Pular para o conteúdo principal

Polícia Civil captura suspeito de ameaça e violência psicológica contra mãe em Sobral

  Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) capturou, nesta quinta-feira (25), um homem de 29 anos, suspeito de ameaça e violência psicológica contra a própria mãe, uma idosa de 72 anos. A captura aconteceu na cidade de Sobral – Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14) do Estado. A investigação, desencadeada pela Delegacia de Defesa da Mulher de Sobral, unidade especializada da PCCE, aponta que o suspeito, com antecedentes por nove crimes de ameaça, uma lesão corporal dolosa, além de crime de violência doméstica e dano, causava conflitos em casa. Diante da situação, a PCCE solicitou um mandado de prisão preventiva contra o investigado. O pedido foi deferido e cumprido pelos policiais civis da DDM de Sobral. O homem foi colocado à disposição da Justiça. Denúncias A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa So

SBOT-CE orienta pais sobre cuidados na compra e uso de mochilas

Ortopedistas alertam que cuidado com a coluna tem que começar na vida escolar para evitar problemas mais graves no futuro

As dores nas costas são resultado do acúmulo de maus hábitos com a postura ao longo da vida. Divulgada em 2014, a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta que a doença crônica de coluna acometia 27 milhões de adultos no Brasil, o que correspondia a 18,5% da população. No Ceará, 1,4 milhão de pessoas, o que correspondia a 24% dos cearenses, eram acometidas pelo mal, sendo os problemas lombares os mais comuns, com prevalência maior entre as mulheres (24,5%), contra 23,5% dos homens.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 85% da população sofrerão dores lombares devido à má postura e ao excesso de peso de mochilas, entre outros fatores. Para que os filhos não tenham este tipo de problema no futuro, os pais têm papel fundamental: comprar o tipo adequado de mochila e garantir o uso correto do acessório é primordial para que crianças e adolescentes sejam adultos sem nenhum tipo de limitação. Ciente dessa importância, a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – Regional Ceará (SBOT-CE) divulga orientações para diminuir a incidência de problemas na coluna. “As crianças não devem carregar mais de 10% do seu peso corporal nas mochilas. Isso significa que uma criança que pesa 40 kg deve carregar, no máximo, 4kg. Exceder esse limite leva a má postura, problemas de locomoção e dores”, explica o membro da Comissão Científica da SBOT-CE, Maximiliano Porto.
Na hora de comprar a mochila, os pais têm que se certificar de que ela é anatomicamente adequada ao estudante, ficando confortável, por isso a criança ou o adolescente deve ir junto para experimentar os diferentes modelos disponíveis. A mochila deve ser leve e, vazia, não deve pesar mais de meio quilo, ter duas alças, pois as que têm apenas uma não distribuem uniformemente o peso, que devem ser acolchoadas, reguláveis e ter largura mínima de quatro centímetros na altura dos ombros, porque tiras estreitas causam compressão nos ombros, podendo causar dor e restringir a circulação.
A mochila deve ter um cinto regulável na altura da barriga que deve ser utilizado para impedir que ela balance e ajudar a dividir o peso entre os ombros e a zona lombar. A alça de mão deve ser acolchoada com no mínimo oito centímetros de comprimento e quanto mais bolsos ela tiver, melhor para distribuição do peso, o que diminui os danos à região da coluna. Se tiver rodinhas a alça do carrinho deve ter uma altura apropriada de modo que as costas da criança fiquem retas ao puxá-la.
Para aliviar o peso nas mochilas, as orientações são organizar o material escolar de uma maneira que as coisas mais pesadas fiquem no fundo e na parte de trás da mochila, ou seja, junto às costas da criança, e de forma a impedir que livros, cadernos e estojos fiquem soltos, o que leva a movimentos de desequilíbrio. “É importante ainda que os pais verifiquem que os filhos estão levando para a escola somente o necessário para as atividades rotineiras, evitando supérfluos e, consequentemente, sobrecarga”, ressalta Maximiliano Porto.
As tiras têm que sempre ser utilizadas nos dois ombros, pois uma posição incorreta pode provocar o desvio lateral inadequado da coluna que leva a uma alteração postural chamada escoliose. Além disso, as tiras devem ser tensionadas para que a mochila fique bem junto ao corpo e a, aproximadamente, cinco centímetros acima da linha da cintura para diminuir o esforço em manter o centro de gravidade da coluna e o risco de lesões musculares.

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.