quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Estácio realiza I Encontro de Pesquisadores e Intelectuais da Cultura Negra no Ceará

O Centro Universitário Estácio do Ceará realiza, nos próximos dias 18 e 19 de agosto, o I Encontro de Pesquisadores e Intelectuais da Cultura Negra no Ceará. Na ocasião, serão apresentados 22 artigos abordando diversas temáticas da cultura negra, como: religiosidade, economia, cinema, entre outros assuntos. Também haverá discussões acerca do racismo, promoção da igualdade e saúde da mulher negra.

A abertura do evento acontecerá amanhã (18), às 8h30, no Museu do Ceará, com o lançamento do livro “A luta contra a escravatura e o racismo no Ceará”, do Prof.  Dr. Tshombe Lee Miles, PHD em História do Pratt Institute – EUA. A programação segue até às 12h, finalizando com visita guiada ao museu.

No sábado (19), o encontro acontecerá na Unidade Centro da Estácio, também das 8h às 12h. Entre os trabalhos apresentados, está o de tema “Economia do negro, projeto Kilofé”, do ativista e ex-secretário de igualdade racial de Fortaleza, Luiz Bernardo Lamparina.
De acordo com o professor Hélio Amazonas, coordenador Núcleo de Cultura/Cultura Negra e Indígena do Centro Universitário Estácio do Ceará, o encontro tem como objetivo promover uma reflexão sobre a influência da cultura negra, valorizando as inegáveis contribuições dadas à nossa sociedade. “Queremos fazer uma grande roda de conversa, reunir pesquisadores, formadores de opinião, para dar visibilidade ao negro que está no Ceará. Mostrar a influência que ele tem na nossa cultura”, disse. 
Enviar

Deixe seu comentário: