O estado de São Paulo deve registra r, na primeira semana do mês , aumento das temperaturas e queda da umidade relativa do ar , segundo a Defesa Civil estadual. A elevação é decorrente de um bloqueio atmosférico (quando o movimento de massas de ar frio ou quente são bloqueados por uma alta pressão). Segundo o órgão, a situação vai exigir atenção redobrada com a saúde , especialmente de crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias . A previsão da Defesa Civil aponta que a chuva só deve retornar ao estado no sábado (10) . Nesta semana, as temperaturas poderão variar entre 17ºC nas madrugadas da capital paulista a 30ºC durante a tarde . Já no interior do estado , os termômetros podem chegar a 35ºC , com mínimas de 20ºC nas cidades da região de Presidente Prudente. Além disso, as cidades das regiões de Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Campinas e Sorocaba poderão atingir nívei...
Trabalho do antigo reitor - UFC sobe uma posição e é a 15ª instituição com mais depósito de patentes no INPI em 2023
UFC sobe uma posição e é a 15ª instituição com mais depósito de patentes no INPI em 2023
A Universidade Federal do Ceará (UFC) avançou uma posição e ficou na 15ª posição no ranking dos 50 maiores depositantes de patentes de inovação de 2023 (https://abre.ai/iKMi), que acaba de ser divulgado pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). No total, o Instituto apontou 31 inventos depositados, seis a mais do que em 2022, quando a UFC ocupou a 16ª posição.
O depósito de patentes é o momento em que um pesquisador ou instituição solicita o reconhecimento da autoria de determinado invento. Ele é um indicador importante da capacidade de inovação de uma instituição.
Com o resultado do ranking, a UFC ficou à frente de importantes centros de pesquisa e inovação brasileiros, como a Universidade Federal de Pernambuco (16ª posição), Universidade de São Paulo (18ª) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (27ª). A PETROBRAS ficou com a primeira posição no levantamento, seguida pela Universidade Federal de Campina Grande.
“É notável que a UFC esteja nesse ranking, especialmente quando se lembra que 15% das patentes depositadas foram concedidas”, comemora a Profª Cláudia do Ó Pessoa, titular da Coordenadoria de Inovação Tecnológica (UFC Inova). Segundo a gestora, as patentes depositadas estão distribuídas principalmente nas áreas da Ciências da Saúde, Alimentos, Engenharias, Química, Agropecuária, Indústria, Energia e Meio Ambiente.
Para a Profª Cláudia, o bom resultado é decorrente do trabalho que a Universidade desenvolveu a partir da Lei de Inovação nº 10.973/04 e nº 13.243; do Marco Legal da Inovação; e do Decreto nº 9.283/2018.
"A política de inovação no âmbito das Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) vem sendo estabelecida. E, especialmente na Universidade Federal do Ceará, vem sendo reestruturada pela qualificação da equipe UFC Inova, com revisão das resoluções e apoio da atual gestão, que visa expandir o conhecimento além dos muros da UFC, sendo propulsor da pesquisa e inovação no Ceará”, complementa.
Fonte: Profª Cláudia do Ó Pessoa, titular da Coordenadoria de Inovação Tecnológica (UFC Inova) – e-mail: cpessoa@ufc.br
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.