quinta-feira, 27 de julho de 2017

Prefeitura promove Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais

Atividades encerram a programação do "Julho Amarelo” em Fortaleza

A Prefeitura de Fortaleza promove atividades alusivas ao Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais na próxima sexta-feira (28/07). A mobilização será feita pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), na Praça do Ferreira, de 8h às 16h, em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), com o Serviço Social do Comércio (Sesc) e a ONG ABC Vida.

Durante o evento, será ofertada a testagem rápida para o diagnóstico de Hepatite B e C. Além disso, os profissionais vão promover abordagens educativas com a população e realizar a distribuição orientada de preservativos masculinos e femininos. Essas atividades encerram a programação do Julho Amarelo em Fortaleza que, no decorrer deste mês, intensificou a divulgação de informações e ações de combate às hepatites.

O coordenador da Área Técnica de IST/Aids e Hepatites Virais da SMS, Marcos Paiva, ressalta que as hepatites são doenças silenciosas, podendo não apresentar sintomas significativos por um longo período. “Muitas pessoas convivem com essas doenças e não sabem. Elas podem evoluir para cirrose hepática, câncer no fígado e, até mesmo, óbito. Por isso a importância do diagnóstico precoce. Trabalhamos com objetivo de conscientizar a população quanto à prevenção. É de fundamental importância a utilização do preservativo nas relações sexuais e, também, o uso individual de materiais perfurocortantes”, explica.

Cerca de 3 milhões de pessoas residentes no Estado do Ceará já tiveram contato com o vírus da Hepatite. A transmissão desse vírus chega a ser 200 vezes maior do que a do HIV. As hepatites B e C são transmitidas por via sexual e sanguínea, por meio da prática sexual sem proteção, no momento do parto, e pelo compartilhamento de seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos.
Enviar

Deixe seu comentário: