segunda-feira, 15 de maio de 2017

Reabertura do Anexo do Theatro José de Alencar acontece quarta, 17/11, com grandes atrações em programação especial ao longo de todo o dia



A programação inclui a produção de um mural com grafite por Narcélio Grud e artistas do Festival Concreto, na Rua 24 de Maio, aulas abertas com Jesuíta Barbosa, Juliana Veras e Aparecida Silvino, ensaio da Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho, espetáculos do "É Noiz Perifa", shows deThiago Almeida, Perfeita Simetria, alunos da Escola Maninha Mota, lançamento de livro coordenado por Hiroldo Serra sobre Flavio Phebo, entre outras atrações das 9h às 22h, sempre com entrada franca


O Anexo do Theatro José de Alencar (TJA), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), que inclui espaços como salas de formação do Centro de Artes Cênicas do Ceará (Cena), Galeria Ramos Cotoco, Teatro Morro do Ouro, Biblioteca Carlos Câmara e Cantina do Muriçoca, será reaberto de forma festiva nesta quarta-feira, 17/5, após ter passado por obras de manutenção e conservação, com investimento de R$ 200 mil pelo Governo do Estado, por meio da Secult.

Marcando o dia especial para o TJA, a cidade e todo o Ceará, o público poderá conferir com entrada franca uma programação especial, ao longo de todo o dia. A solenidade de reabertura acontece às 9h30, com participação do secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano dos Santos Piúba, e da diretora do TJA, Selma Santiago, que reforçam o convite para artistas, produtores, técnicos e espectadores conferirem de perto o resultado dos trabalhos e participarem da programação especial desta quarta.

Os serviços realizados incluíram manutenção da coberta dos espaços, pintura, revisão hidráulica e elétrica, além do tratamento de piso de madeira de algumas salas. "Com as obras de manutenção, o Anexo do Theatro José de Alencar, composto por vários espaços de muita vitalidade e diversidade, com atividades muito intensas ao longo de todo o dia, dentro desse grande centro cultural que é o TJA, passa a receber melhor os artistas, produtores, técnicos, servidores e, especialmente, o público", destaca o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano dos Santos Piúba.

"Todos estão convidados tanto para a programação especial de reabertura quanto para vivenciar esses vários espaços no dia a dia, percebendo de perto toda a riqueza e a pluralidade das atividades do TJA, que vão do Curso Princípios Básicos de Teatro e outras atividades de formação às salas de ensaio, da biblioteca à galeria de exposições, passando pelos vários palcos para teatro, dança, música e interação entre linguagens", complementa o secretário.

Espaço múltiplo

"O Anexo é um local muito vivo do TJA. É o lugar onde tem ensaio, onde passam os artistas, espaço de experimentação, onde acontece nossa programação com pauta aberta para grupos locais novos, onde acontece muita programação com entrada franca. É um lugar também de pesquisa, que abriga a biblioteca temática sobre teatro e de formação", destaca a diretora do Theatro, Selma Santiago, frisando que as obras de manutenção incluíram também o espaço administrativo do Theatro.

"Temos uma procura muita alta por salas de ensaios que estão no Anexo, com a sala multiuso, sala de canto, teatro e dança. Há também os projetos como o Curso de Princípios Básicos de Teatro e as residências de sapateado e capoeira", detalha Selma, reforçando a qualidade e a diversidade da programação especial de reabertura, preparada para esta quarta-feira, 17/11, das 9h às 22, de modo a destacar todas as possibilidades dos diversos espaços do Anexo do TJA.

Confira a programação, com entrada franca em todas as atividades:

9h - Receptivo / Arte Urbana – Mural na Rua 24 de Maio, com o artista Narcélio Grud (Festival Concreto)

9h30 - Solenidade com o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano dos Santos Piúba, a diretoria do Theatro José de Alencar, Selma Santiago, artistas, técnicos, produtores, público. Descerramento da Placa da Obra de Manutenção.

10h - Programa Aula Aberta.

Sala de Teatro: Curso Princípios Básicos de Teatro – Juliana Veras

Sala de Dança: Curso de Iniciação em Dança Contemporânea: Prodança

Sala de Canto: Aula de Canto Aparecida Silvino – Participação do Coral da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (Sefaz)

Sala de Música: Ensaio Aberto da Big Band Spallas Brass

12h - Show Favela Sobrevive – É N​oiz Perifa - ​Praça Mestre Pedro Boca Rica.​

15h - Visita Espetacular - ​Teatro Morro do Ouro​

15h - Programa Aula Aberta

Sala de Teatro: Aula Aberta "Da Ação a Criação", ​com Jesuíta Barbosa

Sala de Canto: Escola de Canto Maninha Mota

Sala de Música: Ensaio Aberto do Grupo de Câmara da Orquestra Eleazar de Carvalho com participação de Sueli Helena de Miranda

16h - Não, Coração - É Noiz Perifa - Sala de Canto

17h - Exercício de Montagem do espetáculo "Geração Trianom", direção Pedro Domingues. Apresentação seguida de debate - Sala Multiuso Sidney Souto.

18h - Coral Soul Cantor - Hora do Ângelus - Praça Mestre Pedro Boca Rica

18h15 - Piano, Solo, Adubo e Florestas, com Thiago Almeida - Praça Mestre Pedro Boca Rica

19h30 - Abertura da Exposição e lançamento do livro "O Teatro Cearense pelas Mãos do Cenógrafo e Figurinista Flávio Phebo". Curadoria e autoria: Hiroldo Serra - Galeria Ramos Cotoco

20h - Caixeiros Viajantes - É Noiz Perifa - Praça Mestre Pedro Boca Rica

21h - Show Perfeita Simetria - Praça Mestre Pedro Boca Rica

Enviar

Deixe seu comentário: