terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Curta São Luiz: Patativa é homenageado em show, nesta quarta, 18/1, às 12h30, no Cineteatro São Luiz


Nas quartas-feiras de janeiro, o Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), abriga espetáculos de diversas linguagens, no intervalo do almoço, com entrada franca, facilitando o acesso do público do Centro a apresentações com diferentes propostas, como parte da programação intitulada "Curta São Luiz". Nesta quarta-feira, dia 18/01, o regional toma conta do Cineteatro, em única apresentação no hall do São Luiz, às 12h30, do show “Cantos de Patativa, com Eduardo Carneiro e Alisson Felix. 

"Cantos de Patativa" é um espetáculo de música e poesia baseado em poemas e canções do imortal poeta cearense. Na apresentação, Eduardo Carneiro, ator e cantor, também cearense e com moradia fixa na cidade do Rio de Janeiro, empresta sua voz rascante para, através dos poemas e das canções de Patativa, reviver a saga retirante e destemida de um povo que vive o constante conflito de ter que romper com sua história.

Próxima homenagem: Ramos Cotôco
Quem também integra a programação do Curta São Luiz, na quarta-feira, dia 25/01, às 12h30, é o Trio Cantares, com o show gratuito "Cantares de Cotôco". Formado pelos músicos Luciana Gifoni (voz e flautas), David Calandrine (violão) e Luizinho Duarte (percussão), o trio Cantares traz aos ouvintes contemporâneos a música irreverente, ousada e moderna do artista cearense Ramos Cotôco, que contou e cantou a Fortaleza da virada do século XIX para o XX, com muito humor e perspicácia. Suas canções e poesias foram registradas na obra "Cantares Bohêmios", de 1906, quando o ilustre Raymundo Ramos, que, além de poeta e compositor, atuava como pintor, caricaturista e retratista, contava com 35 anos de idade. 

Em 2006, foram lançados uma edição fac-simile de seu livro, pelo Museu do Ceará/Secult, e também um CD com 14 canções, gravadas sob direção de Luciana Gifoni com arranjos de David Calandrine. Dez anos após este projeto, e depois de 110 anos do primeiro lançamento, a dupla de músicos convida o maestro Luizinho Duarte para montar um novo espetáculo musical, com novos arranjos e músicas ainda não gravadas, como “Gosto esquisito” e “O Bonde e as moças”.


Serviço 

Curta São Luiz
Local: Cineteatro São Luiz (Praça do Ferreira, Rua Major Facundo, 500 - Centro, Fortaleza-CE)
Datas: Dias 18/1 e 25/1
Horário: Sempre às 12h30
Entrada Franca
Enviar

Deixe seu comentário: