quarta-feira, 17 de maio de 2017

Sistema Lean. Capacitação objetiva formar profissionais com visão de sustentação, sobrevivência e prosperidade nos negócios

Visando profissionalizar ainda mais o mercado, os cursos de especialização e MBA objetivam formar profissionais capacitados e com visão de sustentação, sobrevivência e prosperidade nos negócios
Evitar desperdícios. Essa é a proposta do Lean Manufacturing, também chamado de Sistema Toyota de Produção ou Toyotismo. Criado pela montadora de veículos japonesa entre as décadas de 1940 e 1970, essa metodologia nunca perdeu sua importância dentro das empresas, independente da sua área de atuação. Afinal, quem não deseja evitar gastos desnecessários, aumentar a qualidade do seu produto ou serviço e diminuir tempo e custo de produção?
João Luís Pianco, consultor em Lean do Grupo Portfolio, coordenador do programa de formação e professor do MBA, afirma que “é importante entender a função básica do Lean nas empresas: a redução de desperdícios (e de custos) e a maximização do fluxo (e da produtividade). Tudo isso para aumentar o valor para o cliente e a qualidade”.
Pensando nisso, o Grupo Portfolio oferece cursos no segmento. Um dos destaques é o MBA em Lean Six Sigma. O objetivo é capacitar seus participantes para desenvolverem melhorias em processos de fabricação e de prestação de serviços, tornando-os mais competitivos, com menores custos e maior qualidade. O diferencial da pós-graduação do Grupo Portfolio está na dupla certificação: além de se tornar um especialista após a conclusão do curso, o aluno também recebe um certificado especial na área de Lean Green Belt, após a apresentação de um trabalho prático. As aulas do MBA são realizadas na Faculdade Farias Brito e o curso possui carga horária de 410 horas/aula.
Outra opção é o curso de Especialista em Lean Manufacturing. Com grupos de treinamentos específicos para formar profissionais na área, ele qualifica através de conceitos, métodos e ferramentas específicas de melhoria global da organização. As aulas, expositivas e práticas, proporcionam o conhecimento para aplicações do Lean no ambiente fabril. Após a conclusão, também é possível obter certificação Lean Sensei, a partir de um trabalho prático apresentado no final do curso. A carga horária de cada curso é de 20 horas/aula.
Para driblar a crise
            Segundo Pianco, em épocas de crise, as empresas buscam implementar a metodologia Lean por conta de suas funções, refletindo, assim na empregabilidade das pessoas com essa formação. “Realizar a certificação Lean Sensei é um grande passo na trajetória profissional de qualquer um que deseje atuar como mentor nessa transformação”, completa. Com conceitos e ferramentas diferentes dos quais estamos acostumados, em períodos de recessão a metodologia propõe melhorias que visam a sustentação, a sobrevivência e a prosperidade do negócio em longo prazo.
Lean  Manufacturing e Lean Six Sigma
A Certificação Lean Manufacturing trabalha com o Lean “puro”, de forma profunda, detalhada, com base nos conceitos, comportamentos, técnicas e ferramentas desenvolvidas durante as últimas décadas na indústria automotiva e transformada em metodologia de aplicação geral pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) desde a década de 90. Seus cursos são voltados a todos os profissionais da indústria, desde o pessoal de suprimentos, RH, logística, gerentes e coordenadores de produção e também para a engenharia.
A Certificação Lean Six Sigma trabalha com o Lean atrelado a outras ferramentas, focando muito mais em Six Sigma (ou Controle Estatístico do Processo), ou seja, no aumento da qualidade de um processo por meio da redução de sua variabilidade.
A Certificação Lean Sensei é atrelada à conclusão de toda a trilha de cursos Lean Manufacturing, de modo que o aluno tenha conhecimento suficiente para entender a ligação entre os conceitos apresentados e possa promover melhorias sentidas em toda a organização. Apenas um projeto deve ser aplicado e, com base nos resultados desse projeto, o aluno ganha uma, duas, três certificações ou a Certificação Lean Sensei Full Skills, onde ele atinge no mínimo, grandes melhorias em 4 dos 6 principais indicadores (Lead Time do processo; Tempo de Ciclo do processo; Delivery ou entrega; Estoque; Área Física e Defeitos / desvios de processo.
Grupo Portfolio
            O Grupo Portfolio oferece, ainda, outros cursos de extensão nas áreas de gestão, recursos humanos e tecnologia. Além disso, a empresa oferece também cursos preparatórios para as certificações PMP® (Project Management Professional) voltado para os profissionais de gerenciamento de projetos, e CBPP® (Certified Business Process Professional) para a área de gerenciamento de processos.
Além dos cursos de extensão e MBAs, o Grupo Portfolio realiza capacitações in company (treinamentos realizados dentro das empresas para seus colaboradores). No final do ano passado foi promovido, para servidores do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, curso de Gerenciamento de Processos de Negócios (BPM). No Ceará, já realizou vários outros treinamentos in company em importantes empresas e órgãos públicos, como Unimed Fortaleza, Hapvida, além da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog-PMF) e da Secretaria da Fazenda (Sefaz-CE).

Serviços:
MBA em Lean Six Sigma
 Cursos Especialista em Lean Manufacturing
Contato: (85) 3267.4307
Enviar

Deixe seu comentário: