Pular para o conteúdo principal

Movimentação no Porto do Pecém cresce 18% no primeiro trimestre deste ano

    A movimentação geral no Porto do Pecém foi 18% maior nos três primeiros meses deste ano em comparação com o mesmo período de 2023. Foram 4,4 milhões de toneladas de janeiro a março de 2024. No ano anterior, o total para o período foi de 3,7 milhões de toneladas. Em comparação a fevereiro deste ano, também houve um crescimento de 26%: 1.523.833 toneladas em março e 1.287.128 toneladas no mês anterior. “Esse crescimento é fruto do nosso esforço contínuo em trazer cargas para o Pecém e, consequentemente, mais desenvolvimento para o Estado do Ceará. Destacamos a exportação de minério de ferro, movimentação de contêineres, eólicos, materiais siderúrgicos e fertilizantes como pilares do nosso crescimento nesse primeiro trimestre. É um bom começo, reforça a eficiência operacional do Porto e a nossa posição como um dos principais terminais portuários do Norte e Nordeste do Brasil”, destaca o diretor comercial do Complexo do Pecém, André Magalhães. Do total movimentado em cabotagem, o maior

Festival UFC de Cultura realiza seletiva de bandas universitárias no Cineteatro São Luiz


O Festival UFC de Cultura retorna neste ano ao calendário cultural cearense e já abre as portas para revelar novos músicos vinculados à Universidade Federal do Ceará (UFC). Os artistas e grupos universitários que passaram na “peneira” inicial disputam, na noite dos dias 3 e 4 de novembro, vagas na programação com um bônus extra: tocar no palco do Cineteatro São Luiz, que sediará a seletiva para o evento maior (previsto para 23 a 25 de novembro, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza).

A prévia do Festival já projetou artistas de destaque local e nacional como Marcos Lessa, ex-The Voice Brasil; Selvagens à Procura de Lei, que já tocaram no Lollapalooza Brasil e têm três álbuns gravados; Lorena Nunes, revelada pela banda universitária Comparsas da Vivenda e escolhida para compor a trilha sonora da abertura das Olimpíadas Rio 2016; e Lídia Maria, que já se apresentou no Carnaval de Fortaleza e no São João do Nordeste, da Rede Globo.

Os escolhidos para disputar as vagas na programação enquadram-se em diversos estilos musicais, como rock clássico e alternativo, reggae, indie pop, música popular brasileira, metal alternativo, pop rock e música regional. Apresentam-se a partir das 18h do dia 3, representando a capital Fortaleza, os grupos Nafandus, LÉLIS, Subcelebs, Galba Andrade e Berg Menezes. Já no dia 4, tocam as fortalezenses Registro Geral VI, Interlude, Colossais e Barbearia Noturna, além da Mil Tons e Mais, representando o Campus da UFC em Sobral.

Para o Prof. Elvis Matos, titular da Secretaria de Cultura Artística (Secult-Arte) da UFC, a diversidade de ritmos e a qualidade técnica dos candidatos “demonstram a relevância da seletiva de bandas do Festival UFC de Cultura e apontam para a necessidade de criação de mais espaços para a divulgação dessa produção que vem inovando a cena local”.

Os seis vencedores serão escolhidos através do voto do público presente à seletiva e da análise de uma banca julgadora composta por Marco Leonel Fukuda, jornalista, compositor e violonista; Mona Gadelha, cantora e coordenadora do Laboratório de Música da Escola Porto Iracema das Artes; e  Antônio Duarte, professor do Departamento de Letras Vernáculas da UFC e coordenador do Sarau Entrepalavras. Além da oportunidade de tocar no palco principal e no palco Espaço Mix do Festival UFC de Cultura, os grupos selecionados receberão cachês do evento. O resultado será conhecido ainda na noite do dia 4, após o show de encerramento.

Participação especial

Após a sequência de bandas universitárias da disputa, a noite do dia 4 será encerrada com show da banda convidada Capotes Pretos na Terra Marfim, revelada pela mesma seletiva de bandas e escolhida para tocar no palco principal do Festival UFC de Cultura há três anos. Criado em 2012, o grupo tornou-se conhecido pela prática do busking (tocar em calçadas, praças e outros espaços urbanos).

Neste show, apresenta um mix de canções dos EPs “A Casa” (2013) e “Capotes Pretos na Terra Marfim” (2015) com singles ainda inéditos. Com uma comunidade de fãs fiéis, soma apresentações no projeto Quinta Acústica do Sesc, Festival Manifesta, Feira da Música, Mostra de Música Petrúcio Maia e Grito Rock Fortaleza. “Ficamos muito felizes de participar, pois pensamos até em nos inscrever na seletiva, já que ainda temos um integrante vinculado à UFC. Mas aí rolou o convite, e nos sentimos muito prestigiados. Ainda mais que a banda está completando exatamente quatro anos agora”, afirma Moisés Filipe, o Zéis, guitarrista do grupo.

O Festival UFC de Cultura tem patrocínio da Coelce, apoio cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE) e do Cineteatro São Luiz, organização da Via de Comunicação e Cultura e é uma realização do Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede) e da Universidade Federal do Ceará.

Serviço:
Seletiva do Festival UFC de Cultura 2016
Local: Cineteatro São Luiz (Rua Major Facundo, 500 – Centro)
Data: 3 e 4 de novembro de 2016, das 18h às 21h30min
Informações: (85) 3366 7831/ 99905 0020 | facebook.com/FestivalUFCdeCultura |
Acesso grátis

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.