quinta-feira, 6 de abril de 2017

Festival Acordes do Amanhã faz uma intervenção urbana sonora, levando música erudita e instrumental a 25 espaços não convencionais de Fortaleza em um único dia

Fortaleza é uma das nove cidades a receber o Festival, que acontece de 27 a 30 de abril no CE, GO, MG e RS. São 130 apresentações e mais de 1000 artistas envolvidos.

Terminais de ônibus, praças, calçadão da orla e mercados públicos de Fortaleza vão ser tomados pela música durante todo o dia 28 de abril. A partir das 7h da manhã, quem estiver saindo para o trabalho, a feira ou a escola poderá se deparar com um coral, um quarteto de cordas ou mesmo uma orquestra, transformando o ambiente sonoro da cidade e surpreendendo a população com recitais de música erudita e instrumental. Esta é uma parte da programação do Festival Acordes do Amanhã, que acontece de 27 a 30 de abril em nove cidades brasileiras, das quais, cinco no Ceará, duas em Goiás, uma em Minas Gerais e no Rio Grande do Sul. Toda a programação é gratuita.

Em sua primeira edição, o Festival visa apresentar a música como instrumento potencial para transitar e transformar diferentes esferas sociais, ocupando e recriando lugares de uma cidade possível, caminhando para a descentralização do acesso à cultura. Em cena, os mais diversos grupos profissionais, de carreira consolidada na cena da música erudita e instrumental, como o Coral do IFCE, Quinteto de Metais da Universidade Federal da Bahia, Hugo Leon e Rômulo Santiago, em um duo de trompete e trombone, e o Jazz Cigano com Marcos Maia (violão), Lucas Araújo (violão), Paulo Leniuson (violino) e Marcelo Holanda (percussão). Também participam jovens estudantes de música de 18 instituições do país integrantes da Plataforma Sinfonia do Amanhã, tendo na arte uma ferramenta de transformação social, dando visibilidade aos trabalhos por elas desenvolvidos.

No total, são mais de 1.000 artistas envolvidos em 130 apresentações musicais, das quais, 94 em Fortaleza.

ONDE ACONTECE - No Ceará o Festival acontece em São Gonçalo do Amarante, no dia 27, onde é recebido pela Orquestra Municipal de São Gonçalo, no dia 28 em Fortaleza, em 25 espaço da cidade, dia 28 também em Orós, tendo como anfitriã a Fundação Raimundo Fagner (às 17h no Dançódromo), no dia dia 29 em Aquiraz, recebido pela Tapera das Artes, no dia 30 em Guaramiranga, acolhido pela Escola de Música da Serra. Nos demais estados, as apresentações acontecem de forma concomitante em Itumbiara e Cachoeira Dourada de Goiás (GO) e Cachoeira Dourada (MG), com apresentações do Instituto Sinfonia do Amanhã e convidados. No Rio Grande do Sul, o Festival será realizado em São Luiz Gonzaga, município que sedia o Projeto Música na Escola, também integrante da Plataforma.

O FESTIVAL - O Acordes do Amanhã configura-se como um complexo de atividades que buscam promover a integração entre instituições que atuam na formação e educação musical no Ceará, dando visibilidade aos seus trabalhos. Por meio de ações de circulação, e aproximando os seus fazeres na busca pela composição de um espaço que aproveite a energia existente em cada um, o festival busca gerar resultados mais potentes para a difusão musical no estado.

CONCURSO CULTURAL ACORDES DO AMANHÃ - Outra ação realizada para a integração entre os diversos atores envolvidos será um concurso de música entre os estudantes das instituições. Este será um momento no qual os jovens aprendizes poderão apresentar performances em instrumentos e ou de coral, com a formação de grupos e composições próprias ou interpretações. O concurso se dará por meio de votação na fanpage do Festival Acordes do Amanhã de 17 a 21 de abril. Serão premiados os cinco primeiros colocados. As inscrições estarão abertas a partir das 18h do dia 7/04 com encerramento às 23h59min do dia 14/04.

QUEM FAZ O ACORDES DO AMANHÃ - Apresentado pela Enel e o Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura, o Festival Acordes do Amanhã é uma realização da Quitanda das Artes, do Instituto Raimundo Vieira Cunha (IRVC) e do Instituto BR Arte, com produção executiva da Cinco Elementos Produções e consultoria executiva da Marco Zero Produções.

PLATAFORMA SINFONIA DO AMANHÃ - A Plataforma Sinfonia do Amanhã é uma rede que visa o aprimoramento e o fortalecimento das instituições que trabalham com educação musical. A rede proporciona a manutenção e o desenvolvimento de grupos de referência que têm como foco o desenvolvimento da cidadania com o ensino e a prática de música para crianças e jovens. Formada por 18 entidades (15 do Ceará, uma de Goiás e duas do Rio Grande do Sul), a Plataforma ativa uma interação mais sistemática entre atores que realizam projetos e ações significativas na área da formação e criação musical com base em três eixos: articulação, formação e difusão.
Enviar

Deixe seu comentário: