sábado, 25 de março de 2017

Dia Nacional do Grafite: Cineteatro São Luiz recebe lançamento do aplicativo "Arte Urbana Fortaleza" do Festival Concreto, nesta segunda, 27/3

O aplicativo geolocalizador mapeia as obras de arte urbana da cidade e será apresentado segunda-feira, a partir de 17h, durante programação cultural gratuita no Cineteatro São Luiz, no Centro, em comemoração ao Dia Nacional do Grafite

Nesta segunda-feira, 27/3, Dia Nacional do Grafite, o Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), recebe, a partir de 17h, uma programação especial para celebrar as cores. Na ocasião, o Festival Concreto estará lançando o aplicativo "Arte Urbana Fortaleza", uma ferramenta gratuita, para dispositivos móveis, que mapeia as obras de artes, conectando público, artistas e muros, seja através de rotas, sugestões de obras, doações de muros e acesso aos espaços liberados para pintura. 

Para comemorar a data, o Festival Concreto traz também ao São Luiz o lançamento do documentário "Festival Concreto", de Germano Sousa, além de live painting, instalação, e música com os DJs Guga de Castro e Denilson Albano. Toda a programação tem entrada franca.

O documentário "Festival Concreto", com direção de Germano Sousa, apresenta obras e artistas, a relação da arte urbana com a cidade durante as três edições do Festival Concreto realizadas em Fortaleza. O live painting (pintura ao vivo) será na Praça do Ferreira, com artistas convidados (Solrac Carlos, Erika Miranda, Syba e Qroz). 

Já a instalação "Cabeça de Passarinho" da artista Luci Sacoleira acontece na fachada do Cineteatro São Luiz. Por fim, acontece a apresentação de campanha institucional, com exibição de teaser explicativo, sobre uso do aplicativo "Arte Urbana Fortaleza" e encerramento, às 19h, na Praça do Ferreira, com o som do Cafuné Sound System (DJ Guga de Castro e DJ Denilson Albano).

O aplicativo: mapear as obras de arte urbana

O objetivo do aplicativo "Arte Urbana Fortaleza" é apresentar ao público a arte urbana em Fortaleza, auxiliar no mapeamento, memória e geolocalização das obras, integrando, ainda mais, artistas e a cidade, auxiliando na construção de rotas de contemplação, promovendo encontros, doando muros e apresentando as mil cores dessa cidade. 

A ferramenta traça um mapa das principais obras públicas (painéis, murais e grafite), que vem transformando Fortaleza em uma galeria a céu aberto, objetivando a criação de um "tour" de arte urbana, com informações sobre o artista a obra e o local onde a pintura encontra-se aplicada. O aplicativo terá também espaço de interação com a população, que poderá indicar espaços para pinturas de murais, na campanha  “Doe seu muro”.

O aplicativo "Arte Urbana Fortaleza" é uma realização do Narcélio Grud, artista urbana e CEO do Festival Concreto e da Amplitude - Escola de Arte Urbana e  conta com parceria da Prefeitura de Fortaleza, da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e do Governo do Estado do Ceará.

O dia 27 de março faz referência à morte, em 1987, de Alex Vallauri, etíope radicado no Brasil que foi pioneiro na arte de rua no País.

Festival Concreto
Em sua 3ª edição realizada em 2016, o Festival Concreto elevou a discussão acerca da Arte Urbana na cidade de Fortaleza, através de diversas ações que reuniram centenas de artistas, nacionais e internacionais, colorindo não só os muros, mas também, a autoestima da cidade de Fortaleza, no Ceará. Figurando como o primeiro evento dessa escala a acontecer no nordeste brasileiro, o Festival Concreto propõe, além de intervenções, workshops, oficinas, exposições, palestras, maneiras de integrar os artistas e o público, por meio de vivências que geram conhecimento e afetividade, em experiências e trocas para todas as partes.


Serviço:


Lançamento Aplicativo "Arte Urbana Fortaleza" e festa Dia Nacional do Grafite
Segunda, dia 27 de março, às 17h, no Cineteatro São Luiz
Entrada Franca
Enviar

Deixe seu comentário: