domingo, 30 de julho de 2017

GRANDES NOMES DA PERCUSSÃO SE APRESENTAM NO 4º FESTIVAL FORTALEZA INSTRUMENTAL

O festival que movimenta a cena da música instrumental de Fortaleza está de volta! O evento que já teve entre suas atrações`, Toninho Horta, Wagner Tiso e Zé Menezes, entre outros grandes nomes da música instrumental brasileira,  acontece nos dias 28 e 29 de julho, no SESC Iracema, com vasta programação gratuita que inclui shows, seminários e oficinas.

Em sua quarta edição, o Festival Fortaleza Instrumental, seguindo sua essência de sempre priorizar um timbre musical, dedica-se aos instrumentistas que desenvolvem trabalhos com instrumentos de percussão (a primeira edição foi dedicada às cordas, a segunda aos tecladistas, e a terceira aos instrumentos de sopro) e reúne nomes de referência do gênero, proporcionando intercâmbio com instrumentistas de vários estados do país.

“Nada mais oportuno, pois a prática musical percussiva tem crescido muito em Fortaleza”, explica o idealizador e coordenador geral da mostra, Pingo de Fortaleza.

Nesta edição com curadoria do produtor cultural Arnóbio Santiago, o público será presenteado com 2 seminários, 6 oficinas e  shows.

Os shows que acontecem, dias 28 e 29 de julho, sempre das 19h30, às 22h, serão de Marco Lobo e Marcos Suzano,  dois dos maiores percussionistas brasileiros com experiências entre os grandes nomes da música nacional e também internacional e do talentoso percussionista cearense Hoto Júnior, além dos grupos Caravana Cultural com regência de Marcelo Santos e dos grupos da Orquestra Solar de Tambores; a de iniciantes regida por Fernanda Brasileiro e a principal com regência do griô Descartes Gadelha.

Outra grande característica do festival está em seu caráter de formação com  atividades de oficinas temáticas, tais como a de Pandeiro Brasileiro ministrada por Marcos Suzano; a de Ritmos Nordestinos,  com Hoto Júnior e a de Ritmos Mineiros com Marcus Lobo, além das de

práticas de maracatu e outros ritmos africanos, dirigidas por Marcelo Santos, Descartes Gadelha e pela Doutora em Música, Catherine Furtado, que também protagonizará o seminário que discutirá o ensino da percussão nas escolas públicas do Estado do Ceará. As inscrições estão abertas do dia 24 a 27 de julho na sede da Associação Solar (Av. da Universidade, 2333, Benfica), das 09h30, às 15h30.

Toda a programação do 4º Festival Fortaleza Instrumental é gratuita e conta com apoio do Sesc e da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará através da Lei do Mecenato.


A programação completa do evento se encontra na página
https://www.facebook.com/fortalezainstrumental/
  


Serviço
4º Festival Fortaleza Instrumental
Shows, oficinas e seminários
Sesc Senac Iracema
Rua Boris, 90C, Praia de Iracema (ao lado do Dragão do Mar)
Dias 28 e 29 de julho
Seminários: 9h às 11h30
Oficinas: 13h as 19h
Shows a partir das 19h30
Inscrições e informações: (085) 3226 1189
Associação Cultural Solidariedade e Arte (Solar)
Avenida da Universidade, 2330 - Benfica
Evento no Facebook:
Enviar

Deixe seu comentário: