quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Dragão do Mar e Porto Iracema das Artes convidam produtores culturais e técnicos a apresentarem demandas de formação

Reunião visa promover a escuta de propostas para a nova grade do II Lab Maloca, laboratório formativo que prepara profissionais da área técnica para trabalharem no festival Maloca Dragão

Em abril, o Centro Dragão do Mar completará 18 anos a serviço da democratização do acesso à arte e à cultura. Para celebrar mais um ano, o centro de arte e cultura realizará a quarta edição do Maloca Dragão, festival de artes que, além de celebrar o aniversário do Dragão, festeja a efervescência da produção artística cearense, realizando uma mostra de lançamentos e estreias, seja de novos artistas e grupos ou de artistas já conhecidos com novos projetos. Com o objetivo de ofertar qualificação de produtores culturais, roadies e técnicos de iluminação, som e cenotecnia, e futuramente formar um banco de dados de profissionais que poderão ser convidados a comporem a equipe da Maloca Dragão 2017, o Festival realiza, em parceria com o Porto Iracema das Artes, escola de formação e criação do Ceará ligada ao Instituto Dragão do Mar, nesta quinta-feira (23), às 15h, no auditório do Porto, encontro para escuta de ideias e projetos de formação nas áreas. O acesso é gratuito e não requer inscrição prévia.

"A ideia é construirmos um programa de formação que responda aos interesses dos próprios profissionais. A reunião identificará demandas que orientará, inclusive, um programa permanente de formação, superando experiências mais pontuais. É um encontro de ideias", afirma a diretora de Formação e Criação do Instituto Dragão do Mar, Elizabete Jaguaribe.

Segundo o diretor de Ação Cultural do Dragão do Mar, João Wilson Damasceno, a ação visa fomentar esse nicho do mercado cultural, em franca expansão, a partir da oferta de qualificação e reciclagem do conhecimento de profissionais que já atuam no campo cultural. “Iniciamos a experiência na edição anterior, promovendo o treinamento da equipe contratada para trabalhar no Maloca Dragão 2016”, afirma o diretor. Realizado em parceria com o Instituto de Artes e Técnicas em Comunicação (IATEC), o LAB Maloca 2016 ofereceu à equipe contratada para o festival cursos gratuitos nas áreas de Produção, Técnicas de Sonorização, Iluminação, Montagem Sub (Subs), Técnicas de Mixagem e Rodies.

“Para este ano, queremos ampliar a iniciativa, aproveitando a expertise do Porto Iracema para estender a formação, já que o mercado cearense de eventos culturais e de entretenimento tem crescido bastante e é, atualmente, um dos mercados com maiores potenciais de geração de emprego e renda. Neste sentido, além de ofertar treinamento, abriremos, em breve, inscrições para a criação de um banco de dados de profissionais que poderão ser contratados para trabalhar na Maloca Dragão e demais ações culturais do centro de arte e cultura”, diz Damasceno. Segundo o gestor, as inscrições serão abertas de 06 a 20 de abril, sendo destinadas também a artistas e coletivos que também poderão compor a programação artística.

Em 2016, mais de cem atrações, entre espetáculos cênicos e musicais, se apresentaram nos oito espaços do Festival. Cerca de 60% da programação foi composta por trabalhos selecionados pela curadoria do Festival, através de convite público aos artistas para formação de banco de dados de programação. No total, foram 323 inscrições de projetos inéditos no festival, sendo 219 em música, 86 em teatro, dança e circo, 15 em literatura e 03 de cultura popular, dos quais foram selecionados 75 projetos, sendo 53 em Música, 10 em Teatro, 01 em Circo, 06 em Literatura e 05 em Dança.  Muitos dos inscritos não selecionados foram ainda convidados para programas diversos do Dragão do Mar, tais como Praça do Rock, Pôr do Som, Dragão Blues e Fuxico no Dragão.

Serviço: Reunião de levantamento de demandas de formação na área técnica e cultural – II Lab MalocaLocal: Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema)
Horário: 15h
Acesso gratuito e livre
Mais informações: (85) 3219 - 5865 / (85) 3219 - 5842
Enviar

Deixe seu comentário: