Centro, Fortaleza – CE

Entrada gratuita

Mais informações e agendamento de visitas: (85) 3201-3901


Mais informações à imprensa:

Carol Kossling

mckossling@sfiec.org.br

16 99334-4762

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.