Pular para o conteúdo principal

Movimentação no Porto do Pecém cresce 18% no primeiro trimestre deste ano

    A movimentação geral no Porto do Pecém foi 18% maior nos três primeiros meses deste ano em comparação com o mesmo período de 2023. Foram 4,4 milhões de toneladas de janeiro a março de 2024. No ano anterior, o total para o período foi de 3,7 milhões de toneladas. Em comparação a fevereiro deste ano, também houve um crescimento de 26%: 1.523.833 toneladas em março e 1.287.128 toneladas no mês anterior. “Esse crescimento é fruto do nosso esforço contínuo em trazer cargas para o Pecém e, consequentemente, mais desenvolvimento para o Estado do Ceará. Destacamos a exportação de minério de ferro, movimentação de contêineres, eólicos, materiais siderúrgicos e fertilizantes como pilares do nosso crescimento nesse primeiro trimestre. É um bom começo, reforça a eficiência operacional do Porto e a nossa posição como um dos principais terminais portuários do Norte e Nordeste do Brasil”, destaca o diretor comercial do Complexo do Pecém, André Magalhães. Do total movimentado em cabotagem, o maior

XI Congresso Norte e Nordeste de Terapia Ocupacional celebrou centenário da prática clínica da profissão

O evento reuniu cerca de 500 profissionais e estudantes de terapia ocupacional ao longo dos quatro dias de congresso que discutiu a atuação da Terapia Ocupacional nas diferentes fases da vida

Entre os dias 24 e 27 de outubro, Fortaleza recebeu o XI Congresso Norte e Nordeste de Terapia Ocupacional (CONNTO). O evento, realizado na Fábrica de Negócios, no Hotel Praia Centro, foi promovido pela Associação Cearense dos Terapeutas Ocupacionais (ACTO), com apoio da Associação Brasileira dos Terapeutas Ocupacionais (ABRATO). Com a participação de 500 profissionais e estudantes de terapia ocupacional, o congresso celebrou centenário da prática clínica da profissão com cursos, oficinas, workshops, mesas redondas, conferências e apresentações de trabalhos científicos sobre a atuação da Terapia Ocupacional na reabilitação e potencialização das atividades da vida diária de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.

 Em sua 11ª edição, o CONNTO recebeu mais de 100 palestrantes renomados, dentre eles a terapeuta ocupacional e professora aposentada da USP, Jô Benetton, uma das maiores referências da terapia ocupacional no Brasil que destacou a importância do evento para a profissão. “O CONNTO é sem dúvida o mais importante congresso de terapia ocupacional do Brasil, pois sempre reúne os melhores e mais sérios profissionais da área”. Jô ministrou, no primeiro dia do evento, das 8h às 12h, o curso O Método Terapia Ocupacional Dinâmica, cujo método foi criado por ela, e fechou a programação do congresso, no dia 27, com a conferência magna Desafios Contemporâneos da Profissão – Novas Perspectivas. A terapeuta ocupacional foi ainda homenageada na solenidade de abertura do CONNTO pela sua importante atuação na história da terapia ocupacional no Brasil.

Na abertura do evento, no dia 24, foram concedidos outros 20 prêmios. Dentre eles, a Comenda Ruthmar Xavier, em homenagem à terapeuta ocupacional e vereadora cearense atuante na luta pela classe, concedida às terapeutas ocupacionais Maria Imaculada, Marilene Munguba e Mary Helena e a Comenda Luziana Maranhão, que homenageou a profissional que deu nome ao título. Receberam o título de terapeuta ocupacional honorífico, os fisioterapeutas Cristhina Brasil e Flávio Feitosa, e Maria Ilzanir Feijó. Foi homenageada também a presidente do XI Congresso Norte e Nordeste de Terapia Ocupacional, a terapeuta ocupacional Luzianne Feijó, pelo seu compromisso com a organização do evento e por sua atuação e luta pela profissão. Após a solenidade formal, foi realizada a palestra magna “O percurso histórico da Terapia Ocupacional: a construção da clínica”, ministrada pela Dra. Elcyana Bezerra, um importante momento de resgate da história da profissão.

Ainda no primeiro dia de evento, foi realizado o Simpósio Cearense de Assistência Interdisciplinar à Criança com Microcefalia. O evento, aberto à população, contou com palestras e mesa redonda sobre assistência multiprofissional à criança com microcefalia, com a participação de profissionais da fisioterapia, psicologia, fonoaudiologia, serviço social e terapia ocupacional. Além disso, foi realizado ainda avaliações e orientações às crianças com microcefalia com terapeutas ocupacionais.  

A programação gratuita contou ainda com a palestra “Conheça sua futura profissão” voltada para os alunos do Ensino Médio ministrada pela presidente do XI Congresso Norte-Nordeste de Terapia Ocupacional, Dra. Luzianne Feijó, realizada no dia 25 de outubro. O momento foi de fundamental importância para estimular os alunos a conhecerem mais a profissão e se tornarem futuros terapeutas ocupacionais, pois o Ceará tem hoje uma carência muito grande desses profissionais. Outro momento importante do evento, também aberto à população foi a palestra “Tem mais de 60? Conheça o que a Terapia Ocupacional pode fazer por você”, que contou ainda com laboratórios de quatro tipos de atividades com terapeutas ocupacionais: atividades para a memória, aprimoramento do uso da tecnologia da informação, jardinagem e gerontomotricidade. 

No último dia de evento, o CONNTO realizou ainda uma Audiência Pública que discutiu estratégias para ampliação do acesso ao atendimento de Terapia Ocupacional à população brasileira e contou com a participação dos terapeutas ocupacionais representantes das entidades da classe Luciana Wertheimer, presidente da CLATO, Claides Barcellos, presidente do ABRATO, Luziana Maranhão, representando o CNAS, Naum Mesquita, representando a FENACITO, e do Deputado Estadual do Ceará, Carlos Matos. A programação foi encerrada com a premiação dos trabalhos apresentados no congresso.

Mais informações:

Assessoria de Imprensa XI Congresso Norte e Nordeste de Terapia Ocupacional 

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.