terça-feira, 16 de maio de 2017

SENAC/CE APRESENTA A 10ª EDIÇÃO DO DRAGÃO PENSANDO MODA 

O Dragão Fashion Brasil (DFB) chega à sua maioridade e celebra a moda latino americana, destacando a rica produção cultural do Peru. Além dos desfiles autorais de criadores, fashion shows e do Concurso dos Novos, o DFB e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac/CE) apresentam o maior ciclo de palestras, mesas-redondas e workshops do País, o DPM - Dragão Pensando Moda. Em seu 10° ano consecutivo, o DPM ocupa o andar superior do Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Fortaleza. Confira abaixo a programação completa.
A palestra e as mesas-redondas são gratuitas. Já os workshops acontecem durante os quatro dias do evento, têm carga horária de 16h, e o valor é de R$ 60,00. As inscrições estão sujeitas ao número de vagas disponibilizadas e podem ser feitas pelo hotsite do DPM (http://cursos.ce.senac.br/dpm2017) e nas unidades do Senac no Ceará, mediante a apresentação dos documentos: RG, CPF e comprovante de endereço, a partir do dia 11/05.
Workshops trazem as tendências do mercado no país
Com renomados profissionais do setor, os cursos do DPM acontecem entre 24 e 27/05, de 14h às 17h. Com total de 16 horas, os participantes recebem certificado ao final. Para cada curso, são disponibilizadas 25 vagas.  Na programação, o estilista Mario Queiroz (SP) fala sobre “A formação da imagem do homem brasileiro” e a estilista Gabriela Mazepa (Senac/SP) traz “A realidade do Upcycling”.
Representando o Senac da Bahia e de Pernambuco, a designer Phaedra Brasil (BA) e o estilista Luiz Clério (PE), vêm a Fortaleza disseminar informações e experiências sobre “Estratégia de Linguagem de Moda e Digital Influencer” e “Estilo Profissional e Pessoal”, respectivamente. Ambos os estados integram o Núcleo de Desenvolvimento Corporativo do Nordeste do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), coordenado atualmente pelo Senac Ceará, o que possibilitou essa parceria e o intercâmbio no segmento de moda.
Talk-shows com grandes nomes da moda nacional e internacional
Para abrir o DPM, na quarta-feira (24), o Senac/CE traz o renomado estilista Alexandre Herchcovitch (SP), para um talk show sobre upcycling, termo que define o processo de transformar resíduos ou produtos descartáveis em novos materiais ou produtos de maior valor, uso ou qualidade. Herchcovitch vai falar sobre a sua experiência à frente da À La Garçonne, que nasceu como antiquário e transformou-se em fashion brand, comandada atualmente pelo seu parceiro, Fábio Souza, e cuja expertise é exatamente o trabalho de upcycling.
O estilista participa, a seguir, de mesa de discussão juntamente com Marina de Luca (SP) – uma das criadoras da plataforma colaborativa Moda Limpa, uma agenda de fornecedores sustentáveis – e Gabriela Mazepa (PR) - fundadora do Re-Roupa, onde busca promover a transformação através das roupas em um processo criativo que foge do tradicional e se conecta com o momento que vivemos. A mediação é de Eduardo Motta (MG), consultor do Senac/CE e da Radar Inteligência e Projetos de Moda.
                Na sexta-feira (26), o talk-show é com a estilista Fernanda Yamamoto (SP), que tem marca própria desde 2008 e ateliê na Vila Madalena. Estabelecida no cenário da moda nacional por um estilo único, que combina processos artesanais, materiais nobres, cores e texturas à uma modelagem especial. Além de desfilar no SPFW desde 2010, Fernanda já foi apresentou suas criações em semanas internacionais de moda, como a de Tóquio e no evento Raiz Diseño, no Chile. Em 2014 foi escolhida como uma das representantes brasileiras na BID14 (Bienal Iberoamericana de Design) na categoria Têxteis e Moda. Nesse mesmo ano recebeu o primeiro lugar na categoria Textil no Prêmio Design do Museu da Casa Brasileira.
Palestra apresenta novos modelos de negócios
Em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado do Ceará (Sebrae/CE), o Senac/CE promove um dia de debate sobre negócios, na quinta-feira (25). Às 14h, a palestra sobre Novos Modelos de Negócios acontece sob comando do Sebrae/CE. De 14h45 às 17h, a mesa redonda sobre “Sucesso através da colaboração” reúne os empreendedores Hadji Aires (Babado Coletivo), Monike Oliveira (Pacto) e Daniella Milério (Transforme) apresentando empresas e projetos criativos, colaborativos e/ou sustentáveis. Saiba mais:
- Babado Coletivo – O coletivo de marcas autorais cearenses configura-se como uma ação de economia criativa, fruto da necessidade de fortalecer a produção local no segmento de moda, tanto em termos conceituais, como comerciais. Atualmente, promove eventos mensais com a participação de criadores de diversos segmentos, incluindo designers, artistas, estilistas e chefs.
- Pacto, Negócio Colaborativo – Um novo ano, três ideias, um desejo. Foi assim que nasceu, em 2016, o projeto Pacto: a união entre uma arquiteta e duas designers que buscavam transformar sonhos em negócio criativo. O Pacto é sobre empatia, colaboração e coragem. É a tentativa de contar três histórias distintas que se cruzam com um objetivo em comum: aventurar-se junto para dar vida a uma ideia. Brotaram dessa aliança não só joias, roupas e negócios, mas a vontade de mostrar que “é melhor fazer junto que sozinho”.
- Transforme – Uma empresa focada na reciclagem, design, reaproveitamento de resíduos, com o objetivo de conscientizar as pessoas, respeitar a natureza e o próximo, e transformar objetos e atitudes.
Cultura e gastronomia em destaque
Com a proposta de festival, o DFB agrega novos segmentos culturais em sua programação especial de 18 anos e a gastronomia permeia algumas ações, desde o food park até palestras. Em parceria com o Governo do Estado do Ceará, o DPM recebe no sábado (27) o peruano José Luhan Vargas, chef e proprietário do grupo Mesa Perú, que reúne os restaurantes Chullpi, Taytafe e Ayasqa. O autor dos livros “Cusco cocina milenaria” e “Semana de arte e culinaria Peruana no Brasil” aborda o tema “Peru: a transformação de um país pela sua gastronomia”.
A seguir, uma mesa de discussão levanta questões e aponta caminhos sobre “Gastronomia cearense: desenvolvimento econômico e pertencimento cultural”, com a participação do chef João Luiz Lima, do Governo do Estado do Ceará, e mediação do chef e consultor do Senac/CE em gastronomia, Ivan Prado. 
Serviço:
DFB 2017 – DRAGÃO PENSANDO MODA (DPM)
Data: 24 a 27 de maio
Local: Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Fortaleza
Informações: (85) 3270.5400/ http://www.ce.senac.br/


PROGRAMAÇÃO DPM*
Workshops
24 a 27.05.2017
§  14h – 17h
ü  A formação da imagem do homem brasileiro – Mario Queiroz
ü  Estratégia de Linguagem de Moda e Digital Influencer – Designer Phaedra Brasil (Senac/BA)
ü  Workwear Style - Como construir uma imagem de moda adequada ao mercado de trabalho - Estilista Luiz Clério (Senac/PE)
ü  A realidade do Upcycling – Estilista Gabriela Mazepa e convidados Senac

Mesas de discussões e palestras

Dia 24.05.2017
  • 14h – Talk show com Alexandre Herchcovitch
§  14h45 às 17h - Mesa 01 | Upcycling
ü  Marina de Luca (Moda Limpa)
ü  Gabriela Mazepa (Re-Roupa)
Mediador:  Eduardo Motta – Radar Consultoria e Senac Ceará

·         17h – Abertura oficial
·         17h30 – Desfile Comunidade Moda
Apoio Senac Ceará

Dia 25.05.2017 
§  14h Palestra -  Novos modelos de negócios com Juliana Ferreira Borges - Coordenadora Nacional da Carteira de Projetos de Moda do Sebrae Nacional
§  14h45 às 17hMesa 04 | Sucesso através da colaboração
ü Pacto – Negócio Colaborativo
ü Babado Coletivo – Haji
ü Transforme - Daniella Millério 
Mediador: Diva Mercedes - Gerente da Unidade Comércio e Serviços do Sebrae Ceará 
·         17h – Desfile Tramas e Sonhos
·         18h -  Desfile Salldanha (Erverson Saldanha)

Dia 26.05.2017
  • 14h – Talk Show com Fernanda Yamamoto
·         17h – Desfile Concurso dos Novos

Dia 27.05.2017
§  14h – Palestra | Peru: a transformação de um país pela sua gastronomia - Chef peruano José Luhan dos restaurantes Chullpi, Taytafe y Ayasqa (Cusco)
§  14h45 – 17h Mesa 02 | Gastronomia cearense: desenvolvimento econômico e pertencimento cultural
ü  Chef João Lima – Governo do Estado do Ceará
ü  Chefs convidados
Mediador: Chef e consultor Ivan Prado – Senac/CE 
·         17h – Desfile Concurso dos Novos
*Sujeita a alteração
Enviar

Deixe seu comentário: