quinta-feira, 6 de abril de 2017

Projeto MÚTUA reúne designers e estilistas que pesquisam e vivem moda de produção autoral no Ceará 

O projeto MÚTUA nasce da união entre designers e estilistas que pesquisam e vivem Moda a partir de produção autoral, artesanal e de upcycling, associados às urgências do pensamento sobre reuso e resgate de artesanias como formas alternativas de produção e consumo, favorecendo a emancipação do consumidor ao aproximá-lo dos núcleos de criação, produção, exibição e comercialização.


A proposta integra a realização de atividades de formação, oferecendo oficinas e rodas de conversa,  bem como a unificação de tais conteúdos em dias específicos através da feira Mútua, quando acontecerão exposições e desfiles, bem como a venda de produtos, culminando em encontros que reúnem realizadores, apreciadores, produtores e transeuntes, promovendo um diálogo olho no olho, que emancipe e fortaleça nossa economia de modo sustentável e colaborativa.

O contexto da feira integra música, artes visuais e gastronomia, reunindo um público de grande abrangência e diferentes estilos. A Mútua acontece no Salão das Ilusões (www.salondelasilusiones.com), espaço cultural em funcionamento desde 2010, situado no Centro da cidade, na Rua Coronel Ferraz, formada por um conjunto arquitetônico de grande relevância histórica, com construções tombadas e uma linda praça.

O Salão das Ilusões passou a produzir a Feira Mútua (instagram@coletivomutua) em parceria com alunos e ex alunos do curso de Design Moda - UFC. A  Feira que acontece bimestralmente, está em sua segunda edição no mês de Dezembro, é produzida de forma colaborativa entre os produtores que também são estilistas/designers e artistas locais. Tem como objetivo principal colaborar ativamente na consolidação de um mercado de moda autoral na cidade de Fortaleza, promovendo apresentações e exposições de acervos de estilistas da cidade, lançamentos de coleções e desfiles, cineclube e atividades de formação, a serem realizadas durante os meses que precedem cada edição, propondo a Feira Mútua como espaço de culminância dos processos de criação e produção. 

Conversa com Bruna Bortolotti – Processos Criativos e Fazeres ManuaisBruna Bortolotti é designer e estudante de arquitetura. Suas peças são produzidas artesanalmente na oficina que compartilha com seu avô em Fortaleza, Ceará. Todas as peças trazem em si a leveza e o minimalismo, escolhas estéticas que partem da ideia de permanência e de simplicidade. 
19h - Dia 06 de Abril – Quinta Feira - Grátis

Feira Mútua 3ª Edição14h às 22h – 09 de Abril de 2017 - Domingo
Live Painting: Cecilia Shiki
Discotecagem Dj Denilson Albano
12 Marcas Cearenses de Moda Autoral
Comidinhas Salgadas e doces.

Salão das Ilusões – Coronel Ferraz, 80 - Centro
Enviar

Deixe seu comentário: