quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Inovação - Endeavor e Sebrae lançam Check up para alavancar o crescimento do seu negócio

Endeavor e Sebrae lançaram a nova versão da sua ferramenta gratuita de mapeamento de desafios: o Check up 2.0. O teste passou por atualizações baseadas em avaliações da Endeavor, do Sebrae, de empreendedores convidados, e de literaturas como a do Growing Pains - livro de gestão que é referência no tema desenvolvimento sustentável e sucesso das empresas. O material é gratuito e está disponível no Portal Endeavor (https://checkup.endeavor.org.br/), sendo composto por 11 perguntas simples e objetivas que abrangem as principais dores dos 4 estágios de crescimento de um negócio. O empreendedor, por sua vez, responde o quanto cada problema afeta o seu dia-a-dia, dando uma “nota de dor” de 1 a 10, e fornece ainda informações básicas da empresa. 

O material já foi respondido por quase 10 mil empreendedores de todo o país. Por meio da análise de dados, se constatou que 56,6% das empresas estão em estágio inicial (new ventures). E elas estão queimando a largada, ou seja, elas estão tentando resolver problemas de estágios posteriores quando deveriam ficar mais atenta à validação do seu modelo de negócios. Em comum, elas consideram como mais doloroso os desafios relacionados a expansão. 

A partir do Check up 2.0, é possível se identificar com um dos 500 diagnósticos possíveis, que cruzam as respostas dadas pelo usuário com as características reais do seu negócio, gerando um resultado que aponta quais desafios devem ser olhados como prioridade nessa fase. 

diagnóstico vem acompanhado de uma curadoria de conteúdos sobre estratégia, marketing e vendas, operações, finanças e gestão de pessoas, que levam em conta cada modelo de negócio - ou seja, se o respondente oferece um produto ou um serviço, se vende para consumidor final, para outras empresas, se tem receita recorrente ou não. Fato, esse, que torna o Check-up 2.0 ainda mais personalizado apesar do pouco tempo demandado do respondente - a ferramenta foi desenhada para ter suas perguntas respondidas em apenas 3 minutos. 

Angelo Zambom Netto, um dos 7.500 empreendedores que já responderam ao Check up 2.0 comentou sobre a sua importância: “Os conteúdos foram altamente relevantes, uma vez que diagnosticamos falhas importantes na parte de gestão. O mais legal é que os conteúdos oferecidos no Check-up levaram a outros conteúdos e cursos online.” 
O trabalho necessita apenas do cadastro de e-mail para iniciar a navegação pela ferramenta. O questionário é rápido e objetivo e os resultados podem ser salvos em PDF, compartilhados e enviados por email. 

SOBRE ENDEAVOR 
A Endeavor é uma das principais organizações de fomento ao empreendedorismo no mundo. Atua na mobilização de organizações públicas e privadas e no compartilhamento de conhecimento prático e de exemplos de empreendedores de alto impacto para fortalecer a cultura empreendedora do país.

No Brasil desde 2000, já ajudou a gerar mais de R$ 2 bilhões em receitas anualmente e mais de 20.000 de empregos diretos através de programas de apoio a empreendedores; e a capacitar mais de quatro milhões de brasileiros com programas educacionais presenciais e a distância. 
SOBRE SEBRAE 
O Sebrae é uma entidade privada que promove a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos de micro e pequeno porte. Há mais de 40 anos, atua com foco no fortalecimento do empreendedorismo e na aceleração do processo de formalização da economia por meio de parcerias com os setores público e privado, programas de capacitação, acesso ao crédito e à inovação, estímulo ao associativismo, feiras e rodadas de negócios.
Para garantir o atendimento aos pequenos negócios, o Sebrae atua em todo o território nacional, em que são oferecidos cursos, seminários, consultorias e orientação técnica para pequenos negócios de todos os setores.
Enviar

Deixe seu comentário: