domingo, 2 de julho de 2017

Ceará recebe três premiações na 15º EXPOEPI



Evento de divulgação dos serviços de saúde do SUS totaliza R$ 969 mil em prêmios regulamentados por edital público

Nesta semana, uma delegação do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (COSEMS/CE), composta por membros da diretoria, assessores e secretários de saúde representou o estado, na 15ª edição da Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi), promovida pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS), em Brasília.
O Ceará se destacou recebendo três premiações. Em primeiro lugar na Mostra do eixo das doenças imunopreveníveis, ficou o trabalho apresentado pela Coordenadora da Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde (COPROM), da Secretaria da Saúde do Ceará, Daniele Queiroz, no qual tratou do enfrentamento da epidemia de sarampo no Ceará entre 2013 e 2015.
A Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza, representada pela técnica de saúde, Argina Gondim, da Unidade de Atenção Primária à Saúde Carlos Ribeiro, também foi agraciada com o primeiro lugar, no eixo da vigilância, prevenção e controle das doenças transmissíveis relacionadas à pobreza, com o trabalho sobre os desafios de diagnosticar e tratar pessoas com tuberculose em situação de rua. “Uma vez na semana a gente faz busca de sintomáticos respiratórios e à medida que encontramos os pacientes com tuberculose, vamos acompanhando através do TDO (Tratamento diretamente Observado) compartilhado” conta Argina. Ela ainda fala que uma vez por mês é oferecido café da manhã e almoço na Praça do Liceu, para pessoas em situação de rua, além de outras atividades como corte de cabelo e etc.

Carnaubal, outro município cearense premiado, conquistou o terceiro lugar na sua categoria, com o trabalho “Experiência sobre Controle de Tabagismo na AB” apresentado pela técnica de saúde, Ana Ximenes.  A secretária executiva do Cosems, Cacau Queiroz, exaltou a participação do estado, a organização do evento e o alto nível dos trabalhos apresentados. Além das três premiações cearenses, outras seis foram para a Região Nordeste.
EXPOEPI
A Expoepi é reconhecida como importante evento de divulgação dos serviços de saúde do SUS que se destacaram pelos resultados alcançados em atividades de vigilância, prevenção e controle de doenças e agravos de importância para a Saúde Pública.

Os prêmios desta edição, regulamentados por edital público, totalizam R$ 969 mil e, em todas as categorias, serão premiados os três primeiros colocados. Serão premiadas as experiências bem-sucedidas dos serviços de saúde; os trabalhos técnico-científicos no âmbito de programas de pós-graduação dos profissionais que atuam no SUS e experiências bem-sucedidas conduzidas pelos movimentos sociais que contribuíram para o aprimoramento das ações da vigilância em saúde.
Enviar

Deixe seu comentário: