sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga divulga programação

Com apoio do Governo do Estado do Ceará, a edição marca o início das comemorações de 25 anos do Festival
Releases, programação, fotos e vídeos: http://bit.ly/2wYCFUa


Em nova montagem, o solo “Bispo”, com o ator João Miguel, está de volta a Guaramiranga, onde foi premiado em 2001. FOTO: Wilian Aguiar

As artes cênicas e as manifestações da cultura popular vão enriquecer as ruas e espaços cênicos de Guaramiranga durante oito dias no 24º FNT – Festival Nordestino de Teatro, que acontece de 2 a 9 de setembro na cidade serrana do Ceará. Abrindo as comemorações do jubileu de prata, que será festejado em 2018, esta edição será marcada por um rico intercâmbio entre artistas do Nordeste, nas suas mais distintas referências e concepções artísticas.

Com toda a programação gratuita, o 24º FNT é apresentado pelo Governo do Estado do Ceará e pela ENEL, numa realização da Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga (AGUA), com apoio cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará/Secult, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, apoio institucional da Prefeitura Municipal do Guaramiranga, através da Secretaria de Cultura e Secretaria de Turismo, e tem a parceria dos Laboratórios Culturais.

Nos palcos tradicionais, alternativos e praças, cerca de 35 apresentações teatrais distribuídas nas mostras Nordeste, Palco Ceará, Ceará Convida, FNT para Crianças e Cena Plural. A Praça da Tradição, uma novidade deste ano, promove um encontro com os Mestres de nossas tradições cênicas populares, com apresentações de várias expressões que inspiraram o nascimento do festival. São Reisados, Dramas e danças populares de nomes como Mestre Vicente Chagas, Mestre Gonzaga, Grupo de Reisado da Arábia e as dramistas de Guaramiranga. Esta ação é realizada pela Prefeitura de Guaramiranga, por meio da Secretaria da Cultura.

ABERTURA

O festival começa no dia 02 com o tradicional Cortejo de Guaramiranga, desfilando pelas ruas da cidade a partir das 16 horas. A saída é e da Escola Municipal Professor Júlio Holanda. Na Solenidade de Abertura, às 19 horas, no Teatro Rachel de Queiroz (Pequeno), será apresentado “No Compasso dos Dramas”, uma homenagem aos 20 anos da Escola de Música de Guaramiranga.

Terminada a solenidade, o festival transforma a Praça do Teatro Municipal Rachel de Queiroz em palco a céu aberto para o primeiro espetáculo da Mostra Nordeste: “Luiz Lua Gonzaga”, com o grupo Magiluth, de Pernambuco, iniciando às 20h30. E o fim de noite é no Odilon Bar, com a DJ Renatinha abrindo a programação Música no FNT, que acontece diariamente, sempre com uma atração diferente.

OS ESPETÁCULOS TEATRAIS

Na Mostra Nordeste, carro-chefe do FNT, são 14 espetáculos de oito companhias teatrais de sete estados, que vão permanecer na cidade do terceiro ao último dia, como forma de fortalecer os intercâmbios favorecidos pelo festival e compartilhar experiências por meio da Escola Livre de Teatro do Maciço de Baturité.

As companhias e espetáculos da Mostra Nordeste: Associação Teatral Joana Gajuru, de ALAGOAS, com o espetáculo “A Velha”; Oco Teatro Laboratório, da BAHIA, com as peças “O galo” e “Cartografia do Abismo: Diálogos com Artaud”; Inquieta Cia., do CEARÁ, apresentando “PRA FRENTE O PIOR” e “Esconderijo dos gigantes”; Pavilhão da Magnólia, do CEARÁ, que leva as montagens “Baldio” e “Ogroleto”; Ser Tão Teatro, da PARAÍBA, com “Alegria de Náufragos”; Magiluth, de PERNAMBUCO, que encena “Luiz Lua Gonzaga” e “O ano em que sonhamos perigosamente”; Grupo Harém de Teatro, do PIAUÍ com dois trabalhos, “Um bico para velhos palhaços” e “Abrigo São Loucas”; e o Instituto Caixa Cênica, de SERGIPE, que participa com “Bicho M.” e “Vulcão”.

DEBATEDORES da MOSTRA NORDESTE - A Mostra Nordeste não é competitiva. Há somente a escolha do melhor espetáculo eleito pelo público e o agraciado recebe o troféu Beija-Flor. É sobre os espetáculos da Mostra Nordeste que é realizado o Ciclo de Debates, um dos pontos fortes do FNT. A partir do segundo dia, artistas e público são convidados a participar deste momento, que acontece sempre pela manhã, até o último dia do festival. Debatedores convidados conduzem as discussões acerca das montagens encenadas na noite anterior. Nesta edição os debatedores são: Dane de Jade (Atriz-pesquisadora, produtora, arte-educadora, radialista e gestora cultural), Francis Wilker (Professor do curso de Teatro da Universidade Federal do Ceará, fundador e diretor artístico do grupo brasiliense Teatro do Concreto) e Magela Lima (Jornalista formado pela UFC, mestre em Teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO - e doutor, também em Teatro, na Universidade Federal da Bahia -UFBA).

Na mostra Palco Ceará estão cinco importantes representantes das artes cênicas do Estado, todos já veteranos no FNT ao longo desses quase 25 anos. Um deles é o Grupo Garajal, de Maracanaú, que nesta edição apresenta “Bom é o que acaba bem”. O Curso Princípios Básicos de Teatro, do Theatro José de Alencar (CPBT/TJA), leva ao festival “Estribilho”, seu novo espetáculo. Os tradicionais Dramas de Guaramiranga também são atrações nesta mostra. A bailarina, coreógrafa e performer Silvia Moura apresenta “A Beira de”, e, encerrando o festival, o grupo Dona Zefinha, de consolidada carreira cênica e musical, apresenta o show “Invocado que Só”.

Mostra Cena Plural, novidade nesta edição, abre espaço para os grupos teatrais que se organizam em pequenas cidades do Ceará e animam, com suas resistências, o teatro da escola, da comunidade, sendo este um teatro “amador” que faz parte da tradição cênica da cidade. Grupos das cidades de Pentecoste, Acarape e Morada Nova participam desta mostra, que acontecerá de 3 a 5. São eles: Coletivo de Teatro Brincarte, de PENTECOSTE, com “O carnaval do coveiro Cabral”; Coletivo Cênico, de ACARAPE, apresentando “Afasta de mim esse cale-se!”; Cia.Teatral Blefes e Meketrefes do País Uiraponga, de MORADA NOVA, com o espetáculo “Encantados”; e o Grupo Lua Inteira, também de MORADA NOVA, com a peça “A Peleja de Cassimiro Coco contra a Jaraguá”.

“BISPO” no Encerramento

Na Mostra Ceará Convida o FNT apresenta, na noite de encerramento, o espetáculo “Bispo”, nova concepção elaborada pelo Coletivo Bispo, com direção, dramaturgia e atuação de João Miguel e texto de Edgard Navarro. Após 15 anos da primeira montagem, João Miguel dá continuidade ao espetáculo que o projetou no teatro e no cinema. Em 2001, o solo, inspirado na vida, nas palavras e na obra de Arthur Bispo do Rosário, foi o grande vencedor do Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga, quando ainda era competitivo, e em muitos outros festivais no país.

FNT para Crianças

Para o público infantil, além de vários espetáculos nas mostras Nordeste, Palco Ceará e Cena Plural terem classificação etária livre, o festival realiza anualmente a programação FNT para Crianças, com teatro e atividades lúdicas. Entre as atrações estão: Gabriel Bonequeiro, com o espetáculo “As aventuras do professor Tiridá”, Grupo: Garajal apresentando “Uirapuru”; Desequilibradoz, com as peças “Enrolados”, “Junto e Misturado” e a contação de história “A Princesa e o Sapo”; o Grupo Buscando a Construção da Arte, com “A Voz das Águas”; e o Mágico Goldini com o espetáculo “Sonhos”.

MÚSICA no FNT

Além da DJ Renatina, que vai fazer a festa noite de abertura, o festival terá também, na programação Música no FNT no Odilon Bar: VJ Raulino; Karaokê; “Show de todo mundo” em homenagem ao aniversário de Guaramiranga; Fernando Ulysses no show “Nosso próprio tempo”, com a participação de Glauber Nocrato; banda Pralet; Soraia Novais, Lucas Ferreira e Grupo Rio das Cordas; DJ Lenildo Gomes; show da Escola de Música de Guaramiranga; e a banda Os Transacionais, que se apresenta às 23h na noite de encerramento. O grupo Dona Zefinha também leva música a Guaramiranga no último dia do festival. Às 20h, na Praça do Teatro Municipal, como parte da Mostra Palco Ceará, apresenta o show “Invocado que Só”, com a participação do Mestre Vicente Chagas.

SERVIÇO
24° FNT - Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga – De 02 a 09 de setembro de 2017. Informações: (85)3321-1405, fnt@agua.art.brfnt.agua.art.br. Facebook: fntguaramiranga. GRATUITO.

Enviar

Deixe seu comentário: