sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Prefeitura de Fortaleza esclarece dúvidas sobre a vacina contra a febre amarela

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, orienta a população a procurar pela vacina contra a febre amarela somente nos casos de viagens para as áreas consideradas endêmicas. Por este motivo, para receber a vacina é necessário apresentar o comprovante de passagem da viagem.

A vacinação torna-se obrigatória em 19 estados do país, onde existe recomendação para imunização. Também precisam se vacinar, neste momento, pessoas que vão viajar ou vivem nas regiões que estão registrando casos da doença: leste de Minas Gerais, oeste do Espírito Santo, noroeste do Rio de Janeiro, oeste da Bahia e algumas cidades de São Paulo.

A vacina é contraindicada para crianças menores de seis meses, idosos acima dos 60 anos, gestantes, mulheres que amamentam crianças de até seis meses, pacientes em tratamento de câncer e pessoas imunodeprimidas (com deficiência imunológica congênita ou adquirida).

Os cearenses que estiverem com viagem marcada para as cidades de Salvador (BA), Vitória e Vila Velha (ES), Recife (PE), João Pessoa (PB), Teresina (PI), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), Natal (RN), Florianópolis (SC), Aracaju (SE) e São Paulo (SP) não precisam ser vacinados. Enquanto que para as cidades como Brasília (DF), São Luís (MA), Belo Horizonte (BH) Goiânia (GO), Belém (PA), Porto Velho (RO), Boa Vista (RR), Porto Alegre (RS) e Palmas (TO), as pessoas devem procurar os Postos de Saúde, pois estas são consideradas áreas endêmicas.

Em Fortaleza a vacina está disponível no Posto de Saúde Paulo Marcelo (Centro), Centro de Saúde Escola Meireles da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Meireles), Posto de Saúde Roberto Bruno (Fátima) e Posto de Saúde Messejana (Messejana).

Os postos de saúde funcionam de segunda a sexta-feira, de 7h às 19h. A sala de imunização inicia suas atividades às 7h30 e encerra às 18h30, com o tempo necessário de 30 minutos para estabilizar a temperatura para aplicação e armazenar as vacinas.

Para obter mais informações quantos as áreas endêmicas, consulte aqui (
http://www.fortaleza.ce.gov.br/noticias/prefeitura-de-fortaleza-esclarece-duvidas-sobre-a-vacina-contra-a-febre-amarela).
Enviar

Deixe seu comentário: